terça-feira, 16 de julho de 2013

Ambição e minimalismo

Às vezes o povo acha que ser minimalista, vivendo com menos e evitando o consumo, é coisa de quem não tem ambição; que não quer - ou não dá conta de - "vencer na vida". Meu pai mesmo já me perguntou, meio brincando e meio a sério, se eu não ia pedir uma demoção (o contrário de uma promoção), já que tinha me tornado uma pessoa tão simples.

E eu digo: muito antes pelo contrário. Minimalismo e um carreira de sucesso andam de mãozinha dada. Quem quer fazer uma especialização ou um concurso, ou aprender uma língua, ou completar um treinamento pesado, tem mais tempo e menos despesa levando uma vida simples - e pode se dedicar mais a seus objetivos. Pode encarar uma transferência de cidade, ou até de país, com mais facilidade - até o preço da mudança fica mais barato. Pode decidir mudar de área ou de empresa, buscando um emprego estimulante, mesmo se o salário, naquele momento, for menor.

Para o meu pai, eu respondi que não, nada de demoção: o dinheiro que ia "sobrar" da minha diminuição de custo de vida já tinha destino certo, o período sabático. Mas também poderia financiar um mestrado, uma franquia ou um imóvel.

O que a ambição mandar.

3 comentários: