quinta-feira, 4 de abril de 2013

Limpando a memória dos dispositivos

Na hora do almoço, uma colega de trabalho estava reclamando da lentidão do seu celular para acessar dados, e outra colega sugeriu que ela limpasse a memória do aparelho. Eu não tinha pensado nisso. Uma ótima ideia!

Os dispositivos eletrônicos - computadores, tablets, celulares etc. - guardam um monte de coisas automaticamente nas memórias deles. Para liberar espaço, e assim conseguir um melhor desempenho, é uma boa fazer o seguinte de tempos em tempos:
  • Apagar os arquivos que o navegador guarda (histórico, cookies, campos de formulários etc.);
  • Dar uma olhada na pasta para onde vão automaticamente os downloads realizados e checar o que você quer manter (e passar para a pasta adequada) e o que pode ser jogado fora (e deletar).
  • Limpar a memória dos aplicativos do celular e do tablet (ideia da minha colega). Por exemplo, quando você checa o Facebook no celular, ele faz download dos conteúdos todos, e fica guardando aquilo na memória do aparelho durante um tempo. Achei essas dicas aqui de como fazer essa limpeza (e outras coisas mais para liberar memória) no Android.
  • Esvaziar a lixeira.
Além disso tudo, eu gosto de sempre dar uma fuçada no computador e no celular para ver se tem coisa lá que eu possa deletar: arquivo que perdeu a relevância, que tem repetido (e sempre me espanta como eu salvo o mesmo arquivo várias vezes com nomes diferentes ou em locais diferentes) e demais descartáveis.

Fica tudo bem mais rápido e leve.

8 comentários:

  1. Boa dica, muito bom seu blog, queria deixar um link que me ajudou muito como otimizar o windows. http://hardware.rbtech.info/como-fazer-uma-otimizacao-completa-no-pc/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ADOREI! Muito obrigada!
      Meu PC anda meio lento. Vou testar hoje a noite.
      Valeu ;)

      Excluir
  2. Pois é! Minha máquina fotográfica marcava cartão de memória cheio, mesmo apagando as fotos. Ontem soube que precisa esvaziar a lixeira (para mim, era uma lixeira geral, e nunca específica ou ligada ao disco, visto que o ícone no desktop era o mesmo).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo, Juba! Tem isso também. Aconteceu a mesma coisa comigo e meu HD externo. Eu não sabia que o que eu deletava dele ia pra lixeira, que usava o mesmo ícone do windows. Curioso isso...

      Excluir
  3. Olha, eu instalei o Ccleaner e o Clean máster e uso direto, msmo assim qdo tto excluir uma foto do cel, ele diz q a lixeira do dispositivo está cheia, o q devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse app é muito legal. Eu já usei também, mas realmente dá alguns probleminhas. Eu não sei qual é seu dispositivo, então não consigo ajudar diretamente. Se você não consegue achar a lixeira no próprio dispositivo, tente ligá-lo no computador e procurar por lá para apagar o que for possível. Quem sabe...

      Excluir
  4. Esse é o meu caso tb. Como limpar a lixeira do dispositivo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, João. Não conheço o aparelho, mas uma boa maneira de encontrar a lixeira é conectando o dispositivo no computador e procurando por lá. A navegação é mais fácil. Boa sorte ;)

      Excluir