sábado, 29 de setembro de 2012

Desapego do Açúcar e dos Adoçantes

Ao longo da vida, a gente vai se acostumando a colocar açúcar em tudo. É um hábito tão comum que nem questionamos. No máximo, quando a questão da forma física começa a pesar, trocamos açúcar por adoçante.

Adoçar é uma maneira fácil de dar sabor para os alimentos, mas o que a gente não pára pra pensar é que esse sabor do açúcar acaba escondendo todos os outros.

Já experimentou tomar chá sem açúcar? Você descobre que cada um tem um sabor diferente, erva cidreira, camomila, chá verde, hortelã... E café? Sabia que cada marca tem um sabor? E que a quantidade de pó e até o filtro fazem uma diferença danada no gosto? Suco de laranja, de abacaxi, de morango, de melancia...

E cada uma dessas coisas tem um gosto tão específico que a gente acaba nem conhecendo. Os amargos, os doces (as frutas têm açúcar na própria composição, não precisa colocar mais), os ácidos, os azedos, as combinações entre eles e até aquele típico de cada um mesmo.

No começo, a gente estranha. Mas vai por mim... Faça o teste. Vai diminuindo a quantidade de açúcar aos poucos, para não chocar demais o paladar. Depois de umas semanas, experimenta voltar pro volume que você colocava anteriormente e repara como fica melada e sem gosto a bebida.

Tenta fazer isso nos bolos, nos biscoitos e nas frutas também.

Desapegar dos açúcares é minimalista, saudável e delicioso.

5 comentários:

  1. Fernanda, há muito tempo deixei de adoçar chá, café, sucos e atualmente não consigo mais tomar nada com açúcar... meus filhos também consomem pouco açúcar nessas bebidas...

    No começo não é fácil, mas depois que o paladar acostuma você não consegue consumir mais nada adoçado...

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha.. Não é? Eu passei por isso também.
      Antigamente, eu adorava o café que a minha irmã fazia, bem adoçado. Hoje não consigo nem dar um gole. É costume mesmo.

      Excluir
  2. Engraçado, eu lembro vagamente de como era bom tomar nescau com açúcar que a empregada fazia, um dia a mãe disse pra ela não fazer mais com açúcar pra nós e eu ficava braba e chorava e dizia que não ia tomar aquela coisa ruim, disso lembro ainda..kkk, depois acostumei, mas agora que falou lembro vagamente que era muito bom..rs

    Atualmente nem tenho em casa açúcar nem adoçante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :)
      Lembro que minha mãe fazia leite quente com nescau e açúcar pra gente e eu achava a coisa mais maravilhosa do mundo também. Ela às vezes colocava ainda um pouco de canela. Mas aposto que se eu tentar isso hoje vou achar exageradamente doce. Acho que a lembrança é que é o mais legal. Hehe..

      Excluir
    2. Tens razão!!!

      A lembrança é o mais legal! Poderíamos estragar ela hoje achando muito doce!

      :-)

      Excluir