quinta-feira, 18 de abril de 2013

O minimalismo e o sono

O sono é algo muito importante para o bem estar da gente. Dormir mal me deixa (e acho que todo mundo também) cansada, mal humorada, com dificuldade para concentrar... Um horror.

Nas minhas pesquisas para saber como dormir melhor, e depois de algumas várias tentativas e erros, descobri que o minimalismo também ajuda a gente a dormir bem. Olha só!

Para relaxar, quanto menos estímulos ao seu redor melhor. Parece até meio óbvio, depois que a gente escreve.

Diminuir as tralhas espalhadas. Quanto menos coisa pra se ver no quarto de dormir, melhor. Isso já é algo que a gente busca com o minimalismo. Dormir bem é só um benefício a mais. Então é bom diminuir o número (ou acabar com) enfeites à vista, coisas espalhadas pelo chão, objetos na mesinha de cabeceira. 

Eliminar as fontes de barulho. Eu tenho um relógio de pulso que eu deixava na mesinha ao lado da cama durante a noite, para usar no dia seguinte. Dia desses, fui reparar que ele faz um tique e taque bem baixinho, que nem chega a incomodar, mas que deve ter alguma influência na qualidade do sono. Agora eu passei a guardá-lo dentro da gaveta. Outra coisa que faz barulhinhos são os aparelhos eletrônicos, o que me leva a...

Desligar aparelhos eletrônicos. Eles soltam ruídos mesmo desligados, têm luzinhas e emitem energia e outras coisas que a gente não sabe o que é e nem os efeitos no nosso corpo. Então, se não dá pra manter o quarto sem eletrônicos (o meu caso, já que meu quarto é meu único espaço), é bom pelo menos tirar todos da tomada na hora de dormir.

Eliminar ruídos e luzes externas. Difícil, mas tem algumas coisas que dá pra fazer. Colocar aquelas cortinas que bloqueiam a luz, fechar a janela, usar protetores de ouvido ou de olhos.

Cortar pensamentos na hora de deitar na cama. Cada um tem uma maneira de fazer isso. Tem gente que reza, que canta músicas mentalmente, que medita, que conta carneirinhos. O importante é não deixar a mente solta porque ela tende a começar a se preocupar. Eu gosto de ler antes de dormir até estar com os olhos quase fechando de sono. 

Claro que nada disso substitui a paz de espírito e a tranquilidade no quesito qualidade de sono, mas ajuda.

4 comentários:

  1. Oi Fernanda,

    Sobre o último item, eu aprendi na yoga um exercício de relaxamento de não se prender a nenhum pensamento. Você deixa a mente livre para os pensamentos "passarem" por ela, sem se fixar em nenhum deles. Para mim, funcionava que era uma beleza para pegar no sono, embora esse não fosse o foco do exercício. Hoje eu ainda uso esse método, quando acordo de madrugada preocupada com alguma coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Daniela! Eu quero aprender esse exercício! Vou tentar. Tem alguma técnica especial? Me ensina?

      Excluir
    2. Oi Fernanda,

      Não sei se isso é uma técnica, mas a instrutora dizia para a gente deixar os pensamentos virem e passarem, sem se fixar em nenhum deles, para deixar a mente relaxada junto com o corpo. É interessante porque eu nunca tinha pensado nisso, em como é difícil não pensar em algumas coisas sem bloquear o fluxo do pensamento. Aliás, eu achava que não era possível fazer isso, porque eu sou muito obcecada com as coisas, quando tenho uma coisa em foco, fico pensando e pensando o tempo todo sobre o assunto.

      Achei uma outra explicação sobre o exercício aqui: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20100209032728AAPoURA , é mais ou menos isso que eu queria dizer.

      Eu sinto muita falta da yoga, eu fazia ashtanga e foi o exercício que eu mais gostei até hoje na vida, porque fazia muito bem para a cabeça, para a concentração, além de ser ótimo para o corpo. Hoje, por absoluta falta de tempo (e de prof também, que ela se mudou para outro estado), eu parei, mas pretendo retornar assim que a minha filha crescer um pouquinho mais.

      Excluir
    3. Ei, Daniela!

      Eu tenho muita vontade de fazer yoga, mas os lugares que eu achei aqui em BH são todos muito caros.

      O link que você colocou não está funcionando mais, mas vou tentar fazer isso que você falou. Eu também sou do tipo obcecada. Hehe... Vou tentar e volto aqui pra contar.

      Obrigadinha ;)

      Excluir