quinta-feira, 16 de maio de 2013

Assumindo e declarando o minimalismo

Quando eu comecei a conhecer o minimalismo e a aplicá-lo na minha vida, eu não falava muito sobre o assunto. Até que eu e a Lud começamos a conversar e veio a ideia do blog. Agora eu nem sei mais por que eu tinha receio, já que me declarar minimalista trouxe um monte de coisas boas.

  • Gente que pensa igual vem conversar, trocar ideias, desabafar sobre as dificuldades... Tenho aprendido muito e me sentido menos sozinha e estranha. 
  • Algumas pessoas que nem necessariamente adotam o minimalismo vem comentar comigo quando descobrem alguma coisa que pode simplificar a vida. Adoro sugestões e dicas. 
  • Amigos e até desconhecidos começam a repensar suas gastanças, acúmulos e consumismos. Talvez eles nem mudem de hábitos, mas é uma sementinha que está sendo plantada. Como eu gostaria de viver em um mundo sem exageros, sinto que estou contribuindo para que ele aconteça (pouquinho, mas é igual aquela fábula do passarinho apagando o incêndio e tal). 
O principal lado ruim é que seus atos passam a ser analisados por quem quer desqualificar  o seu minimalismo (como a gente brinca no feminismo, quer confiscar a carteirinha). Seja porque a pessoa é apegada aos seus exageros e gostaria de acreditar que esse é o único caminho para a felicidade, seja por que ela também se declara minimalista, mas acha que existe uma cartilha, um conjunto de regras e um jeito certo de agir para entrar pro clube.

Ainda assim, o saldo tem sido bastante positivo.

8 comentários:

  1. Fernanda, também resolvi adotar os princípios minimalistas há um bom tempo e noto o quão boa essa decisão foi pra mim, pois sinto que, de certa forma, evolui meus valores morais e comecei a dar mais importância a assuntos antes relegados a segundo plano.

    Achei super válida a sua iniciativa com o blog. Venho-o acompanhando com regularidade, lendo todos os posts publicados!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo, Rafael! Também acho que o minimalismo traz essa melhoria no nosso modo de ver a vida, nos nossos valores e no autoconhecimento.

      Que bom que você gostou e acompanha o blog! Muito obrigada :)

      Excluir
  2. De fato o minimalismo mudou muita coisa na minha vida também. Uma delas é de inspirar as pessoas a viverem com menos exageros, já que todos eles têm algum impacto seja no ambiente seja na sua própria vida. Por exemplo, quando passei a ser minimalista (há uns 4 anos) também comecei a trabalhar menos, já que o dinheiro já era mais do que suficiente para comprar aquilo que precisava, mais guardar um pouco no fim de cada mês. Por outro lado não deixo de comprar produtos de qualidade, que acabam que duram muito mais tempo também. abs e parabéns pelo blog!!! Também sou leitora assídua ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Cecilia!
      Então... Também tenho pensado bastante nessa ideia de trabalhar menos. Infelizmente, as empresas não estão muito preparadas para isso. Fico aqui pensando em alternativas...
      Obrigadinha :)

      Excluir
  3. Fernanda, descobri o blog ontem ou anteontem e venho adorando os posts de vcs! Tb estou amando o da Lud e do leo mundo afora, muito inspirador! Estou no " minimalismo" desde cerca de 2006, entrei nessa via pela " Simplicidade Voluntária", já ouviu falar?

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Ana! Seja muito bem-vinda :)
      Que bom que você está gostando do blog! Fico muito feliz!
      Já ouvi falar de simplicidade voluntária, mas conheço pouco. Você me indica alguma coisa para ler?
      Beijo!

      Excluir
  4. Uma lástima, Fernanda, mas devo concordar contigo que as empresas ão estão preparadas...um conhecido que trabalhava em uma multinacional francesa certa vez me disse que só podia tirar 10/12 dias de férias de uma tacada só, senão olhavam pra ele de cara feia na empresa como uma pessoa pouco empenhada na própria carreira...Hoje as pessoas trabalham bem mais do que 8 horas por dia, internet e celulares viraram correntes digitais que nos acorrentam à atividade profissional mesmo fora do expediente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Ana. Eu quero muito não ficar presa a isso, mas não sei como. É minha principal preocupação no momento.

      Excluir