quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Dicas para comprar apartamento

Quando eu queria comprar um apartamento, e não sabia nem por onde começar, pedi ajuda para um tio meu. Ele me deu umas dicas simples que eu anotei e guardei em um caderninho. Hoje estava limpando a gaveta de papéis e achei as dicas do meu tio. E fui perceber que elas têm a ver com o minimalismo. Vejam:

1. Comece definindo o tanto que você pode gastar. No site da Caixa, tem como fazer um simulador de quanto você pode pegar de financiamento, dependendo de alguns critérios. É bom para ter uma ideia.

2. Comece a pesquisar baseado no que você acha que quer. No começo, não precisa ser muito restritivo. Vá olhando nas regiões que você gosta, vendo os preços, visite alguns apartamentos.

3. Vai anotando o que conta pontos a favor e contra em cada apartamento e região que visita. Com o tempo, analisando essas anotações, você vai perceber o que é mais importante para você. Você vai se surpreender com a diferença entre o que você achava que era importante no começo e depois que começou a olhar.

4. Vá refinando a sua busca, de acordo com os critérios que você descobriu.

5. Não acredite no papo do corretor de que você nunca vai achar algo no preço que você quer do jeito que você quer. Ele vai te falar isso porque ele fica doido para se livrar dos negócios ruins que tem em mãos. Ele vai guardar os bons negócios para os muito exigentes. Seja desses.

6. Não visite muitos apartamentos de uma vez. Você vai ficar cansada, vai passar a ser uma coisa chata e você vai começar a confundir uns com os outros.

Apesar de eu ter desistido de comprar por agora, vou aproveitar essas dicas (fora a primeira) para procurar o apartamento que eu vou alugar.

9 comentários:

  1. Oi Fernanda,

    Para alugar, talvez você não possa demorar muito para se decidir, porque o mercado é mais rápido que o de compra. Eu tinha uma lista dos requisitos imprescindíveis (elevador, algum sol, alguma vista, localização) e outros desejáveis (garagem, tamanho). Para alugar o meu primeiro apto, eu vi mais de 20 (isso que eu nem ia nos que não tinham os requisitos imprescindíveis). Para comprar, foi até mais fácil, mas tive que abrir mão do tamanho para morar mais perto - não me arrependo da escolha, porque, para mim, tempo no trânsito é tempo morto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Daniela! Eu concordo totalmente que tempo no trânsito é tempo morto. Eu faria a mesma escolha que você. É verdade... O mercado é mais rápido. Mas eu prefiro perder umas oportunidades do que fazer uma escolha precipitada. Mas eu sou otimista. Acho que uma hora vai dar certo. Hehe...

      Excluir
  2. Então Fernanda, ficar com grana parada na poupança que não rende nada tbem não é bom. Colocar na balança o que quer é o meu conselho, porque achar um ap 100% nas condições do que queremos não é facil!Felicidades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu dinheiro não fica parado na poupança. Eu invisto, desde Tesouro Direto até ações. Tenho tido um rendimento legal. Sei que achar 100% nas condições que eu quero não é fácil, mas eu posso esperar. E sou flexível. Vamos ver :)

      Excluir
  3. Se eu estou em Curitiba - Paraná e quer alugar em São Pualo, então o que eu preciso fazer para um bom inquilinos no estado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jessica! Perdão, mas não faço a menor ideia. Procurar na internet? Contratar uma boa corretora? Não sei... Sinto muito.

      Excluir
  4. vejam bem, muitas dicas são legais, mas em nenhuma delas vi uma informação na compra de um imóvel, que é muito nescessario, se este imóvel chega a luz do sol , ou vai ficar em um local com muita umidade e mofo.
    eu comprei um que tinha muita luz do sol, mas para meu desprazer construiram em um terreno, um prédio de 20 andares que me deixou na penumbra, hoje meu imovel ficou desvalorizado, e a umidade chega ao ponto de correr agua pelas paredes , cortinas e roupas tudo tenho que lavar sempre.

    ResponderExcluir
  5. Olá Pessoal caso compre seu apartamento pronto ou na planta . Sou fabricante de moveis planejados com menor preço ! Sou Representante da Zuriel Planejados com 0 reclamações - melhor preço - facilidade no pagamento e 100% MDF. !! 11 9 6293-7076 ou 4448 - 2754.Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Temos o apartamento que você procura.
    Trabalhamos com os melhores meios para ótimos benefícios para ambas partes!!!
    Vamos direto ao ponto não perdemos tempo!!!
    Venha conferir..não perca mais tempo...nos mande um e-mail com o que você procura ou quer vender!!
    e-mail: jaimoveis.rj@gmail.com!
    Confira já!! Garantimos a sua satisfação!

    ResponderExcluir