sábado, 1 de setembro de 2012

Para quê tanto cartão de crédito?

Esta semana que tive que separar uma hora do meu dia, além de uma boa dose de paciência, para ligar para o atendimento do meu cartão de crédito e negociar a anuidade. Que perda de tempo...

Cartão de crédito é muito prático. Se for bem usado, pode ser ótimo. Com ele, você não precisa ficar carregando altas quantias em dinheiro. Pode ainda dar descontos e acumular milhas. Nem vou entrar aqui na questão da má utilização do cartão, e do perigo das vendas parceladas. Vou falar apenas do excesso em número de cartões e do trabalho que isso dá, e a gente nem percebe.

Eu tinha 6 cartões de crédito. Dois vinculados às minhas duas contas em banco, um pra comprar no Submarino, um que eu fiz séculos atrás quando ainda não tinha conta em banco (só poupança), um de outra bandeira e outro gold que me ofereceram e eu, com preguiça de dizer não pra atendente de telemarketing, que ficou insistindo um tempão, aceitei.

A gente acha que ter vários cartões não faz diferença, mas faz. Para cada cartão, eu tinha que:

  • Receber fatura (pegar o envelope, abrir, conferir e guardar a fatura);
  • Pagar fatura (anotar na agenda, lembrar de pagar, ir ao banco ou acessar pela internet, pagar, guardar a fatura paga e o comprovante);
  • Carregar o cartão (vai engordando e pesando a carteira);
  • Pagar seguro contra roubo;
  • Receber ligações e cartas oferecendo todo tipo de seguro;
  • Negociar anualmente a anuidade (ligar, passar pelos mil menus, digitar seus dados um tanto de vezes, insistir com a atendente, ser passado de um departamento pra outro, ter que fingir que vai cancelar, ligar de novo porque desligaram na sua cara etc. etc.);
  • Pesquisar o que fazer com os pontos (entrar no site, ver as opções, escolher uma);
  • Cancelar, em caso de roubo (e ainda correr o risco do ladrão usar antes).

Além disso, ao usar vários cartões, eu acumulo pontos picados e só consigo trocar por coisas pequenas. Concentrando em um só, eu posso trocar por coisas mais legais.

Os atendentes de telemarketing tentam nos empurrar a necessidade de ter várias bandeiras (pelo menos visa e mastercard) pro caso de algum lugar não aceitar uma. Olha... Isso aconteceu comigo UMA vez. E nessa uma vez, eu paguei com dinheiro. Em todos os lugares que já visitei (no Brasil e fora), em cada muquifo, boteco, salão, posto de gasolina, tudo... Tudo aceita pelo menos essas duas bandeiras.

Saí cancelando tudo (inclusive fechei uma das contas em banco) e agora tenho só dois: o vinculado à minha conta e o Submarino.

O Submarino é um ponto fraco meu ainda. Eu compro muitos filmes e livros. Sei que tenho que mudar isso. Mas vamos lá... Um passo de cada vez.

5 comentários:

  1. Ter vários cartões é um estorvo mesmo. Mas só descobrimos isso depois de ter "alguns" e todo mês vir várias faturas diferentes, com anuidades ou não, mas acumulando mais papel, não centralizando o único benefício que eles trazem que é a eventual possibilidade de trocar pontos por algo ou algum desconto.

    Eu já fiz isso de cancelar alguns e só uso um que vai os pontos automaticamente para o tam fidelidade, assim me poupo de perder tempo ligando e implorando para trocar pontos, e quando vou ao cinema, se no arteplex, o ingresso custa a metade do preço.

    A única coisa ruim é ligar uma vez por ano para negociar a anuidade, fazendo como mencionaste de ameaçar cancelar, etc. Como a diferença é considerável, apesar do stress prefiro perder um certo tempo com isso.

    Essa de ter várias bandeiras é besteira, geralmente a máquina que passam é uma para a maioria dos cartões. Ter várias bandeiras só enseja a cobrança de várias anuidades, o risco de fazer várias dívidas, e se ocorrer furto ou roubo o problema é muito maior. E tem gente que anda com todos os cartões para todos os lugares que vai. Acho isso assustador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Adriana. Pensamos parecido então.
      Eu também prefiro gastar o tempo do que pagar anuidade.
      E sobre o que você falou sobre bandeiras, é isso mesmo. Antigamente as próprias bandeiras que forneciam as maquininhas, mas hoje temos a Cielo aí desbancando todo mundo. Hehe...
      Olha... Essa questão de roubo é séria. Fui assaltada uma vez há uns 8 anos e tive um trabalhão pra refazer todos os documentos, cancelar todos os cartões... Desde então, procuro andar com o mínimo necessário.
      Obrigada pelo comentário :)

      Excluir
  2. eu tenho trÊs cartões atualmente, sendo que um deles eu já tentei cancelar 459.763 vezes e sempre me convencem a ficar. eu não uso mais esse cartão, porque ele não me dá milhas, nem nada, mas ele tem UMA vantagem: ele tem um limite de crédito alto sem eu ter que implorar pro gerente, atendente. eu o guardo para situações como viagens, em que a gente nunca sabe o que pode acontecer. Fora isso, os dois cartões que eu uso são o visa e o master vinculados à minha conta no banco, que me dão milhas e que eu não pago anuidade. eu tenho dois por causa da bandeira (às vezes a vantagem é que uma bandeira parcela e a outra não, isso pode ser interessante), e por causa das datas de vencimento, já que minhas entradas de grana são flutuantes (tenho uma fixa e as outras são flutuantes, é bom poder jogar com as datas). Também acho um saco administrar muitos cartões... Já faz um tempo que eu cancelei os outros que eu tinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez seja uma boa ideia ligar pra um dos cartões que você usa mais e negociar o limite com eles. Assim você pode se livrar desse outro, já que você só o usa pra isso. Quem sabe...

      Excluir
  3. Eu acho que só vale a pena ter mais de um cartão se você tiver recebimentos diversos no mês, para jogar com os vencimentos. Para o comum dos mortais, assalariados que recebem uma vez ao mês, não tem muita vantagem. É mais difícil de administrar e de programar os gastos. Eu até tenho 2, porque uso um só para compras na internet e carrego o outro, mas só porque não pago anuidade deles.

    ResponderExcluir