terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Balanço minimalista de 2012! (2)

Inspirada pelo balanço da Lud, resolvi adiantar o meu alguns dias (ainda temos alguns de 2012) e compartilhar aqui.

Primeiro, vamos ao meu balanço financeiro. Depois farei um mais amplo.

Este foi um ano em que eu consegui juntar bastante dinheiro. Os motivos principais para isso foram:
  • Morei o ano inteiro na casa da minha mãe.
  • Comecei a investir meu dinheiro (ações, tesouro direto, poupança e CDB).
  • Virei minimalista.
Graças a isso, consegui guardar 71,1% dos meus rendimentos líquidos mensais (sem contar o décimo terceiro salário, que ainda não recebi).


Veja o gráfico das minhas receitas ao lado.

9% da minha renda no ano veio de rendimentos dos meus investimos. Nada mal, se considerarmos que comprei minha primeira ação em abril e apliquei em CDB e tesouro direto pela primeira vez em setembro. A poupança eu tive desde o início do ano, e tenho uma porcentagem grande dos meus investimentos nela (sou conservadora pra caramba, mas pretendo mudar um pouco), por isso que ela aparece com tanto peso no gráfico acima.

Agora, sobre os meus gastos:

A categoria com a qual eu gastei mais dinheiro foi "carro", o que inclui IPVA, seguro, revisão, estacionamentos etc. Isso porque eu não pago gasolina, hein? (A empresa paga). Objetivo de vida pro futuro: morar perto do trabalho e abrir mão do carro.

A segunda foi o dinheiro que eu dei para a minha mãe pagar as contas da casa: condomínio, luz, IPTU, produtos de limpeza e tal. Nada mais justo. Comida e algumas outras coisas da casa entram em outra categoria (supermercado). 

A terceira foi com salão. Isso porque eu não fiz nada no cabelo a não ser cortar e hidratar. Mas eu faço unha toda semana e depilação todo mês. Objetivo para o futuro: repensar essa questão da beleza.

A categoria com que eu menos gastei foi ônibus. Peguei 3 só no ano. Normal, já que eu gastei milhões com carro.

Em segundo lugar: livros. Antigamente, eu gastava muito com livros, mas graças ao kindle, às trocas que eu fiz e ao minimalismo, gastei bem menos este ano, e 83% desse valor foi gasto no primeiro semestre, quando eu estava engatinhando no minimalismo.

Até que me saí bem, e fui progressivamente diminuindo meus gastos, o que demonstra que estou coerente com o caminho que escolhi.

No próximo post continuo o balanço.

6 comentários:

  1. O bom disso é que podemos concentrar valores para o que realmente importa né

    Eu também reparei como gastamos com carro, mas ele agrega um conforto que a meu ver compensa. Só fico imaginando quem não consegue ouvir que baixou o valor de um carro um pouquinho para logo entrar em um financiamento de quem sabe 5 anos... dai tem todos os gastos que temos mais parcelas a perder de vista

    Um dia se puder explica melhor esses investimentos em TD! Já ouvi falar que é bem seguro porém sou uma negação para essas coisas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Adriana.

      Eu também não vou abrir mão de carro na minha situação atual. Ele me poupa tempo e dá conforto. Mas é algo para se pensar, eu acho, para o futuro. Vamos ver...

      Explico sim sobre TD. Vou elaborar um post sobre isso, falando da minha experiência e dando uns links bons onde aprendi muito sobre o assunto. Vou anotar isso aqui nas minhas notas pra não esquecer. Hehe...

      Excluir
  2. Parabéns, 71% mesmo para quem mora com os pais não é nada mal! Quando eu morava com meus pais minha média de poupança era de 60%, mas tb pq os valores absolutos não ajudavam muito. Meu namorado (agora marido) ficava impressionado como eu coseguia poupar esse montante, acho q já nasci minimalista, só não conhecia o conceito srsrs

    Eu nunca tive carro por dois GRANDES motivos: Primeiro pq sou pão dura e sempre achei o custo de ter e manter um carro bem alto, levando em conta q eu não ganhava bem na iniciativa privada. Segundo pq eu sempre tive medo de dirigir, mesmo com carteira de habilitação em dia. Hoje dirijo bem pouco o carro do marido, mas já penso na possibilidade de comprar um carro quando passar no meu concurso... mas até lá tenho muito q avaliar os prós e contras! Quem sabe mudar para perto do trabalho seja mais legal ;-)

    Já a questão do salão eu cortei quase 100% esse ano. A ultima vez q fiz as uhas em salão foi na véspera do Natal do ano passado e agendei apenas pedicure para semana q vem pq tá encravando e eu acho q fiz besteira tentando arrumar rs
    Aprendi a cortar meu cabelo, parei de dar luzes e nunca me depilei no salão, a genética me favoreceu e sou quase desprovida de pêlos. As sobrancelhas aprendi a fazer sozinha com minha irmã desde muito cedo e acho q faço melhor do q as poucas vezes q paguei para terceiros.
    Te encorajo fortemente a repensar esses gastos, posso te dar várias dicas para facilitar a parte do "se virar sozinha", principalmente levando em conta os preços exorbitantes q são cobrados nos salões hoje em dia.

    Só pra terminar esse comentário enorme (pra variar) tb sou conservadora nos investimentos. Não suporto a sensação de perder dinheiro pro mercado!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, MS!
      Eu sempre fui pão dura, sabe? Hehe... Mas depois do minimalismo fiquei mais e melhor (antes eu deixava de comprar coisas importantes por pão durice, mas hoje eu só seleciono mais). No meu caso de hoje, os valores absolutos ajudam, então fica mais fácil. Lembro que quando era recém formada, deveria guardar por aí também, uns 60%.
      Sobre o carro, ele ajuda muito, viu? Mas o gasto é muito também. Então tem que colocar na balança e fazer os cálculos direitinho. Talvez seja melhor pegar uns táxis de vez em quando. Ou não. Quando eu conseguir morar perto do trabalho, vou fazer essas contas.
      Obrigada por me encorajar a repensar os gastos com salão. Eu vou mesmo. Não tem condições todo esse gasto de dinheiro e de tempo também. E quero dicas sim :)
      Nos meus estudos sobre investimentos, o pessoal costuma dizer que ser conservador deve ser algo relacionado à sua realidade, e não à sua personalidade. Explicando... Quanto menos renda você tiver, mais responsabilidades (filhos, por exemplo) e mais idade, mais conservador você deve ser. Porque você vai precisar de liquidez, e é a situação em que ser conservador ajuda a não perder dinheiro. Agora... Se você não vai precisar de dinheiro investido, pode assumir mais riscos, não porque você vai perder o dinheiro, mas porque você vai poder deixar pra vender suas ações, por exemplo, só quando elas estiverem valorizadas. Acho que vou escrever um post sobre isso :)

      Beijão!

      Excluir