sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Somente o necessário

Adoro desenhos animados, mas confesso que não me lembrava deste filme (Mogli) até esbarrar no vídeo abaixo:


Apesar de o conceito de necessário ser relativo, e eu acredito que deve ser mesmo, acho interessante a ideia de que a paz só vem com o contentamento. Por isso, quando eu começo a ficar aflita e ansiosa, eu gosto de lembrar deste post da Lud: Tenho o suficiente.

É um equilíbrio difícil de encontrar. Porque acho que uma vida sem objetivos, sem evolução e sem qualquer tipo de ambição é meio chata e sem sentido. Mas uma vida de constante luta também cansa, e também é chata e sem sentido.

Cada vez acredito mais que não há uma resposta pronta, mas que é importante lembrar sempre da pergunta.

24 comentários:

  1. O difícil é encontrar esse equilíbrio...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É super complicado mesmo, mas acho que é importante ir buscando em cada momento. É mais um jeito de ver a vida do que buscar atingir uma perfeição, eu acho.
      ;)

      Excluir
  2. Estou a mudar o meu estilo de vida a torná-la mais simples saudável e funcional...passei por aqui e achei muito interessante, já estou a seguir. Sei que nunca serei minimalista...não está dentro de mim...mas muitas dicas minimalistas podem e devem ser inseridas na minha vida!
    Bjs
    Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Maria! Se te ajudar um pouquinho que seja, já fico muito feliz :)
      Beijo!

      Excluir
  3. O que é realmente dificil para mim é saber o meu limite entre um e outro haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É difícil mesmo, mas o importante é não esquecer disso. É sempre estar com isso em mente e assim ir encontrando pequenas respostas. Pelo menos é o que eu acho ;)

      Excluir
  4. Fernanda,
    Podemos ser minimalistas E ambiciosos. Os nossos objetos de desejo é que farão a diferença no processo. Precisar ter cinquenta e cinco pares de sapato é um pouco difícil de encaixar no conceito, mas estudar tudo o que quiser, ler todos os livros infinitamente, viajar, conversar, fazer algum trabalho voluntário, ajudar alguém só por ajudar mesmo (sem ter que avisar a todos no face), aprender a cozinhar/pintar/esculpir/desenhar/andar de monociclo/defender 3 teses hehe. Há tanta possibilidade de ambição que passa longe da acumulação...Talvez o *parecer diferente* ande te *pesando* um pouco...é meio pesado mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, eu acho a ambição de fazer muita coisa tão problemática quanto a de ter muita coisa. Acredito que as pessoas não acumulam só objetos, mas também atividades. Sei que sou um pouco diferente da maioria das pessoas do minimalismo nisso, mas é o que eu acredito. Acho que a pressa por fazer coisas demais é um dos grandes problemas da nossa sociedade atual. Tanto que stress é uma epidemia. Acho que viver com foco no que nos falta, sejam bem materiais ou experiências ou até mesmo aprendizados, traz insatisfação e ansiedade constantes.
      Essa discussão não me pesa. Essa busca e esses questionamentos todos me fazem, na verdade, cada vez mais tranquila e feliz.
      :)

      Excluir
    2. Fernanda,
      A ambição de fazer muita coisa (o que o L. Babauta chama de multitask people) pode ser complicada (ou não - euzinha, particularmente, não escolho para mim, mas acho que isso é uma opção muito individual.). Por isso eu escolhi a frase *há tanta possibilidade de ambição...*, "possibilidade" indicando que tudo fica ao gosto do freguês, para que ele escolha se e quando quiser. Não quis dizer que devemos trocar múltiplos bens materiais por múltiplas atividades. Desculpe-me se essa ideia não ficou clara inicialmente. Tenha uma ótima semana.

      Excluir
    3. Entendi ;)
      Boa semana para você também!!!

      Excluir
  5. Concordo plenamente quanto ao fazer muita coisa = ter muita coisa.
    Tenho evitado usar a palavra minimalismo (que vem de mínimo, o menor possível). Nunca serei minimalista de ter 33 peças de roupa, ou 100 objetos. Nao terei apenas 2 cadeiras, mesmo sendo 2 pessoas a viver nesta casa.
    Mas gosto muito da palavra "suficiente", e da palavra "simplicidade". O problema do consumismo é que não nos deixa ser felizes. A pessoa sempre quer mais alguma coisa, está sempre insatisfeita com o que tem.
    Penso que evitar o consumismo não passa pela desvalorização dos objetos materiais, do que se possui. Ao contrário, quando valorizo o que tenho, quando de fato gosto de minha casa, da poltrona macia onde me sento pra ler, da flor unica no vaso sobre a mesa - então sinto que não preciso de muito mais. Sinto que essas coisas me são suficientes, que estou feliz com elas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com isso ;-)
      Trato alguns dos meus objetos como verdadeiras jóias, mas não compro compulsivamente, não guardo bugigangas e não me deixo seduzir com modismos passageiros.
      A valorização das infinitas possibilidades do que se pode ter (ou fazer) em detrimento daquilo que se tem (e se faz) de fato é o que cria ansiedades e desperta um consumo excessivo.

      Excluir
    2. Exato!
      Também detesto bugigangas, valorizo o espaço livre, e não fico comprando coisas à toa.
      Então, acho que sou minimalista o "suficiente". :)

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Acho que o necessário ou suficiente varia de pessoa para pessoa mesmo. E que a referência deveria ser pessoal, sabe assim, muitas vezes quando bate dúvida sobre o que fazer ou se a direção é essa mesma? Uma coisa é certa os padrões de consumo vigente por aí não fazem mais sentido. Então acredito mesmo que a resposta está dentro de si. E é bom buscar um equilíbrio.

    ResponderExcluir
  8. Oi Fer, oi Lud !! Já me sinto íntima , embora não as conheça ... rs
    Inspirada pelo antigo blog ludmilismos e pelo minimalizo , e também por sentir necessidade de mudar e de trabalhar menos , estou em processo de minimalizar a minha vida .... Confesso que para uma ex-consumista é complicado, mas tem valido muito a pena ! Neste mes comprei algumas roupas , pois estou usando as mesmas desde o começo do ano e elas estão "acabadas" , mas fora isso , passei o ano longe das lojas !! Agora que estou equilibrando as finanças , comprando pouco e vivendo melhor , consigo fazer coisas que adio há tempos : moro sozinha , vou viajar no final deste ano e planejo viajar muito mais no ano que vem !! Só falta criar coragem pra sair pelo mundo !! bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Natália! Sinta-se à vontade :)
      O que eu acho mais legal do minimalismo é quando você começar a ver esses resultados que você citou. A vida fica mais leve e cheia de possibilidades, não é?
      Fico muito feliz por você!
      Se você sentir vontade de viajar pelo mundo, vá se planejando e criando condições. A coragem vem daí. Eu não tenho essa vontade. Eu gosto de viajar por curtos períodos, mas adoro voltar pra casa e para a minha rotina. Acho que vai de cada um mesmo...
      Beijão!

      Excluir
    2. Obrigada , Fer ! Eu até gostaria de viajar por bastante tempo , mas não sei se ia me adaptar muito .... rs .... Pretendo viajar uns dois meses por ano ... vamos ver !!! Vou contado os resultados ! Bjao

      Excluir
    3. Dois meses por ano seria legal mesmo. Eu gostaria disso também. Hehe.. Mas um mês de cada vez. Vai me contando sim. Obrigadinha... Beijo!

      Excluir
  9. Hehe... Tem razão, Thais. Bem pensado ;)

    ResponderExcluir
  10. Fernanda, não creio que você não lembrava do Balu! Sempre lembro dessa música quando se fala em minimalismo. Adoro o Balu. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu lembro do Balu sim! Mas não lembrava dessa música. Olha que relapsa. Hehe... Agora eu lembro dela direto :)

      Excluir