sexta-feira, 26 de julho de 2013

Viagem não é desfile

Às vezes as pessoas se empolgam quando vão viajar e enchem a mala de roupas bacanas e sapatos novos. O Leo brinca que reconhece turista brasileira à distância: são as que, em pleno parque parisiense, estão de salto alto, calça justa, bolsa de marca e óculos de sol dourados. (É óbvio que a teoria dele só funciona porque as turistas brasileiras que não estão vestidas desse jeito ele não reconhece.)

Eu acho que cada um se veste como quer e tá valendo. Mas, pra um monte de gente, é tão importante estar bonito na foto (e hoje, com Facebook e Instagram, mais ainda!) que eles se esquecem que um dia inteiro de museu e jardim não é o melhor amigo do saltinho. 

Eu já fui da turma da beleza a qualquer custo (inclusive ao custo de pés que doem). Nos últimos dias, andando pra todo lado de short e de tênis e achando que essas temperaturas de mais de trinta graus não são coisa de deus, parei pra pensar que o traje ideal é aquele que você esquece. Que não aperta, não incomoda e não te faz encarar uma caminhada de 500 metros com desespero. Aí você pode se concentrar na paisagem, nos monumentos, nas obras de arte... na vida. 

11 comentários:

  1. Oi Lud,

    Mas é que as brasileiras se vestem assim também no dia a dia. Eu, que agora não consigo mais andar com nenhum tipo de salto, já me pergunto como passar um dia de trabalho assim, imagina caminhando o dia inteiro.

    Mas é que tem gente que acha que tem que estar sempre super arrumada, que vai ser melhor tratada assim, etc, etc. O que talvez até seja verdade, mas fazer o quê. Eu acho que isso é problema de quem define as pessoas pelo que elas vestem, não é meu problema. Não vou decidir o que vestir baseada no que eu acho que os outros vão pensar.

    E, sim, conforto é tudo. Se for bonitinho, melhor ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo, Dani: é problema de quem define as pessoas pelo que elas vestem.

      Na Europa tem essa vantagem - o povo não liga para o que eles, nem você, usa!

      Excluir
    2. Não sei...Talvez não se importem com o que a gente usa, mas se importam com o que eles próprios usam, sim. De forma geral, os europeus estão sempre muito elegantes. As italianas com suas botas impecáveis e seus lenços coloridos, as espanholas sempre maquiadas. O que não há é ostentação de marcas, nem a febre da novidade: um bom e elegante casaco é usado ano após ano.

      Excluir
    3. Vania, você tem razão. Eu estava pensando nos alemães, rs. Os franceses, os italianos, os espanhois (entre outros!) se preocupam com a elegância, sim. (Caso emblemático: crianças brincando na praça na praça em um domingo de outono na Itália. O adulto acompanhante: um vovô de terno - com colete! -, cachecol e chapéu.)

      Excluir
  2. Pior que é isso mesmo! Eu já fui assim,tinha qualquer viagem e já saía para comprar roupas novas hahah até para passar um dia na praia hahaha quem sabe ainda seja mas estou no rumo certo para as mudanças...

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Andressa - qualquer viagem era uma "oportunidade" pra comprar roupa, né? Ainda bem que vamos ficando mais espertas!

      Excluir
  3. Tenho amigas que não entendem como consigo viajar com uma mala pequena (quase sempre). Elas levam mil acessórios e gastam uma hora se produzindo antes de saírem do hotel, só pra estarem lindas nas fotos da viagem. Eu prefiro gastar essa hora passeando. ;)

    ResponderExcluir
  4. Adorei a parte em que vc diz que a teoria dele só funciona pq as que não se vestem assim ele não reconhece. Só essa frase já dá um post! Cansei de ouvir amigos meus fazerem alguma generalização tipo "mulher adora vinho docinho" e falar "mas é verdade, eu vejo isso por aí", sem levar em conta que as pessoas que não confirmam a regra simplesmente passam fora do radar, não quer dizer que elas não existam nem mesmo que sejam minoria...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mila, também não gosto de generalizações. Ainda mais generalizações de gênero (que costumam ser nocivas para as mulheres!).
      Vou dizer pro Leo trocar o comentário dele para "eu reconheço ALGUMAS turistas brasileiras à distância".

      Excluir