terça-feira, 14 de agosto de 2012

Minimalizar por quê?

Em poucas palavras? Para viver uma grande aventura.

Ou em muitas? Eu tinha 30 e poucos anos, era uma pessoa tranquila e contente, casada, com casa montada e emprego seguro. Um dia, eu e o marido começamos a especular sobre o futuro:

"A gente podia mudar para a Europa quando se aposentar, né? Daqui a uns 20 e tantos anos."
"É."

Uns meses depois:
"20 e tantos anos é muito tempo. A gente podia economizar muito para juntar bastante dinheiro, se aposentar em 12 anos e se mudar para a Europa, né?"
"É."

Mais uns meses:
"12 anos é muito tempo. Que tal a gente tirar uma licença do trabalho daqui uns anos e ir morar uns tempos na Europa?"
"Ótima ideia. Mas será que a gente tem grana suficiente? Pagar as despesas lá, o aluguel aqui..."
"Nossa, fica caro mesmo. Esquece."

...
"E se a gente entregar o apartamento e colocar os móveis em um depósito?"
"Puxa, temos tanta coisa. O depósito vai ficar caríssimo. E depois dizem que eles nunca tomam conta direito, que as coisas podem mofar, estragar..."
"É mesmo. Esquece."

...
"E se a gente entregar o apartamento e nos desfazermos de todas as nossas coisas?"
"Nos desfazermos das nossas coisinhas? Os presentes que ganhamos de casamento? Os móveis que a gente comprou com tanto carinho? As lembranças que trouxemos das viagens? Os livros?!?"
"É."
"Peraí que eu estou tendo palpitações."

...
"Então, sabe aquela ideia de vender tudo e sair viajando pelo mundo?"
"Sim?"
"Eu topo."

Boa troca, né não?

3 comentários:

  1. Olá Lud! Meu nome é mayara e quero te relatar o porque de vc ter feito o meu dia.
    Estava eu em mais um péssimo dia aqui no meu emprego quando toda a frustração de anos começou a realmente me incomodar, e então comecei a dialogar com minha consciência (é, eu falo com meu eu lirico com frequência,rs): porque eu insisto em ficar nesse emprego que eu odeio? porque vc precisa do dinheiro! Pra que? pra comprar coisas, oras! mas eu posso trabalhar com essa coisa que eu gosto cujo o salário é menor! E porque vc arriscaria ganhar metade desse salário, se vc pode ganhar mais? Porque eu estou gastando esse dinheiro a esmo, comprando coisas que eu nem quero e nem preciso, só pra que as pessoas não pensem coisas. mas espera ai... desde quando eu me importo com o que as pessoas pensam? E não sei identificar se eu sou sonhadora de mais, ou se eu fui moldada pra querer essas coisas todas que as pessoas querem, mas eu não quero! Nunca quis ter essas blusas e calças pra cada dia da semana pra que (segundo minha mãe)as pessoas não pensem que eu tenho apenas uma roupa, pensando assim que não tenho dinheiro pra comprar novas e sou suja por sempre usar as mesmas roupas(?). Não preciso desse celular que foi uma nota, com milhares de coisas que eu nem mesmo me dei ao trabalho de aprender a mexer, porque eu só preciso que ele faça ligações! e definitivamente eu não preciso de comprar a casa que minha mãe insiste que eu junte dinheiro pra comprar, porque o que ela não entende é que eu nunca quis ter um lugar fixo p/ morar, porque eu vejo um mundo enorme lá fora, e eu aqui, nesse cubículo. Eu quero é uma barraca, uma mochila e uma passagem pra qualquer lugar. Isso pode ser o extremo, vc pode pensar "ah, mas ai essa garota já ta exagerando!" mas é o que eu quero, é o que eu sempre quis, e eu me sinto enjaulada a um estilo de vida que eu nunca fiz questão de levar, o da minha mãe! E não há problema nenhum nisso, contanto que vc se sinta feliz, e no momento, te escrevendo de dentro de uma sala quente e olhando pra uma paisagem maravilhosa lá de fora, eu sou a mais infeliz das pessoas porque estou fazendo o que estou fazendo sem ter uma razão pra o fazer, só estou seguindo o fluxo e isso é desesperador!
    E hoje, justo hoje, nem me lembro o que estava procurando no google e encontrei esse blog, e justamente com esta postagem e então aprendi a palavra pro pensamento que eu sempre tive "minimalismo". Você já deve estar aborrecida de ler essa coisa enorme, mas eu quero te dizer que graças ao seu post (ou a vc) hoje eu vou chegar em casa e esvaziar meu guarda roupa, minha sapateira e todas as outras coisas que me são extremamente desnecessárias. Vou começar a me organizar pra fazer esse outro trabalho que eu tanto gosto, uma coisa Profissional. Chega de viver de aparências. Chega de me preocupar em agradar a minha mãe e no fim do dia me sentir miserável. Chega de coisas. Meu novo lema é "vou ali ser livre e já volto!".

    ps: Você pode me dizer como vcs estão se preparando? Dinheiro, estadia, essas coisas. Se vc quiser falar, é claro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mayara, identifiquei-me completamente com seu comentário. Obrigada Lud! Nem vou detalhar muito pois estou com pressa de ir ali ... me descoisificar ainda mais. Fui. Bjos.

      Excluir
  2. Oi, Mayara!
    Fico feliz de ver que você está descobrindo o que faz VOCÊ feliz. Mãe e pai geralmente querem nosso bem, só que eles têm dificuldade em enxergar que a nossa concepção de sucesso pode ser diferente da deles.
    Para vivermos a vida que queremos, é essencial termos autonomia financeira. Isto é, dinheiro para bancar nossas escolhas. Quando decidimos ter uma vida simples, a soma necessária diminui muito!
    Sugiro que você faça um plano. O nosso se dividiu em 2 partes:
    1) economizar. Paramos de comprar e nos mudamos para um lugar menor e mais barato. Além de juntar dinheiro, a experiência serviu para ver que gostamos de uma vida simples, sim.
    2) desapegar. Doamos, demos de presente e vendemos a maior parte de nossas coisas. Além dos nos desfazermos de um monte de objetos, apuramos mais um dinheirinhho.
    A gente já tinha uma grana guardada; apertando o cinto, ela cresceu. O plano é viver o sabático morando em apartamentinhos mobiliados (mais em conta do que hotel), cozinhando em casa, voando em cias aéreas de baixo custo. Um período tranquilo e bem aproveitado.
    Desejo tudo de melhor pra você, Mayara. Lembre-se de tentar conviver, mesmo que seja pela internet, com pessoas que pensem um pouco parecido com você - porque a maior parte dos seus conhecidos vai pensar diferente e te achar "meio doida". Eu já tô considerando isso um elogio =).
    Ah, e se você já sabe de qual trabalho gosta, já tem meio caminho andado. Eu ainda estou tentando descobrir o meu!
    Beijos

    ResponderExcluir