sexta-feira, 12 de julho de 2013

O que o minimalismo me deu

1) Autoconfiança. Quando a gente faz as coisas meio diferente de todo mundo, recebe uns olhares meio desconfiados, mas - surpresa! - isso não mata ninguém.

2) Economia. Me mudei para um lugar muito menor e mais em conta. Perdi um pouco de conforto? Perdi. Mas, de novo - não morri disso. E me acostumei rapidinho.

3) Realização de sonhos. Com autoconfiança e (mais) dinheiro no bolso (porque um tanto já estava economizado, é verdade), pedi licença do trabalho e saí pelo mundo.

4) Zero stress. Hoje eu tenho pouca roupa, poucos bens, e a minha maior preocupação é providenciar o almoço do dia seguinte.

Resumo da ópera: troquei um monte de "símbolos de status" (apartamento grande, carro, um monte de objetos) por uma vida... fantástica.


Vale a pena, viu?

16 comentários:

  1. Lud, adorei o post. Eu tenho 19 anos e muitas pessoas me cobram por ainda não ter carta e carro, a questão é que eu não sinto a mínima vontade de dirigir. Aqui em São Paulo o trânsito é caótico, vejo tanta gente da minha família que perde tanto tempo e se estressa. Apesar do transporte público não ser maravilhoso ainda é a minha escolha favorita. Quando necessário me dou ao luxo de utilizar o táxi também.

    O que o minimalismo me deu de mais importante até hoje foi a consciência de que eu não preciso atender as expectativas dos outros pra ser feliz e foi isso que me motivou a trancar uma graduação que não me fazia feliz e ter coragem de voltar a estudar para prestar outro vestibular :)

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata,
      Importantíssimo isso: não precisar atender às expectativas dos outros. Só desse jeito a gente consegue atender às próprias expectativas!

      Eu voltei de madrugada da festa de formatura da primeira graduação (direito), dormi umas horas e fui fazer vestibular (comunicação social). Mesmo com os preparativos de fim de curso, dei jeito de estudar - e passei. Tenho certeza que o mesmo vai acontecer com você. Boa sorte!

      Excluir
  2. nossa Renata, que bacana você pensar assim aos 19 anos... e acho que você está muito certa, parabéns!!!

    Eu já tive carro, mas vivia estressado e desde de 2005 estou sem veículo. Passei a andar mais e agora estou bem mais magro e feliz. Não posso dizer que adoro andar de ônibus, e eu até gosto de dirigir, então alugo carro nas férias.

    Agora, toda vez que digo que não tenho carro "porque não quero", as pessoas me olham como se eu fosse um ET, rsrs

    mas e daí?!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Anônimo - e daí?
      Que bom que você está livre de um negócio que te estressava. Eu também adoro caminhar.

      Excluir
  3. Ai que inveja.... Mas tô caminhando pelo mesmo caminho...

    ResponderExcluir
  4. São coisas que eu preciso mesmo! Com o tempo eu chego lá!
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Quando a gente ver a nossa conta corrente recheada pra ser gasta em passeios, viagens e até mesmo em ajudar alguém q esta precisando a felicidade é muito grande,pois antes o q eu via era apenas saldo negativo e um monte de tralha em casa e nunca podia sair para um passeio sem pensar : "esse mes n vou pagar o total do cartão".agora, minhas finanças estão melhorando a cada dia.

    ResponderExcluir
  6. Essa semana precisei ir na casa da vizinha pra dar uma ajuda.
    Mas o comentário não tem nada haver com isso, é q eu acabei reparando no AP da vizinha que é uma pessoa bem legal inclusive. Mas a comparação que fiz com o meu (que tem planta idêntica) me deixou feliz pelo seguinte fato: o meu apartamento aparenta ser maior, mais arejado e até mais limpo pelo simples fato de ter muito menos coisas. Tenho menos móveis, menos objetos à mostra... me deixa com uma sensação de alívio de ter a certeza de que o caminho de "menos é mais" que venho seguindo (não só em termos materiais) é o que me faz feliz. A parte feia é ficar reparando na casa dos outros né? mas ainda sou humana rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comparar é meio automático, né? Até pra gente saber se está evoluindo ou não. O que não quer dizer que você vai se achar superior à vizinha - só perceber que as suas escolhas estão dando resultado...

      Excluir
  7. Oi Lud, que bacana sua conclusão! Acho que uma vida fantástica é algo que realmente eu almejo e eu sei que não vem de graça! É preciso ter coragem, assim como você, para fazer o que é preciso para mudar de vida! Estou caminhando, não sei se chegarei ao ponto que você chegou. Porém já percebo mudança na minha vida em pouco mais de 03 meses aplicando o minimalismo que aprendi aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andreia, é todo um processo, né? Se em 3 meses você já viu resultado, imagina lá na frente!

      Excluir