segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Minimalismo e minimalizo

Assim como na vida, eu tento ser minimalista aqui no blog.

Quando eu vou escrever um post, começo deixando as ideias fluírem. Sento e escrevo bastante. Aí vem o trabalho de edição. Eu corto um tantão de coisa. Se continuar longo, separo em dois ou até em mais textos.

Também acho que é preciso equilíbrio, ou eu não escrevo nada.

Editar texto é um exercício de humildade (além de desapego), viu? Às vezes tem um parágrafo inteiro que eu achei super divertido e bem escrito, mas que olhando de perto não acrescenta grandes coisas. Tem casos em que eu dou exemplos demais sobre o mesmo tema. Eu vou e corto. 

O jornalismo me ajudou nisso. No começo, ficava cheia de dor no coração de ter meus textos cortados pelos editores. Custava também para conseguir resumir a matéria até ela ficar com o número exato de caracteres que eles pediam. Sofria... Com o tempo, a gente se acostuma.

Eu tento também ter um layout bem limpo, apesar de eu não ser designer e de ter que contar com as possibilidades bem limitadas do blogger.

Espero que eu esteja conseguindo criar uma experiência minimalista.

13 comentários:

  1. Ai, Fer, sabe que já me pediram para escrever textos mais curtos e me disseram que eu escrevo bem mas que os textos são longos e ficam cansativos? E eu ignorei tacitamente, porque pelo menos em um espaço da minha vida eu resolvi fazer tudo do meu jeito e esse espaço é o blog. Tem gente que gosta e gente que de-tes-ta!

    Eu adoro seus textos e o formato que você adota, mas também gosto muito quando encomtro blogs minimalistas com textos mais longos. E sou assim com literatura também: gosto de autores altamente descritivos e também dos mais enxutos. E adoro ambientes super modernos e minimalistas, mas também amo ambientes coloridos, mais aconchegantes... serei uma salada maluca?

    Acho que o meu minimalismo é bem vira-latas, se é que é minimalismo.... rsrsrsrsrs...

    Beijo grande e continue dom seus posts minimalistas e adoráveis!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Marina!

      Eu acho que a diversidade está aí para isso e que tem hora para tudo. Depende do tema, da abordagem e, em última instância, de escolha mesmo. Acho que gostar de escrever textos grandes não torna o minimalismo de alguém vira-lata. Hehe...

      Beijão!

      Excluir
  2. Minimalismo é definitivamente um estilo de vida!
    Comecei com minimalismo na casa, na organização, no número de objetos... E cada vez mais vejo outros lugares que ele abrange!
    Não havia pensado na "economia" de palavras e clareza, que também faz parte dele. Acho que estou precisando refletir mais, sair do automático.
    Parabéns pelo blog e pelos posts!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Morgana! Eu também tento refletir e sair do automático, mas nem sempre é fácil. O blog tem me ajudado muito nisso. Eu fico pensando em assuntos para falar aqui e acabo pensando em várias coisas que normalmente eu deixaria passar, sabe?
      Obrigadinha :)

      Excluir
  3. Fernanda,
    Seus textos são sempre muito agradáveis! E eu estou aprendendo muito com eles.
    Inspirada em vocês, na ultima semana, fiz uma "limpa" no meu guarda-roupa.
    Achei que poderia me arrepender depois (ele ficou bem enxuto), mas a sensação foi ótima!
    Libertador :)
    Obrigada!!!
    Lia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei a palavra que você usou e acho que resume tudo: libertador.
      Muito obrigada, Lia :)

      Excluir
  4. Ei! Adoro seus comentários e seus e-mails. Não acho que você desperdice palavras :)

    ResponderExcluir
  5. Com certeza, seu cantinho é minimalista e inspirador!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  6. Você é ótima escrevendo! Adoro o modo divertido como conta as coisas!!

    Beijoss

    ResponderExcluir
  7. Fernanda, dei risada aqui com seu post, porque, antes mesmo de ler este, já tinha pensado: "nossa, ela é minimalista até nos textos..." . Acho muito legal essa forma de escrever, é objetiva, traz o necessário para a reflexão e não cansa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe... O meu minimalismo nos textos vem até antes dos outros da vida, e surgiu mais da minha birra com textos muito enrolados, que me cansam e me fazem perder a concentração. Fico feliz que você goste também. Muito obrigada :)

      Excluir