quinta-feira, 27 de junho de 2013

Frutas, castanhas e chás

Ano passado, eu descobri que estava com gastrite. Em seguida, um exame de sangue apontou colesterol alto. Além de controlar o stress (a gastrite era nervosa), passei a ter que controlar a minha alimentação.

Eu sempre comi mais ou menos bem, e nunca estive muito acima do peso, então eu não tinha muita coisa para mudar. Além de que eu já praticava esportes. Fui então a uma nutróloga para tentar descobrir o que eu podia fazer.

Eu sou meio preguiçosa para cozinhar, e antigamente não tinha tempo para isso, então busquei alternativas fáceis de preparar. Como vocês já podem imaginar pelo título do post, eis as minhas melhores descobertas:

Frutas. Eu sempre comi frutas, mas aumentei muito a frequência. Descobri que são o melhor lanche entre refeições. O bom é que há grande variedade de consistências, sabores e texturas. Banana, mamão, pera, goiaba, uva, ameixa, pêssego e nectarina são minhas preferidas. E todas prontinhas para comer. Não tem que cozinhar, picar, nada! E ainda matam a vontade de doce.

Castanhas. São ricas em colesterol bom, que previne a ação do ruim. Minha médica me recomendou comer todo dia, mas em pouca quantidade porque são calóricas. Adoro! Avelãs, pistaches, castanhas de caju e do pará, amêndoas e baru. Uma boa ideia é misturar com frutas secas. Vira um petisco delicioso.

Chás. No meio da tarde é uma delícia pra quebrar o dia, distrair. Antes de dormir, é bom para acalmar e esquentar o corpo. Adoro o cheiro, o calor e experimentar diferentes sabores.

Coisas que eu comia antes e ela me falou pra cortar: barrinha de cereal (muita gordura), bolachas e biscoitos (mesmo integral, também muita gordura), refrigerante diet (tudo de ruim no mundo) e sucos em pó (muito sódio). Viram o post da Lud?

14 comentários:

  1. Oi Fernanda,

    Você já refez os exames para ver se o colesterol baixou? É que boa parte do colesterol é produzida pelo próprio corpo, e não depende da alimentação. Nem todo mundo que tem colesterol alto vai ter problemas cardíacos, porque depende também de outros fatores. Mas atualmente existe um pouco de exagero em relação aos níveis "normais" de colesterol. Já cheguei a ler que o máximo seria 130 para pessoas sem nenhum indicativo de problemas do coração, o que é um exagero, já que o colesterol é usado no organismo no combate às inflamações.
    Mas limitar ou suprimir o consumo de bolachas, sucos industrializados e barras de cereal é excelente. Não vejo nenhuma vantagem em substituir frutas por esse tipo de alimento, que é cheio de produtos processados que ninguém sabe exatamente os componentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Daniela! Fiz sim. Eu estava com 175 de colesterol ruim. Bastante, né? E só controlando a alimentação eu consegui diminuir para 131. Minha médica falou que não tem problema ser desse tanto porque meu colesterol bom também é alto. Ela me deu os parabéns porque achou que eu teria que tomar remédio. Ela me explicou essa questão do corpo produzir colesterol. Disse ainda que era de família, e na minha tem muita gente com esse problema. Ela falou que em algum momento eu vou precisar tomar remédio, mas que por enquanto posso continuar só controlando a alimentação.
      Realmente eu tenho me sentido bem melhor depois que parei de consumir essas coisas. E os exames apontam isso. Então vou continuar nesse caminho ;)
      Obrigadinha pelo comentário!

      Excluir
    2. Isso mesmo Daniela.

      Não sei porque (aliás, eu sei) manter colesterol tão baixo quando ele é tão essencial.
      Deve ser o lobby da indústria, o governo com a Sinvastatina de graça.... VIXI, falei demais!

      Excluir
    3. Gente! Obrigada por me informar sobre isso. Nunca tinha ouvido falar. Vou pesquisar.

      Excluir
    4. É, eu nem entrei no mérito da questão do lobby dos laboratórios, mas isso existe e é muito forte, no sentido dos médicos receitarem estatina para pessoas sem problemas cardíacos com níveis normais de colesterol. Aqui tem um link sobre uma pesquisa sobre isso: http://cientifico.cardiol.br/cardiosource2/doenca-art-coronaria/int_artigo32.asp?cod=241

      É um assunto controverso, quanto mais informação a gente tiver, melhor.

      Excluir
    5. Ah, esqueci de comentar, realmente a diminuição foi muito boa, porque tenho uma pessoa da família que come super saudável e sempre teve colesterol alto (sem problemas cardíacos), e com dieta baixava no máximo 10%.

      Excluir
    6. Existem um limite entre manter um colesterol ALTO e o risco cardiovascular. São coisas a se pesar, Daniela. Mas que existe um lobby, existe sim.

      Excluir
    7. Obrigada, Daniela. Eu me esforcei bastante. Fiz tudo direitinho. E vou continuar assim. Não quero tomar remédio.
      Queria saber mais sobre o assunto... Vou pesquisar e perguntar pra minha gastro.
      Obrigada, gente!

      Excluir
  2. Em outras palavras Fernanda: nada de comida processada, não só para a perda de peso, mas principalmente, para GANHO de saúde.

    http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br/2012/01/como-devo-comer-comida-de-verdade.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato! Li o post que você me mandou. Fiquei na dúvida sobre as carnes e sobre os grãos. Acho que o ideal é consumir com parcimônia. Mas vou procurar saber mais a respeito, ler outros posts do blog. Obrigadinha!

      Excluir
  3. E para complementar: uma vez tomado o remédio, NUNCA MAIS PODE PARAR! Pode causar o efeito reverso!
    Homeopatia pode ajudar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Afe... Ainda bem que eu não entrei nessa então!

      Excluir
  4. Fernanda, tem um vídeo super interessante sobre o assunto aqui: http://www.youtube.com/watch?v=vljuw3esJRg
    É um tema muito parecido com o post da Lud, nos ajuda a pensar sobre que tipo de alimentação queremos e isso certamente faz parte do minimalizo.
    Um bj

    Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou ver o documentário no fim de semana com o namorado (acho que ele vai gostar também). Muito obrigada pela dica ;)
      Beijo!

      Excluir