quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

12 dicas para economizar com a geladeira

A geladeira é o eletrodoméstico que mais gasta energia na maioria das casas. Seu consumo gera em média um terço de toda eletricidade que uma casa consome. Reuni então umas dicas coletadas por aí de como gastar menos energia com ela. Começo então com o que fazer:

1. Ajuste o termostato de acordo com instruções do fabricante.

2. Degele e limpe periodicamente, principalmente quando ela apresentar excesso de gelo.

3. Verifique sempre se as borrachas de vedação da porta estão em bom estado para impedir a saída de ar.

4. Conserte logo a porta se ela não estiver fechando direito.

5. Retire ou coloque alimentos e bebidas de uma só vez, evitando abrir a porta várias vezes.

6. Instale sua geladeira em local ventilado, fora do alcance dos raios solares e distante do fogão, evitando encostá-la na parede ou em móveis.

Agora o que não fazer:

7. Não deixe a porta aberta por muito tempo.

8. Não coloque em seu interior alimentos ainda quentes, nem envoltos em papel ou papelão.

9. Não forre as prateleiras da geladeira com vidros ou plásticos, que impedem a circulação do ar frio.

10.  Não coloque líquidos em recipientes sem tampas.

11. Não use a parte traseira da geladeira para secar panos ou roupas.

Todas as dicas acima são para aumentar a eficiência energética da geladeira. Nesse sentido, tem uma ainda que faz muita diferença:

12. Procure modelos com o Selo Procel indicando a máxima eficiência no consumo de energia elétrica.

Para saber mais ainda, leia também a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia – ENCE:



Lembre-se que gastar menos energia não só é uma maneira de economizar dinheiro, mas também de preservar os recursos naturais cada vez mais escassos do nosso planeta.

9 comentários:

  1. Oi Fernanda,

    Só um detalhe: a questão de colocar os alimentos quentes na geladeira aumenta o consumo, mas evita que os alimentos estraguem mais rapidamente. Aqui, por exemplo, que tivemos semanas com a temperatura em torno de 35º durante o dia, a orientação para conservar os alimentos durante mais tempo é colocá-los imediatamente na geladeira, mesmo que estejam quentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Daniela! Talvez seja melhor então não fazer muita comida na época mais quente para não sobrar e ter que guardar. Eu te confesso que praticamente não guardo comida. Mas, se for melhor pra você guardar, como é pra muita gente, então é questão de fazer a escolha sabendo que via gastar mais energia. Nem tudo é perfeito.

      Excluir
  2. Eu ouvi dizer que os alimentos começam a deteriorar depois de 2 horas que ficaram prontos. Sempre obedeço esse tempo pra colocar na geladeira, assim já estarão mornos e não correm o risco de estragar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, o que eu sei é que você pode consumir a comida em até 2 horas depois de feita, mas o que sobrar deve ser descartado e não guardado.

      Quando eu fiz o curso para grávidas, a nutricionista disse que uma mamadeira depois de feita deveria ser mantida durante no máximo uma hora em temperatura ambiente (a 25º) e depois descartada, porque o processo de deterioração já a tornaria imprópria para consumo.

      Então eu não arrisco mesmo, nunca deixo comida fora da geladeira, inclusive o que vai para o freezer, só deixo esfriar um pouco para não correr o risco de quebrar o pote pelo choque térmico (não uso potes de plástico para comida). Se é para a geladeira, vai direto, estando quente mesmo.

      Excluir
    2. É uma escolha mesmo: guardar o alimento quente sabendo que isso vai aumentar seu consumo de energia ou não gerar sobras de alimentos quentes. Eu prefiro o segundo, mas às vezes faço o primeiro também. Quando guardo, deixo mais ou menos meia hora para esfriar e poder guardar na temperatura ambiente.

      Excluir
  3. Fernanda: Só não entendi a razão de se tampar os liquidos...Em que o fato de se deixar os recipientes com líquidos abertos aumenta o consumo de energia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque eles liberam umidade, o que dificulta o funcionamento do compressor.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Julia. Também acho! Eu adoro pesquisar e descobrir novas coisas, e dividir o que eu aprendi aqui no blog é uma delícia. Obrigadinha...

      Excluir