terça-feira, 4 de setembro de 2012

No Reino Perdido do Beleléu

Livro infantil fofo.
Peguei a imagem aqui.
Quando eu era criança, li esse livro da Maria Heloísa Penteado na escola. Na história, o Reino Perdido do Beleléu é um lugar fantástico onde tudo que some vai parar - pé de meia, caneta, escova, aquelas coisas que a gente sempre perde.

Ainda hoje eu sempre brinco falando desse livro quando alguma coisa minha some.

Então... Dia desses eu percebi que eu tenho uma grande entrada pro reino perdido do beleléu na minha vida: é a gaveta de coisas diversas que fica no móvel ao lado da minha cama.

Todas as coisas que eu não sei onde guardar e quando estou sem paciência pra pensar, eu jogo lá. As coisas vão se acumulando sem que eu perceba. As coisas ficam lá, bagunçadas, e eu nunca lembro de olhar o que tem lá dentro. Se eu não sei que as coisas estão lá e também não procuro, é como se eu não as tivesse, certo?

Seguindo minha nova técnica de arrumar armários (vou colocar aqui em breve), tirei tudo para fora, limpei e fotografei, antes de decidir o que fazer com aquelas coisas.

Primeira surpresa, eu tinha guardado na gaveta um creme hidratante para as mãos e eu devo ter fechado a tampa com tanta força pra não vazar que a tampa quebrou e vazou tudo. Meu reino perdido do beleléu estava inundado de creme com cheirinho de alfazema. Uma lindeza...

Depois, fui achando várias coisas esquecidas: umas 10 canetas, um texto que eu imprimi pra ler depois e esqueci, uns 20 marcadores de livro (o mais engraçado é que eu nunca lembro de pegar os marcadores quando começo a ler um livro, então acabo sempre marcando com o primeiro pedaço de papel que acho), umas peças indecifráveis que eu não faço ideia de onde sejam, uns CDs que eu não lembrava que tinha, um carregador de celular do meu aparelho antigo, um tanto de pacote de halls pela metade... Enfim... Um monte de coisa.

Dei destino pra maioria das coisas e deixei ali só o que eu realmente vou usar quando estiver deitada na cama. Não tenho dúvidas de que daqui a pouco vou acumular coisa de novo, mas vou tentar acumular menos e arrumar com mais frequência.

Alguns típicos reinos perdidos do beleléu na casa da maioria das pessoas é a parte de cima dos armários, baus e despensas. É bom dar arrumada nesses lugares de vez em quando para encontrar coisas esquecidas e que até se supôs perdidas, pra limpar as coisas, pra algumas não mofarem e para desacumular.

14 comentários:

  1. Eu adoro esse livro! E também me pergunto se as coisas desaparecidas foram parar lá, rs.

    ResponderExcluir
  2. Eu talvez jogasse fora até as peças... eu tinha um monte dessas e também de chaves aleatórias e joguei fora tem mais ou menos um ano e nada, NADA aconteceu de mal e a minha vida seguiu igual... rsrsrsrs... Mas sei lá, talvez eu tenha dado sorte, né?

    ResponderExcluir
  3. Nossa, tinha uma gaveta dessa também e esse tempos arrumei ela. Ainda sobrou algumas coisas e percebi que até esqueci quais eram.

    ResponderExcluir
  4. Lud,
    É ótimo, né? Não sabia que você também brincava com isso!

    Marina,
    Olha... Tem razão, viu? Se estão lá e até hoje eu não soube pra que servem, não vai ser agora que eu vou saber, né? Vou desapegar! Obrigada!

    Alline,
    Mas acho que o processo é esse mesmo. A gente vai cada vez percebendo que precisa de menos do que achava.

    Obrigada pelos comentários, gente!

    ResponderExcluir
  5. adoro esse livro! tem umas ilustracoes lindas... vontade de ler de novo : )

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho sacolas dentro do armário chamadas beleléu, e neste feriado, elas vão morar em outro lugar: no lixo!
    Tem de meia a papel, lápis, e cds.
    Se até hoje não foi sentido falta de nada, é porque nada lá tem sido útil.
    Fotografar tudo é um ótimo exercício. Nos dá uma dimensão visual bem maior.

    ResponderExcluir
  7. eu gostaria de ler este livro novamente, mas não encontro... foi o primeiro livro que li e tbm um presente que ganhei. marcou minha infancia e agora estou precisando para uma re-leitura pois vou escrever uma relato de mim para trabalho monográfico... será que encontro para leitura online?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Online, acho difícil. Mas você pode comprar baratinho aqui, olha: http://www.estantevirtual.com.br/q/beleleu

      Excluir
  8. Ola queridos, também amei esse livro. quando criança sempre ouvia.."foi pro beleléu' ate que um dia me deparei com esse livro na prateleira de uma biblioteca. foi maravilhoso ler e viajar com o Leo ate o reino do beleléu. Que delicia, amei tanto que fiz minha monografia com esse livro. Que saudade da minha infância! Hj já com meio século!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Fiquei curiosa sobre sua monografia... Se puder me mandar um link, adoraria ler :)

      Excluir
  9. Vergonhoso adimitir mas minhas gavetas sempre acabam virando reinos perdidos. Espero ser determinada o bastante para me livrar deles.

    http://ensaioseresenhasdaedjane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O primeiro passo é querer, então você já está no caminho certo. Boa sorte ;)

      Excluir
  10. adoro este livro fazia muito tempo que eu nao via ele nas livrarias,li quando era criança e e nunca mais esqueci sempre que perco alguma coisa sempre falo foi pro belelu. muito legal!!!!!

    ResponderExcluir