segunda-feira, 15 de julho de 2013

O preço do dinheiro

Dinheiro é pra gastar, dizem. Faz sentido. O dinheiro é uma abstração que o ser humano criou para facilitar as trocas. Logo, ele só vale alguma coisa quando é trocado por algo. Certo? Então... A questão é que o dinheiro virou também uma mercadoria, já que ele pode ser negociado.

Veja bem... Quando eu pensava em comprar um apartamento, eu fui ao banco descobrir como funciona um financiamento. É simples. O banco te empresta o dinheiro dele para você pagar o apartamento. Em troca, você vai ter que devolver o dinheiro que ele te emprestou corrigido. Além disso, você vai pagar juros. Esses juros são o preço do dinheiro. Você está pagando para poder usá-lo. O mesmo vale para taxas de cheque especial e alguns parcelamentos no cartão de crédito.

Foi um dos motivos que me fez desistir de comprar um apartamento. Ouvia sempre o pessoal falar que pagar aluguel é dinheiro jogado fora, mas pagar juros pro banco também é.

O lado bom dessa história toda é que quem tem o dinheiro também pode cobrar um preço por ele. Quando você coloca seu dinheiro na poupança ou no CDB, você está emprestando-o para o banco. Em troca, ele te paga uma taxa. No caso do tesouro direto, você está emprestando para o governo, que vai te pagar por isso também.

Perceber isso abriu minha cabeça para o mundo dos investimentos. Fui percebendo que, ao ser quem empresta, eu não só estou deixando de pagar para usar o dinheiro dos outros como estou sendo paga para que usem o meu. Levando em consideração os juros compostos, a melhor opção fica ainda mais óbvia.

Além do que, quem tem o dinheiro é que detém o poder de negociação na hora de emprestar ou até mesmo comprar. Mas isso já é outro assunto.

4 comentários:

  1. Olha, eu financiei meu ap e foi a melhor coisa que fiz pq depois disso o preço dos imóveis disparou... se tivesse aplicado o dinheiro que tinha na época não conseguiria comprar hoje... Pra mim o truque foi financiar pra muitos anos (a parcela fica baixa) e paralelamente ir juntando (e aplicando) dinheiro para amortizar o financiamento, coisa que farei esta semana! Claro que com um padrão de consumo tradicional não faria nada disso, então aplicando o minimalismo cheguei à conclusão que pra mim o mais importante era ter meu ap perto do trabalho, e isso me fez abrir mão do supérfluo pra realizar meu sonho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você conseguiu realizar seu sonho. O essencial para cada um é diferente mesmo. Ainda comprou na baixa, o que é fundamental no mundo dos investimentos. Bom demais ;)

      Excluir
  2. Lendo o blog, percebi que tenho práticas minimalistas e não sabia! Faço planos de comprar um apartamento faz um ano e meio e para isso fiz um planejamento financeiro. Com os novos hábitos,consigo pagar as contas em dia e ainda guardar dinheiro para a entrada do apartamento. Concordo com a Fernanda que atualmente não é o melhor momento de investir em imóvel para morar. Mesmo pagando aluguel,sinto que estou no caminho certo e logo terei o dinheiro da entrada para realizar a compra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom!
      Parece que os preços de imóveis já começaram a cair. Em breve já devem estar com um valor mais razoável. E enquanto isso você se educou financeiramente e conseguiu economizar. Bom demais! O bom de ter mais dinheiro para dar entrada também é que seu poder de negociação para a compra passa a ser maior. Boa sorte ;)

      Excluir