quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Aprendendo com a Engenharia: FIFO

No meu trabalho, presto consultoria para empresas de engenharia. Aprendi várias coisas interessantes que podem muito ser aplicadas à nossa vida particular.

A área de gestão de estoques tem várias ideias e técnicas interessantes. Uma que eu me lembro muito é a que eles chama de FIFO, que vem do inglês "first in first out" e prega que aquilo que foi adquirido primeiro seja usado primeiro.

A metodologia não serve para todos os produtos e todas as situações, mas é muito útil para que as empresas não esqueçam lá no fundo do almoxarifado (no nosso caso, do armário) os produtos que foram comprados e guardados primeiro, correndo o risco de eles perderam a validade ou a qualidade, enquanto se compra e usa os novos.

Além disso, acho legal aplicar o FIFO para que a gente não fique guardando muita coisa em estado "mais ou menos", sabe?

Exemplo que aconteceu comigo: quando fui fazer minha limpa de cosméticos, vi que tinha um tanto de sabonete. Na hora de escolher os que vou usar, melhor começar usando os mais antigos e ir esgotando cada um, e assim tendo cada vez menos sabonetes ocupando espaço e perdendo a validade.


O FIFO é legal pra roupas também. Outro exemplo... Eu tenho 5 blusas que uso pra jogar tênis, 2 que eu comprei há mais tempo e 3 novas. Se eu ficar usando só as 3 novas, eu vou ficar com 2 encalhadas no armário ocupando espaço inutilmente. Além disso, em pouco tempo eu terei 5 blusas velhas, não vou querer usar nenhuma e vou comprar mais 3 blusas novas, tendo agora 5 blusas não usadas no armário e 8 no total.

Então... Não seria melhor usar essas 2 blusas, um dia ou outro usando uma das novas também quando der vontade, até elas acabarem?

Aí você pode pensar :
"Ai... Credo, Fernanda. Você quer que eu fique usando roupas velhas?!? Não gostei dessa de minimalismo não".

Aí eu te respondo:
"Se as roupas são velhas e você não quer usá-las, por que você ainda tem essas roupas? Doa pra alguém. Você vai fazer uma pessoa feliz. E de quebra você ganha mais espaço no armário. Todo mundo sai ganhando."

8 comentários:

  1. Eu fiz esse esquema com meus tênis e minhas calças jeans.
    Deu muito certo, com relação aos tênis teve dois que comprei primeiro, usei um de cada vez, com mais frequência e em um mês já não os tinha mais.

    ResponderExcluir
  2. A Alline falou dos tênis e eu me lembrei do meu apego com alguns sapatos! São aqueles pau-pra-toda-obra sabe? Meu noivo fala: joga fora! E eu respondo: só quando eu achar um outro igual ou melhor para substituir!

    Tem que ter consciência mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah.. Mas se você está usando e gostando, para quê jogar fora mesmo, não? Hehe...

      Excluir
  3. Eu coloco uma etiqueta branca com a data de validade em todos os meus cosméticos, assim que os compro. Como gosto de ter um pequeno estoque (para uns 3 a 4 meses, atualmente), isso me ajuda a usar antes o que eu comprei antes e nunca perco produtos por causa da data de validade. Antes eu jogava muita coisa fora por causa disso. Hoje eu compro bem menos coisas e o que compro segue essa estratégia fifo. Até as latas de ervilhas e milho verde estão organizadas na minha despensa de forma que as que estão mais perto da data de vencimento ficam na frente das que tem uma validade maior. Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau! Você é muito organizada, Marina. Que coisa linda!
      :)

      Excluir
  4. Eu procuro sempre fazer isso com comida e cosméticos, por causa das datas de validade. Procuro deixar sempre aquilo que eu comprei há mais tempo, ou com a data de validade mais próxima, mais acessível, para lembrar de usar primeiro.
    Quanto às roupas, preciso aplicar isso. Meu pai já o faz e já me sugeriu muitas vezes que eu fizesse o mesmo, porque sempre me empolgo com sapatos e roupas novas, querendo usa-los o tempo todo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe... Normal, Daniela. Acho que todo mundo é assim com roupa nova. Mas, passada a empolgação inicial, acho que vale um esforço de usar as mais antigas. Se a gente realmente não quiser usar, é melhor doar. Acho que, quando a gente passa a ter poucas roupas, isso diminui também.
      :)

      Excluir