segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Natal sem presentes?!?

É isso mesmo: eu e o Leo conversamos e decidimos propor à família que os presentes de natal fossem só para as crianças.

Eu entendo o valor simbólico de um presente. É muito bacana saber que alguém se lembrou de nós. Mas, a partir do fim de dezembro, nós não teremos mais casa (só uma porta de armário no apê dos meus pais onde vamos guardar o enxoval-cápsula e documentos importantes). Tudo o que vamos levar em nossa viagem vai estar dentro da mala. Em suma, vai ser muito difícil nos darem algo que usemos. Além disso, temos um monte de providências a tomar - ou seja, o tempo está curto!

Fui conversar com a irmã D., cheia de dedos. Ela nem deixou eu apresentar meus argumentos: já achou ótima a ideia. Ela tem dois meninos pequenos - o mais novo tem dois meses! - e adorou cortar um item da  lista de tarefas de fim de ano. 

Já minha mãe gostou menos da ideia. Ela topou, mas achei que ficou tristinha. Paciência: ano que vem trarei presentes lindos e europeus para todos. Terei bastante tempo para procurar e escolher coisinhas bacanas e diferentes. 

Cada caso é um caso - cada família é uma família. Mas, lá em casa, a cada ano fica mais difícil presentear. Meus pais, a irmã D. e o marido dela são aquelas pessoas que têm tudo. A irmã I. tem quase tudo (mas, considerando que ela está na Alemanha, rola de perguntar se ela quer alguma coisa tipicamente brasileira). 

Sim, a gente podia chegar em Belo Horizonte e passar o sábado à noite ou a manhã do dia 24 na rua, fazendo compras de natal (domingo não: estamos escalados para ajudar na festa do sobrinho em uma parte do e frequentá-la na outra). Mas vamos preferir passar esse tempo com as pessoas queridas, trocando ideias, abraços e despedidas. 

14 comentários:

  1. Lud,
    Adorei a ideia!
    E eu quero abraços e despedidas! Reserva um espacinho pra mim na usa agenda, sim?
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Minha mãe tomou a inciativa e há anos não trocamos presentes de natal. Confesso que não fiquei empolgada no primeiro ano, mas hoje fico megafeliz por não ter que enfrentar filas, correios atrasados e preços altos pra comprar uma coisa que de repente nem é importante, é só pra cumprir a obrigação de presentear nessa data. Ainda damos presentes nos aniversários (e eu dou presentes em dia dos pais e dia das mães), e acontece muito a coisa do "vi isso e achei que você ia gostar" sem compromisso, muito mais gostoso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu,
      agradei muito do "vi isso e achei que você ia gostar". Porque às vezes a gente acha mesmo presentes que são a cara da pessoa! E aí você dá porque gosta mesmo, não porque é data obrigatória.
      Beijos

      Excluir
  3. eeeeeeeeeeeeei! voce fala isso depois que eu comprei os presentes de voces, ne?! e eu nao tenho quase tudo nao. quero um vale-mao-de-obra-barata para enfeitar de adesivos a minha casa nova, quando eu a tiver. e uns cremes de cabelo cacheado :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já que a pipoqueis já está indo, né?!

      Excluir
    2. Isinha,
      desculpaê. Te botei no post pra você não se sentir excluída! Mas não combinei de não trocar presentes com você, não. Eu teria te avisado, né? rs
      Beijo

      Excluir
    3. Pois é, Laís! Você imagina o volume que uma pipoqueira faz dentro da mala, né? Acho que carreto devia contar como presente de natal, rs.

      Excluir
    4. Eu também concordo! Mas chegando em Frankfurt vc despeja a pipoqueira e enche o espaço restante de chocolate! ;)
      Só num esquece de dividir, juro que fico esperando!

      Hehe

      Excluir
    5. Como a gente só volta para o Brasil no fim do ano, acho que os chocolates vão ficar velhinhos... melhor você vir buscar, rs.

      Excluir
  4. Eu nem comemoro natal, pois é uma data totalmente comercial.
    Como moro com meus pais, ele comemoram mas por obrigação do que por alegria, arrumam a casa, por conta de visita e sabe como visita de parente é né, se não tem decoração fica aquele situação chata pra caramba, e depois vira uma fofoca só...
    Então, por mim não tinha nada disso.

    ResponderExcluir
  5. Fofa,
    essa coisa de "o que é que os parentes vão pensar" é muito engraçada. Acho que a nossa geração está conseguindo se livrar dessa obrigação, mas nossos pais? Sem chance!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Aqui em casa a gente nunca teve o hábito de decorar a casa para o Natal ou trocar presentes. Não sinto falta, mas como sentir falta de uma coisa que nunca tive? Enfim, o meu aniversário e o da minha irmã é bem perto do natal, então só um presente basta. Não gosto de dar presentes 'pq tem que dar', prefiro dar algo por ter me lembrado da pessoa, e gostaria de ter jeito para fazer coisas do tipo DIY para dar de presente. Blog muito interessante, já estou seguindo!

    ResponderExcluir
  7. Carolina, eu também gosto da ideia de fazer presentes. A minha mãe faz bolos de natal e distribui. Fica bem bonito, e é consumível!
    Beijos

    ResponderExcluir