sexta-feira, 27 de setembro de 2013

As belas palavras do presidente Pepe Mujica

O atual presidente do Uruguai vem dando exemplos e depoimentos muito inspiradores nos últimos meses. Para ser minimalista, nem vou comentar. As palavras dele já bastam. Copiei abaixo alguns trechos, mas vale a pena ver os vídeos e ler os depoimentos inteiros:

"Parece que nascemos apenas para consumir e consumir e, quando não podemos, nos enchemos de frustração, pobreza e até autoexclusão.

O certo, hoje, é que, para gastar e enterrar os detritos nisso que se chama pela ciência de poeira de carbono, se aspirarmos nesta humanidade a consumir como um americano médio, seriam imprescindíveis três planetas para poder viver.

Nossa civilização montou um desafio mentiroso e, assim como vamos, não é possível satisfazer esse sentido de esbanjamento que se deu à vida. Isso se massifica como uma cultura de nossa época, sempre dirigida pela acumulação e pelo mercado."


Outra declaração:

“Eu não sou pobre. Pobre são aqueles que precisam de muito para viver, esses são os verdadeiros pobres, eu tenho o suficiente (...) Sou austero, sóbrio, carrego poucas coisas comigo, porque para viver não preciso muito mais do que tenho. Luto pela liberdade e liberdade é ter tempo para fazer o que se gosta.”



Foto: EFE

14 comentários:

  1. Oi Fernanda! Gostei muito deste post. Poxa, eu tinha uma simpatia por ele e não sabia que ele compartilha de tais ideias e filosofia de vida. Agora, sou fã dele! Realmente não há o que dizer. Obrigada e ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadinha, Andreia. Bom fim de semana pra você também. Ele fala coisas muito interessantes. Vale a pena ler e refletir.

      Excluir
  2. Não sei quase nada sobre o Mujica, mas ontem ao ler o discurso dele, fiquei fã! Espero que suas ações como presidente estejam pautadas em seu discurso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele tem algumas ações bem legais como presidente também. É pra ficar fã mesmo. Também fiquei.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Vale também o discurso no Rio+20:

    http://www.youtube.com/watch?v=zsOGZKRVqHQ

    ResponderExcluir
  6. Ué, fui censurado?
    Só porque comentei que o Mujica tinha que, além de falar, dar o exemplo?
    O blog é assim, só aceita comentários de quem concorda com as opiniões dos posts?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Mujica é um exemplo de socialista que não se "endireitou" quando chegou ao poder. Governa, dentro dos limites de um mundo neoliberal globalizado, fiel a suas crenças e promessas de campanha. É o governo mais progressista que temos na América Latina. E o que ele reflete no poder, são as suas próprias práticas cotidianas. Pesquise só um pouco e tu logo verá que a coisa vai muito além do discurso.

      Excluir
    2. Anônimo, deletei seu comentário porque era grosseiro.
      Beijo!

      Excluir