quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Viver o presente

Um dos benefícios do minimalismo é diminuir as preocupações e providências sobre as nossas posses, já que a gente passa a ter bem menos delas. Aí, sobra tempo para fazermos o que achamos importante.

No entanto, tenho percebido que nem sempre uso esse tempo sabiamente. Muitas vezes, eu o gasto para fazer projeções para o futuro, imaginando cenários B, C e D.

Eu acreditava que, quando embarcasse no período sabático, ia deixar disso e curtir intensamente o momento. Só que hábitos mentais não são fáceis de mudar. Então tem horas que, em vez de aproveitar o hoje, fico fazendo elocubrações sobre o amanhã.

Resolvi parar com isso e aceitar o presente: o presente momento atual quanto o presente que me dei, o de viver 3 anos como se não houvesse amanhã. O plano não é fazer mestrado ou contatos ou negócios - é fazer um monte de passeios, conhecer um monte de coisas, ler um monte de livros, ver um monte de filmes. O combinado é reavaliar depois dos seis primeiros meses.

Deixa eu pensar no futuro quando julho chegar.

3 comentários:

  1. Descobri o blog ontem e quando li esse post fiquei tipo: uou! Isso porque estou passando exatamente por essa fase de viver como se não houvesse o amanhã. No entanto meu prazo é mais curto: 6 meses. O fato é que provavelmente irei estender por mais 6 meses, pois nunca li tantos livros, e assisti tantos filmes num período tão curto de tempo. Viver o presente é lindo... aliás, assim como o blog de vocês! Continuem minimalizando tudo.

    ResponderExcluir
  2. Olha, problema que sou bem parecida. Hoje pensando no amanha, amanha pensando no depois, mas com o seríssimo agravante que eu por nao terminar nada!
    Vou ver se sigo suas recomendações!

    ResponderExcluir
  3. Exatamente EU esse post. Adorei.

    Beijos,
    www.demodaemmoda.com

    ResponderExcluir