terça-feira, 9 de outubro de 2012

As exigências da corrida (ou falta delas)

Inspirada pelos comentários no meu último post (Adriana, Tatiana e Freetalker, muito obrigada), resolvi falar um pouco mais sobre corrida. Vamos lá...

A tecnologia e os avanços científicos podem ajudar muito na nossa vida. Sem dúvida. Não tenho como e nem por que negar que seria excelente correr com acompanhamento médico de especialistas, com os melhores tênis, roupas e apetrechos. Claro que ajuda, e muito. Mas meu ponto é que não é o essencial para correr. Se você quer correr mesmo, o que é imprescindível é só seu corpo.

Veja bem... Eu pratico tênis. Para jogar tênis eu preciso de, no mínimo, um oponente, uma quadra com rede e marcação, uma raquete e bolinhas (no mínimo uma). Isso é o mínimo. Sem isso, não é possível jogar. Geralmente, a quadra é dentro de um clube e é preciso pagar para frequentar. Sem contar que há todo um conjunto de regras de pontuação, de como sacar e onde etc. Sem contar ainda que é um esporte que requer muita técnica e treinamento. Mas podemos ir além. É só entrar em um site como o Próspin para ver as possibilidades.

Mas a corrida não precisa de nada. É só ir. É muita liberdade.

Adoro os dois, mas um é muito mais minimalista, não?

Para quem vai começar a correr e não quer se machucar, sugiro começar caminhando. Caminhar é uma delícia. É mais tranquilo ainda do que correr. Escolha um lugar agradável, perto da sua casa ou do trabalho e vá. Sugiro a proximidade porque ter que pegar carro ou ônibus pra ir caminhar tira um pouco o propósito da coisa e acaba desanimando a gente depois de uns dias.

Depois, ao poucos, corra um pouquinho e caminhe o resto. Depois vá aumentando esse tempo de corrida. Mas é preciso prestar muita atenção aos sinais do seu corpo. Sentiu dor no tornozelo, no joelho, no coração, no pulmão? Pare imediatamente e procure um médico.

Nosso corpo nos dá sinais o tempo todo. É só estar atento para percebê-los.

PS: Queria dizer ainda que, na verdade, acho muito importante ir ao médico regularmente (independentemente de esportes) fazer alguns exames e manter a saúde em dia. 

PPS: O assunto corrida rende. Acho que vou precisar de mais post. Quem tiver interesse, recomendo ler os comentários do meu último post que foram muito legais. 

9 comentários:

  1. Particularmente prefiro caminhar a correr. Juro que tentei a corrida como opção, mas não consegui me apaixonar. Além do mais, sempre acho que a corrida irremediavelmente vai me trazer algum prejuízo nas articulações a longo prazo... e como penso sempre no futuro, eu prezo muito as minhas articulações para serem utilizadas na velhice.
    Mas realmente amo caminhar por longos períodos, vou caminhando (caminho rápido, pq passeio não conta como Atividade Física) e pensando em muitas coisas ou então não penso em nada, só aprecio o caminho. Prefiro fazer isso sozinha, não curto muito ficar batendo papo, acho que é um momento muito meu, bem introspectivo. E concordo que sejam (tanto a cmainhada quanto a corrida) os esportes mais minimalistas do mundo.
    PS: Tenho amado todos os posts e não deixo de visitar o blog nenhum dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelos elogios e pela companhia aqui :)
      Sabe, eu acho importantíssimo a gente descobrir a atividade física que combina com a gente. Cada um é diferente mesmo. Não existe isso de que algo é melhor pra todo mundo. Da mesma maneira, cada um tem seu jeito de lidar com aquilo que faz também.
      Você já descobriu o que gosta de fazer e está fazendo isso. É ótimo, não?

      Excluir
  2. A corrida é um esporte bem mais econômico e democrático do que outros, sem dúvida. Mas acho que a escolha do tênis não pode ser feita só pelo preço... Sei de gente que corre até sem tênis, na areia da praia, por exemplo. Já vi até um americano na TV que corre maratonas (no asfalto mesmo) descalço e parece que nunca se lesionou. Mas não acho que isso funcione para qualquer um. Acho que as pessoas que ainda não têm o hábito de correr devem ser cuidadosas no início, e não só com a intensidade e o tempo de exercício. Além de começar devagar, para ir progredindo aos poucos, é importante ter certeza de que estamos correndo corretamente e um profissional pode ajudar muito, corrigindo problemas posturais, dando uma orientação que pode ser a diferença entre adotar a corrida de modo saudável ou adquirir uma lesão. Personal runner, monitor, roupas caras, tudo isso é desnecessário mesmo. Mas uma orientação inicial, feita por um bom profissional, acho bem interessante. É apenas uma consulta, que pode ser feita só uma vez. Digo isso porque corro regularmente (sozinha, prefiro mil vezes...) e canso de ver gente se lesionando horrores porque pisa errado, escolheu um tênis que não absorve tão bem o impacto, flexiona muito ou pouco o joelho, corre com as costas muito curvadas, um monte de coisas que um profissional poderia ter explicado e prevenido. E é tão chato quando acontece uma lesão, a pessoa fica triste porque acaba sendo obrigada a ficar parada por um bom tempo. Sei lá, não quero dar uma de chata, nem ia comentar. Só resolvi escrever aqui porque já vi muita gente se machucando na corrida, que não tinha a mínima idéia do fazia de errado. Não acho que a gente aprende a correr com 2 anos de idade, como você disse. Criança simplesmente corre e pronto. Bem diferente de um adulto, que está acostumado a passar horas sentado num escritório e não tem nenhuma consciência corporal - muitas vezes não sabe nem o que é isso. Aí um belo dia essa pessoa resolve correr... Acho temeroso fazer isso sem nenhuma orientação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você comentou!
      Olha... Eu acho que se consultar com um médico é bom em qualquer contexto, mesmo sem praticar esporte nem nada. As pessoas têm os mais variados tipos de disfunções que as atrapalham e muitas vezes não sabem. Não desmereço esse trabalho de jeito nenhum.
      Mas acho que é preciso mais calma, sabe? Eu acho personal runner realmente desnecessário, a não ser em casos de quem quer competir profissionalmente. Porque pode ser interessante alguém pra corrigir sua postura, te dar alguma orientação, mas precisa de alguém do seu lado o tempo todo? Dando água? Fazendo planilha? Claro que tem quem queira isso, mas necessário não é. E tudo bem alguém querer algo que não é necessário.
      Como eu falei, acho ótimo quem quer ter todo um acompanhamento e todas as tecnologias, mas é mesmo fundamental? A corrida está virando um mercadão dos mais caros. É preciso ter muito cuidado com as necessidades que nos empurram. E, como eu falei, com os sinais que seu corpo te manda.
      Obrigada pelo comentário.

      Excluir
    2. Oi, Fernanda, concordo que não precisa de personal o tempo todo, dando água, fazendo planilha etc. É um luxo, não uma necessidade, paga por isso quem quer. Quando eu pensei em começar a correr, me consultei antes com um fisioterapeuta que fez uma avaliação muito legal. Ele tinha uma esteira no consultório, corrigiu o que eu estava fazendo de errado, me deu várias dicas e uma lista com vários modelos de tênis que seriam adequados a mim. Não foi barato (faz alguns anos, não me lembro do valor)mas valeu muito. Foi uma consulta longa, de quase duas horas. Saí de lá bem informada e nunca precisei retornar. Eu realmente discordo quando você diz que qualquer um sabe correr e ouvir os sinais que o corpo manda, porque não é isso que eu vejo acontecendo à minha volta. Parabéns pelo blog e boas corridas! Alexandra.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olha que legal: VEJA ‏‪@VEJA‬
    Caminhada rápida ou corrida reduzem pela metade o risco de síndrome metabólica ‪http://goo.gl/G33DS ‬

    ResponderExcluir
  5. Realmente a corrida é um esporte mais "democrático" digamos por demandar menos aparatos, embora haja controvérsias..rs.

    Aliás para tudo há. Teve uma época que eu encasquetei que tinha que fazer aula de squash. O professor na ocasião falou de raquetes, eu achando que estaria de bom tamanho comprei uma bem barata pelo mercado livre, era nova pelo que parecia. Mas sem marca importante e o professor quase teve um ataque quando viu a raquete dizendo que não era pra jogar com porcarias..kkkkkk eu contrariei ele jogando com minha porcaria mas confesso que não aguentei muito tempo a encheção daquele chato que sempre colocava um defeito novo na minha inocente raquete e troquei por uma que ele dizia ser a tal. Realmente era mais leve, mas sei lá, tinham mais diferença de preço do que de peso no meu leigo entender...

    Agora eu acho o tênis democrático, ou menos elitizado que outros (squash pra jogar no mínimo é 40 reais a hora em qq lugar).

    Aqui (porto alegre) temos quadras gratuitas de tênis, sempre está cheio (finais de semana), mas é grátis e fica em um bairro muito bom (moinhos de vento). Raquetes também existem as bem baratas, o tênis para jogar é mais barato que o de correr e as bolinhas também não custam muito né, assim que por pouco aqui dá pra jogar sim de forma até minimalista ;) pena que não sejas daqui se não te desafiaria! :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe.. Pois é.. Sempre há controvérsias :)

      Você falando das quadras públicas me fez lembrar da história das irmãs Williams, que começaram a jogar assim, sabia? E quem as treinava era o pai delas. Diz a lenda que ele as treinava até com bolinhas molhadas, para ficarem mais pesadas e assim elas terem que fazer mais força. Olha que coisa!

      É... Dá-se um jeito. Onde eu faço aula, por ser um clube da universidade, é barato até. Eu pago a aula e lá já tem bolinhas, a quadra e os oponentes. Além do que, eles oferecem umas raquetes deles lá, se você não tiver a sua.

      Mas... Assim... Eu penso no minimalismo além do dinheiro também. Porque, por mais que se consiga todas as coisas que o tênis exige, você precisa delas. E a corrida não exige praticamente nada. Acho isso lindo. E muito prático. Se me der a louca agora, eu posso ir correr ali na rua, sabe?

      Mas eu não acho que a vida deva ser só minimalismo. Adoro tênis e vou continuar jogando. Só que acho legal pensar sobre isso, ter essa consciência. Acho que nos ajuda, sabe?

      Se vier pra BH, eu topo o desafio. Hehehe!

      Excluir