segunda-feira, 10 de junho de 2013

Não temos tempo

Agora que estou com tempo, enquanto não começo a procurar outro trabalho, estou cuidando eu mesma de alguns detalhes da minha vida que costumava terceirizar, como falei no último post. É uma sensação de tomar a própria vida nas mãos que eu não esperava sentir.

O problema é que não é possível conciliar fazer isso tudo e trabalhar ao mesmo tempo. Pode até ser, mas aí não dá tempo de ter amigos, vida social, praticar atividade física, dormir, essas outras coisinhas importantes.

Eu já sentia isso, mas agora estou percebendo mais claramente como o ritmo de trabalho atual não é nada saudável, como a gente acaba alienada de vários elementos da nossa vida... Das pessoas, do que comemos, do lugar em que vivemos.

A gente corre o tempo todo e faz um tanto de coisa sem a atenção necessária, o cuidado, sem perceber direito o que estamos fazendo, isso sem contar quando a gente paga para alguém fazer pra gente.

Não que eu ache que todo mundo deve fazer tudo, e nem que a gente não deve trabalhar, mas que deve ser possível encontrar um equilíbrio nisso tudo. Tomara.

6 comentários:

  1. Eu também acho isso, que trabalhamos demais. Eu sempre fui de fazer as coisas eu mesma, não gostava de terceirizar, mas depois de ter filho o tempo se esvai completamente. Mesmo que você leia que o que importa é a qualidade do tempo que você passa com a criança, na prática para se construir um vínculo é preciso tempo. Então eu trabalho 8 horas, que viram 10, somadas ao almoço e deslocamento, e o resto é dedicado a minha filha. E não posso me queixar, porque ela fica em uma boa escola e tenho bastante ajuda em casa. Mas não tenho tempo para nada, qualquer coisa extra que tenho que fazer requer planejamento. E quando eu digo que a única coisa em termos de qualidade de vida no trabalho que me interessa é trabalhar menos (com a consequente redução de salário), os meus colegas homens acham que eu exagero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com filho deve ficar mais complicado ainda conciliar tudo. Uau! As pessoas costumam achar exagero porque nossa cultura tenta nos passar a ideia de quanto mais trabalharmos e mais tivermos dinheiro, mais vamos ser reconhecidos como bem sucedidos e mais felizes seremos, o que é uma grande bobagem. Eu queria que as pessoas percebessem isso :/

      Excluir
  2. O ritmo de trabalho "normal" é meio abusivo...se vc contabilizar q fica oito horas num lugar, mais o seu tempo de deslocamento, mais o tempo que vc gasta em casa pra se aprontar pra ir ao trabalho, e o tempo de "chegar em casa" depois do trabalho...é, não sobra quase nada no fim das contas. Vc tem tempo de comer alguma coisa, tomar um banho e no restinho do tempo livre, vc fica desgastado demais pra fazer oq quer que seja :/
    Eu sou muito a favor de carga horária de 6h por dia. As pessoas não vivem só pra trabalhar, oras...
    Por isso q esses serviços q nós costumamos pagar por eles não são só serviços q estamos comprando. É como se vc estivesse comprando tempo mesmo. Acho q o tempo q nos sobra tem q entrar na conta final tb do q vale a pena economizar ou não...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É por aí mesmo, Yara. Eu estava reparando outro dia que não dava tempo de eu ver um filme de duas horas quando chegava em casa. Porque era chegar, tomar banho, arrumar uma coisa pra comer (não fazer, só juntar um tanto de coisa em um sanduíche ou coisa assim) e já eram 20:30h. Como eu acordava 06 e dormia 22h, não dava tempo. Olha que horror.
      Bem pensada essa de que pagamos pelo tempo. É isso mesmo. Inclusive eu curtia ir ao salão que era um tempo que eu conseguia ficar lendo.
      A gente tem que colocar isso na conta do tempo sim. Tem toda razão. Mas só eu que acho isso horrível? Hehe...

      Excluir
  3. Adorei o post. E há uns 6 meses cheguei a conclusão que quanto mais trabalhava, gastava mais. Daí reduzi este horário. Por exemplo, dava aula até 12:30 e por conseguinte tinha que almoçar eu e marido fora de casa, ou seja, mais gasto. Agora reduzi para trabalhar até 11:00, chego em casa e faço almoço. E colocando no papel aquilo que deixei de ganhar com o que gastava almoçando fora, estou lucrando agora. E além disso a comida é bem mais saudável. O jeito mesmo é ir adaptando as nossas realidades...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que coisa boa! Que bom que você conseguiu mudar seu horário de trabalho. Eu vou procurar agora um trabalho que tenha essa possibilidade também, porque eu quero ter mais tempo livre pra fazer as coisas e pra viver também. Fico muito feliz por você :)

      Excluir