segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Usando seus poderes para o mal. Só que ao contrário

Quando a gente tem objetivos e metas, geralmente  nos aconselham a usar nossas qualidades, como persistência, coragem e determinação, para alcançá-los. O problema é que nós somos seres humanos imperfeitos, e às vezes nem temos muito dessas qualidades, ou nos cansamos de usá-las (eu sei que eu me canso).

A notícia boa é que podemos usar nossos defeitos também. A ideia é do William Douglas, o papa dos estudos para concurso que, estando de dieta, usava a preguiça para resistir aos passeios à geladeira.

Bem utilizada, a preguiça é um ótimo defeito. Quer parar de comprar? Então, quando te chamarem para ir ao shopping, pense nas filas, na falta de vagas, na demora para pagar o estacionamento, no monte de gente se acotovelando na praça de alimentação e deixe a preguiça te dominar. Decidiu diminuir o uso da internet? Desligue sempre o computador quando terminar uma tarefa e depois lembre do trabalho de ligar de novo, botar a senha, esperar carregar... Está pensando em diminuir suas posses? Foque em como  vai ser mais fácil e rápido arrumar a casa e os armários tendo poucos, pouquíssimos objetos. (Aliás, existe uma piada entre os minimalistas que diz que eles não se preocupam com organização, porque têm tão pouca coisa que nem há o que organizar.)

Na minha fase atual, os pecados capitais que eu estou cultivando são a avareza (também conhecida como pão-durice) e a vaidade: me orgulho muito de ter decidido como vou levar minha vida, e nem ligo pro povo que acha que eu sou meio doida.

15 comentários:

  1. E a dieta do William Douglas deu resultado!

    Já estou na fase da preguiça de shopping naturalmente e creio estar cultivando uma avareza leve. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Adriana, dá certo mesmo: o Bill Douglas (a íntima!) acabou correndo maratonas!

      Excluir
  2. eu uso essa da preguiça para resistir à vontade de comprar chocolate no boteco da esquina. às vezes demoro tanto pra criar coragem de sair de casa que o boteco fecha (ufa!).
    também sou avarenta entao é ótimo não comprar e não pagar altas faturas no cartão. :)
    ´gostei da idéia de ter menos coisas a organizar. vou pensar mais sobre isso ahahahaha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emilia,
      aqui infelizmente a tática do chocolate não rola porque temos estoque, rs.
      Estou achando bacana ter menos coisas pra organizar. E querendo reduzir mais ainda!

      Excluir
    2. ah, então, é que eu faço um esforço enorme e não compro chocolate (nem leite condensado) pra casa. assim não como. eu não sou de comer um monte de uma vez, mas ainda assim acho que como muito. então, não compro mais. :)

      Excluir
  3. todo mundo na minha família diz que sou magra pq tenho preguiça de comer... não deixa de ser verdade, além de toda a vida ter comido mt pouco por refeição, na maioria das vezes eu simplesmente deixo de ir fazer um lanchinho ou buscar um petisco na cozinha por preguiça de descer as escadas... e não reclamo, não xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu às vezes também tenho preguiça de comer. Mas é raro, rs.

      Excluir
    2. preguiça de comer é um pecado q eu infelizmente não tenho nunca. Eu sou daquelas loucas q chega em casa às 22h e vai fazer espaguete com lulas e tomate assado. Minha preguiça vai todinha mesmo pra academia...hahaha.

      Excluir
  4. Adorei o post! E essa parte do fim, a respeito de decidir como viver sua vida, eu tbm fiz, mas pensava nisso como arrogância, não como vaidade. Todo mundo condena a arrogância, mas acho que uma dose as vezes não faz mal (ok, podem me crucificar agora!)

    :)

    ResponderExcluir
  5. Tatiana, eu botei vaidade porque estava tentando escolher pecados capitais para usar de exemplo. Acho que arrogância de fato é o termo mais apropriado, rs.

    ResponderExcluir
  6. Eu morro de preguiça de shopping. Eu brinco com o namorado de que o shopping suga minhas energias vitais. Hehe... Olha que preguiça boa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fê, pelo menos as minhas forças shopping suga. Todo aquele estímulo visual me deixa tão cansada...

      Excluir
  7. Adorei o post, principalmente a definição que os outros te dão, doida. Esta definição habitualmente se baseia no algo diferente aos axiomas estabelecidos... Mas, ser diferente é tão bom...rs.
    Att.,
    Luks

    ResponderExcluir