quinta-feira, 6 de junho de 2013

Faça você mesma

Agora que estou com tempo livre e com poucas entradas financeiras (só dos meus investimentos), resolvi tomar um passo lógico: fazer eu mesma algumas coisas que eu pagava para alguém fazer para mim.

Já estou fazendo meu almoço e limpando a cozinha (antes eu almoçava em restaurantes, no trabalho). Já fiz faxina também, o que consome um tempo e uma energia danada, diga-se de passagem. Meu próximo passo foi fazer minhas próprias unhas.

Eu demorei cerca de duas horas para fazer as unhas do pé. Sim. Duas horas. Ainda bem que eu estava vendo TV ao mesmo tempo ou seria muito monótono. A ideia é que eu melhore minhas habilidades com a prática e diminua esse tempo para uns 40 minutos. Ou então que eu não melhore nunca e simplesmente resolva deixar as unhas ao natural. Qualquer uma das duas coisas está bom por mim.

Meus apetrechos para fazer unha.

A mão já foi bem mais fácil. Um dos motivos é que eu resolvi deixar as cutículas. Não vou arrancá-las mais. Demorei uns 40 minutos para fazer a mão e fiquei orgulhosa do resultado.



Próxima coisa que eu farei eu mesma: lavar meu carro.

16 comentários:

  1. as sua mão ficou bonita, até parece que foi feita no salão.

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernanda,
    Que bacana isso! A muito tempo que faço minhas unhas, realmente o pé é chatinho e demora mesmo. Acho que levo pelo menos uma hora. A mão realmente é mais tranquilo. Eu faço unhas, hidrato o cabelo, faço depilação e as sobrancelhas. Economizo uma grana por mês assim. Já limpar a casa, aí complica. Fiquei muito tempo sem diarista, mas eu não resisti.
    Ah sua mão ficou linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadinha, Andreia!
      Eu acho que o resultado das unhas tanto do pé quanto da mão foi bom. Fiquei satisfeita. Hidratação eu já faço há um tempo. Depilação eu ainda não sei como resolver. Como você faz?

      Excluir
    2. sou da turma que faz quase tudo sozinha também, menos sobrancelha e corte de cabelo. unha, hidratação, depilação, tintura, penteados, maquiagem, tudo em casa. não tiro a cutícula da mão há anos. é ótimo e fica super rápido fazer a mão, sempre faço vendo novela. o pé eu não faço sempre, só no verão, no resto do ano mantenho as unhas curtas e tiro a cuticula quando precisa. a depilação - eu sempre odiei depilar com cera, minha pele é muito sensível. comprei há alguns anos um depilador elétrico, que dói menos que a cera e não me deixa cheia de bolotas depois. é ótimo. tem alguns lugares da virilha que ele não chega; nesses, passo gilete. pronto. nunca mais precisei marcar hora na depilação. :)

      Excluir
    3. Ai, Emilia! Eu tentei usar depilador elétrico e odiei. Encravou todos os meus pelos. Eu demorei meses pra conseguir fazer minha perna volta ao normal. Cortar cabelo é algo que eu ainda não pensei como vou fazer. Hehe...

      Excluir
  3. AMEI o seu blog! Também fiz um sobre isso =] Comecei meu projeto de não gastar por 30 dias! vamos ver né =]

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Andressa. Estou lendo o seu blog. Vou acompanhar sua aventura. Hehe...
      Beijo!

      Excluir
  4. Oi Fernanda! ficou linda a mão =) vc vai ver q com o tempo vc pega mais prática, e vai levar menos tempo ;)
    agora, não tira a cutícula mesmo não...eu nunca tiro e acho q não atrapalha em nada o resultado final...e cutícula serve pra proteger a parte entre a unha e a pele do dedo de infecções.
    Ficou ótimo, continua assim! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Yara! Obrigadinha! Que bom ver seu comentário por aqui :)
      Pois é... Já tinha ouvido sobre essa questão da cutícula proteger o dedo e faz todo sentido. Vou deixá-la lá bonitinha. Hehe...
      Um abraço!

      Excluir
  5. Olá Fernanda!!
    Suas unhas ficaram ótimas! Faço meu pé e minha mão também por não ter paciência de ir ao salão e economizar tempo e $$. Amando o blog, vi que não estou sozinha nas minhas escolhas na forma equilibrada de consumir p/ viver.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Lutiene! Obrigadinha. Realmente fazer as próprias unhas economiza dinheiro. Tempo, por enquanto, eu ainda gasto muito. Mas vai melhorar :)
      Beijo!

      Excluir
  6. Fernanda, as unhas estão lindas! Também faço minhas próprias unhas e não tiro a cutícula. Acho mil vezes melhor, pois economizo dinheiro, faço quando quero e posso (se não der tempo, não faço) sem ter que ir no horário que a manicure tem disponível e ainda me poupo de ir ao salão - tem mulher que adora esse tipo de ambiente, mas eu sinto justamente o contrário. Uso a cera nutritiva para unhas e cutículas da Granado, gosto muito. Não é para usar na hora de fazer a unha, é uma espécie de hidratante. Eu aplico nas cutículas, em geral antes de dormir (estando com ou sem esmalte, não interfere.) Não precisa passar muito, então o potinho dura bastante. Dá pra levar na bolsa, se quiser. Também acho os esmaltes da granado muito bons, duram bem nas unhas, mesmo para quem lava louça e faz faxina (meu caso.) Sou destra, por isso costumo fazer a mão direita primeiro. Com o tempo, você pega prática e fica mais rápida. Uso o spray secante de esmaltes da Impala (já experimentei outras marcas e não achei boas.) Se não tiver na farmácia, com certeza tem em lojas de produtos pra salão de beleza. Nos pés, vou a uma podóloga uma vez por mês. E quando não posso ir, ok, sem estresse. Sempre detestei ir à depiladora, mas ia mesmo assim. Já experimentei fazer em casa, mas não me adaptei. Minha pele é super sensível e fica irritada à toa, um horror. Há 3 anos decidi fazer depilação a laser, com uma dermatologista. Caríssimo, mas, pra mim, valeu cada centavo. Super eficiente, deixa a pele lisinha, maravilhosa e, até agora, completamente sem pelos. A própria médica explicou que depois de alguns anos podem nascer alguns pelos e, se quiser, pode repetir o procedimento com o laser. Não recomendo essas redes de depilação que surgiram recentemente e anunciam um preço baixo, prometendo milagres. Para começar, nunca faria isso com um profissional que não fosse dermatologista. E na internet só têm reclamações, todas dizendo que depois de inúmeras sessões, não houve resultado. Mas já que não é o momento pra esse tipo de gasto, que tal procurar dicas na internet de como se depilar com cera em casa? Acho que eu faria uma tentativa. Sobre a faxina, no início cansa demais, mas depois a gente se habitua. Para mim, não funciona fazer tudo no mesmo dia. Tipo, toda sexta-feira, por exemplo. Não só porque eu ficaria exausta, mas também porque eu ia começar a detestar as sextas-feiras (rs...) Distribuo o trabalho pelos dias da semana, fazendo um pouquinho de cada vez. E tento manter o mais limpo possível. Assim, não é mais aquela mega faxina, é a manutenção da limpeza. Beijos e boa sorte! Alexandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Alexandra! Muito obrigada pelas dicas.
      Nunca tinha ouvido da marca Granado, mas vou buscar saber mais.
      Ah.. Também odeio ambiente de salão. Eu resolvia isso levando o kindle e ficando lendo o tempo todo. Falava que estava estudando pra não ficarem puxando assunto comigo. Chato, mas fazer o quê...
      Sobre a depilação, estou pensando em fazer em casa com cera mesmo. Com aquelas maquininhas, eu nunca me adaptei. Encravou tudo. Um horror!
      Sobre as faxinas, essa primeira que eu fiz foi daquelas de arrastar todos os móveis, lavar janela, limpar parte de cima da porta. Agora vou tentar fazer o que você falou e ir fazendo aos poucos e sempre. Acho que vai ser bem mais tranqilo.
      Obrigadinha :)
      Beijo!

      Excluir
  7. Acho que um dos segredos é comprar produtos de boa qualidade que otimizam nosso tempo. Por exemplo, um esmalte que dure mais, um alicate bem afiado. Outros segredinhos a gente pega com o tempo. Quando passo esmalte escuro, à medida que lasca um pouquinho, remendo aquele pedacinho. Outra coisa para durar mais é depois de uns 4, 5 dias que tiver esmaltado, passo base transparente por cima, dá a sensação que acabou de passar esmalte e faz durar bem mais. Quanto à comida em casa, deixo um monte de coisa pronta congelada e ao longo da semana vou só descongelando. Também quando faço uma carne, faço o dobro da porção e congelo a outra. Assim, o dia que estou com menos tempo, basta descongelar aquela. Boa sorte!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho que descobrir qual esmalte dura mais. Não sei direito ainda. Eu sei que aquelas caríssimos da revlon duram nada na minha unha. Por enquanto, uso os colorama e risque mesmo. Já reparei que os mais cremosos saem mais rápido. Prefiro os mais líquidos mesmo. Alicate ainda não sei usar direito. Hehe...
      Eu não como carne, mas estou fazendo isso que você falou com arroz, feijão e legumes. Realmente fica bem mais prático.

      Adoreis as dicas :)

      Excluir