segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Eu não tenho Facebook

Eu não tenho Facebook. Nem espertofone. O Leo comprou seu primeiro tablet este ano.

Até pouco tempo, eu achava isso bom. Blog, e-mails e celular davam conta de minhas necessidades de comunicação. A gente tem um netbook e sempre fica em lugares com internet. Prontinho, resolvido.

E tem outra: volta e meia escuto alguém reclamar que perde muito tempo no Facebook, ou que não relaxa em momento algum com o espertofone.

O problema é que acabo ficando pra trás em relação às novas tecnologias. Xinguei muito o tablet até cair a ficha que ele não é um computador sem teclado, mas um troço diferente, em que aplicativos tomam o lugar do sistema operacional e dos programas. Touch screen não é só substituto do mouse, mas uma maneira totalmente diferente de interagir com o aparelho. E Facebook... bem, acabo de ver uma organização internacional procurando voluntários para manter sua página.



Eu não quero ficar igual a meus pais (a última tecnologia que eles realmente dominaram foi o videocassete). Eles usam o computador, navegam na internet e mandam e-mails, mas se acontece algum imprevisto, não sabem o que fazer.

Minha conclusão é que o ideal é ir acompanhando as tendências. Não preciso ter os produtos do Tio Jobs ou conhecer programa lançado, mas devo evitar uma lacuna muito grande entre minhas habilidades tecnológicas... e as do resto do mundo.

Só não sei o que fazer com o Facebook. Acesso parcial (porque o Leo tem e de vez em quando recebo recados por lá) vale?

34 comentários:

  1. Olá!

    Depois que deletei o facebook, consegui fazer pós-graduação, sair com os amigos, ler, assistir séries. Nunca mais entro no face.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, tem de ter cuidado pra mexer com essas drogas perigosas, rs.

      Excluir
    2. Estou com você minha vida deu um up depois que deleitei o facebook, mas as pessoas me julgam como se eu fosse um ET, nossa vc não tem face! tenho vontade de fazer meia hora de discurso, mas prefiro fazer um sorriso sem graça e ganhar minha meia hora com algo mais produtivo...

      Excluir
  2. Alo Lud! Eu estou na mesma....Não tenho Facebook e vou sabendo das novidades pelo Facebook do Pedro. Já quanto ao iphone, confesso que na viagem usei imenso o iphone do Pedro e amei...estou cheia de vontade de ter um, até porque ir à internet por ali é mesmo user friendly!

    Bj Filipa
    www.welc-home.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Filipa, eu adoro usar a internet. Então, tenho medo de arrumar um espertofone e nunca mais desconectar!

      Excluir
  3. Eu tenho facebook, não tenho smartphone, marido tem um tablet. Perco muito tempo no facebook mas ainda não saí por algumas razões: minhas últimas 3 entrevistas de emprego, incluindo a atual onde estou trabalhando hoje, foram vistas por ele. Vou me mudar pra fora do Brasil e pretendo manter um blog, mas muitas pessoas (familiares) não entendem bem como isso funciona, seria mais fácil manter contato pelo face. Como vocês têm feito durante a viagem pra se comunicar com o pessoal que ficou? Skype, e-mail? beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana,
      pois é - para algumas coisas o Facebook pode ser útil mesmo. Manter contato é uma delas.
      A gente se comunica pelo blog de viagem (o Lud e Leo pelo mundo), pelo Skype e por e-mail. E também pelo Face: o Leo tem e troca muitas mensagens com a família.

      Excluir
  4. Lud,
    O Facebook é uma faca de "dois legumes", nas singelas palavras de um amigo meu...Aplique o seu critério utilitarista. Não é isso que vc parece fazer (quase) sempre ...rsrs? Recrutamento como voluntário para manutenção de página não me parece ser uma razão assim...... tão "brastemp". Pergunte-se Honestamente: qual é o meu real interesse nisso? O que vou ganhar? O que vou perder? E aí se joga na resposta......
    Eu não tenho e não vou ter, a menos que a minha empresa me obrigue por qualquer motivo mirabolante sob pena de demissão. Tô fora. Bj.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A página da organização internacional foi só um exemplo de como as redes sociais estão cada vez mais presentes. Inclusive na minha vida: blog faz parte da bagaça, né?
      Fazer lista de prós e contras é sempre bom.

      Excluir
  5. Oi... Eu tenho facebook, só controlo o tempo. Entro uma vez a cada dois dias para ver os seguintes aniversarios e se alguem mandou alguma coisa. Acho que tudo é equilibrio. Trabalho com tecnologia, entao nao quero ficar pra tras. Mas tambem nao quero perder tempo com o que nao é util. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acompanhar os aniversários da galera é uma ótima função do Facebook. Por outro lado, tem toda aquela questão de aceitar amizades e depois ficar acompanhando as abobrinhas da galera e...
      O Leo acaba de me contar aqui que tem como bloquear as abobrinhas da galera, rs.

      Excluir
  6. Acrescento, para te influenciar mais hehe, que ser "computer literate" (o que seus pais, meus pais, meus padrinhos, meus avós etc etc não são) nada tem a ver com ter ou não ter conta no Facebook. Muito pelo contrário, pelo que eu vejo por aí. Bj de novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Pelo contrário" foi ótimo, rs. De fato, meu pai criou (criaram pra ele, na verdade) uma conta no Facebook faz pouco tempo... e ele nunca mais usou.
      Eu não sinto necessidade de ter um perfil, mas queria saber usar.

      Excluir
  7. Lud, você pode usar o facebook para disseminar um pouco mais o estilo de vida minimalista. Eu mesma só usa para a faculdade, é muito pratico, mas nos finais de semana eu quero distância!

    Sabendo usar da forma correta, vale super a pena o tablet e afins!
    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tatiana,
      usar para um objetivo prático me parece uma ótima ideia. Até porque isso limita o tempo de utilização!
      Acho que tablets podem ser ótimos pra quem de fato usa/precisa deles. Os mapas com GPS são sensacionais pra quem está viajando.

      Excluir
  8. Eu tenho e não sou viciada, fico dias sem usa-lo!! O bom é manter o controle!!

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho e não sou viciada, fico dias sem usa-lo!! O bom é manter o controle!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gisele,
      não usar todo dia me parece uma ótima estratégia. Porque aí não vira um hábito, né?

      Excluir
  10. Querida Lud,

    isto é so uma tentaçaozinha te beliscando... e fornecendo argumentos completamente... furados!
    Facebook e tecnologia nao tem relaçao.

    De qualquer maneira, todo o avanço tecnologico vai tao rapido que sempre vai ter um aparelho, um sistema, uma novidade que você nao domina. Ou seu negocio sera virar geek.

    Quando você tiver mesmo necessidade para alguma coisa valida, é so perguntar para o vizinho, o amigo, o marido, o google "como usa isto?", e com seus neurônios descansados de nao ter perdido tempo com bobagem... você aprende!

    Aguenta firme! ;-p
    Beijos,
    Joia.

    ResponderExcluir
  11. Eu não tenho mais facebook. Encerrei minha conta em maio deste ano e estou bem feliz. :)
    Sei pouco de tablet...minha filha tem um e sabe mexer mais que eu. E ela só tem 6 anos...rs e espertofone (rs) tb não tenho e nem pretendo...como meu marido diz: só serve para vc querer uma versão mais atual...

    ResponderExcluir
  12. Hum, eu ainda não consegui me desvincular do facebook. meu namorado conseguiu e o considero um "vitorioso"! Rs... Trabalho com midias e o site é bom pra que eu me atualize de algumas coisas. Optei por apenas mostrar nao meu perfil o meu trabalho de fotografia, mas estou pensando seriamente em transforma-lo em uma pagina...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna,
      se o Facebook te ajuda no trabalho, o jeito é aguentar firme, né?

      Excluir
  13. Eu trabalho com tecnologia e não tenho facebook, nem vou ter. Até tenho um smartphone que já quebrou alguns galhos, quando eu estava na rua e precisei acessar a internet para achar algum endereço ou telefone. Uso o ipad do marido eventualmente, mas assim que eu achar que tenho alguma utilidade para ele, vou comprar um para mim. Não é um dogma, nem nada. A questão de se manter atualizado é a vontade de aprender a tecnologia, só isso. Mas é um fim, não um meio. Sobre o facebook, eu sou completamente antissocial, então não vejo muita utilidade para ele. Acho que já administro muita coisa na vida (para o meu jeito de ser), então ter que "administrar a minha imagem" é algo que eu não quero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniela, acho que você foi ao ponto: também não tenho vontade nenhuma de "administrar minha imagem", rs.

      Excluir
  14. Pessoal,
    muito obrigada pelas dicas e conselhos. Adorei!
    Vou pensar sobre o assunto (mas não demais, né? É o Facebook, não o futuro da humanidade!) e decidir.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Então, Lud

    Eu até tenho Facebook, mas na época do meu sábatico fui parando de usar a rede social aos pouquinhos. Não fazia mais sentido ter que dar update da minha vida. Toda que vez que pegava no "espertofone" para dar uma espiada no Facebook, percebia que estava deixando de aproveitar pedacinhos da minha vida. Ah, e tem outra: o nível das postagens do pessoal estava tirando minha fé na humanidade: "Bom dia, Face", "Ai, que trânsito", "Estou com sono...", sem contar as indiretas, desabafos, unha do dia... Eu sei que até é possível dar uma selecionada nos contatos, mas, no geral. é narcisismo demais para minha cabecinha.

    ResponderExcluir
  16. Eu gosto do face, mas entro pouco. Fim de semana não tenho tempo, e no trabalho é corrido. Então entro quando dá (tem muitas pessoas queridas que só vejo por lá). Não vejo como uma "praga". haushaush Acho que depende de como usamos, né?
    O espertofone também não tenho, não vejo utilidade p/ ele na minha vida. Já fico irritada até c/ o celular comum.
    Tablet não sei p/ que serve (juro). Pelo que já vi, parece um computador sem teclado, é isso?
    Também não sei o que é ipad/ipod! hahahah (e só tenho 36 anos, aos 60 vou estar desligada do mundo!).

    ResponderExcluir
  17. minha vida deu um up depois que deleitei o facebook, mas as pessoas me julgam como se eu fosse um ET, e dizem: - nossa vc não tem face! tenho vontade de fazer meia hora de discurso, mas prefiro fazer um sorriso sem graça e ganhar minha meia hora com algo mais produtivo...

    ResponderExcluir
  18. acho que as demais pessoas não aceitam quem outras andem na contra mão do senso comum, por isso ficam tão espantadas com quem não tem facebook.

    ResponderExcluir
  19. Também deletei meu facebook a algum tempo e não me faz falta alguma,achava que perdia muito tempo lendo o feed de notícias e procurando saber como andam os amigos antigos,que aliás,se não fazem mais parte da sua vida não tem porque manter contatos com eles correto?!Tbm achava aquilo tudo muita futilidade e por essa e outras razões resolvir excluir minha conta defintivamente.Estou me sentindo melhor e mais aliviada pois utilizo meu tempo com coisas mais proutivas!!

    ResponderExcluir
  20. O face deletei pq infelizmente havia muita futilidade e pouquíssimas ou quase nada de conversas e interesses reais em amizade.Tb não tenho whatsapp. Estou pensando em vender meu smartphone, não utilizo, só para ligações mesmo. As redes sociais já me fizeram perder muito tempo e isso não me levou a nada produtivo, pelo contrário, só perdi meu tempo, deixando de sair com minha família, ligar para conversar com pessoas que gosto e são amigos mesmo, fazer algo produtivo. Só acesso a internet para ver meu e-mail ou fazer pesquisa sobre algum assunto. Acredito que precisamos de moderação para utilizá-la, assim podemos viver bem melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu estou pensando se preciso ter um smartphone, Iza. Até porque, quando eu tinha um celular normal, ele vivia desligado, sem bateria e esquecido dentro da bolsa, rs...

      Pois é, tecnologia é uma ferramenta, e a gente é que decide se a usa para o bem ou para o mal!

      Excluir