segunda-feira, 8 de abril de 2013

Excessos nas fotos digitais, parte II

O mundo digital foi fantástico para a fotografia. Você tira uma foto e vê como ela ficou na hora, tira quantas quiser sem ter que pagar para revelar depois e guarda tudo no computador, poupando espaço e evitando o risco de perder tudo em um incêndio ou divórcio (meu pai levou todas as fotos da família, por exemplo). 

Mas, por outro lado, a gente peca ao lidar com essa liberdade toda. As pessoas tiram milhões de fotos de tudo, a todo tempo. Se uma fica ruim, tira outra, mas mantém aquela primeira, sabe-se lá por quê. A consequência é voltarmos de eventos e viagens com milhões de fotos, deixar isso jogado lá no computador e ter preguiça de rever as fotos ou de mostrar pra alguém.

Dia desses, no computador, abri a pasta com as fotos de uma viagem que eu fiz. 900 fotos. Sim! 900! E tinham várias praticamente repetidas. Foto no mesmo lugar mas uma com olho fechado, e outra aberto; uma com um carro passando na hora do clique na frente do monumento, outra sem o carro. E por aí vai. Fiquei me perguntando para que diabos eu guardo fotos comigo de olho fechado, fazendo careta, tremida, com gente passando na frente. Hora de desapegar!

A foto da esquerda ficou certinha. É para guardar. A da direita me mostra de lado, fechando os olhos e fazendo careta. Para que diabos eu guardei a segunda? Pelo menos serviu para ilustrar este post. Hehe... Mas está indo para o lixo logo depois.

6 comentários:

  1. Impressionante como a gente não presta atenção em umas coisas (tipo isso das fotos repetidas!) que depois só nos farão perder tempo... (Ou espaço no computador, etc)
    Assim que tiver um tempinho vou fazer uma limpa nas minhas. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é, Luciana? Eu fiquei impressionada quando fui conferir. Tinha umas que tinham 4 repetidas, sendo que uma só era boa. Desperdício de espaço e tempo. Hehe...

      Excluir
  2. Eu sempre, SEMPRE seleciono as fotos que quero guardar. Mesmo assim ficam milhares! Principalmente fotos dos meus filhos... sabe aquelas sequências até conseguir a caretinha perfeita? No meio tem tantas outras carinhas que a gente não quer esquecer nunca e acabam ficando... pra esses casos ainda não consegui dar jeito!

    Você mantém suas fotos só no computador? Leio muito por aí sobre a importância de fazer álbuns como recordação, como uma maneira de "dar vida" às fotos, e eu adoro fotolivros e queria montar para mim, mas pelo volume de fotos seriam necessários muitos livros e pelo $$ ainda não fiz. Mas fico pensando, mais coisa física pra guardar... fica lindo e tal, mas nem tenho tanta gente assim que vai ver os álbuns, tirando a minha vó, todo mundo que conheço acessa a internet e vê tudo por aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Renata!

      Eu costumava imprimir algumas poucas fotos e fazer uns álbuns. Mas estou repensando isso, porque percebi que a qualidade na tela é muito maior do que impressa (cada foto fica maior e mais brilhante), que eu vejo muito mais as que estão no computador do que os álbuns, e que, na hora de mostrar pros outros, mostrar na TV ou na tela do computador é muito mais legal e prático (para quem tem tablet então, nem se compara).

      Eu costumava pensar que no papel é mais vivo e lindo, mas coloca uma foto impressa do lado da mesma foto no computador e compara.

      Isso sem contar o espaço que o papel exige e o risco muito maior de perder as fotos.

      Sobre guardar todas as fotos das crianças, eu até entendo o impulso. Mas imagina ao longo do tempo o volume de fotos que você vai ter. Deve ter um meio termo em guardar algumas carinhas e guardar todas elas :)

      Excluir
  3. Pessoal, hoje em dia tem os porta retratos digitais, vc grava as fotos lá e fica vendo elas passarem, é muito interessante, pois ao invés de guardar albuns de fotos (que geralmente ficam empoeirando esquecidos em algum armário, somente resgatados em dia de limpeza), vc põe o porta retrato na sua vista e grava zilhões de fotos que serão vistas diariamente, atá cansar, a~i vc troca as fotos.

    Muito legal este blog, adoro, quem dera uma parte maior desta nova geração pensasse como vcs.

    Continuem assim. Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadinha :)

      Eu já vi esses porta retratos digitais e são legais mesmo.

      Excluir