sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

O minimalismo e as roupas que ficam

Ao longo de alguns meses decidindo as roupas que ficam no meu armário e as que vão para doação, fui percebendo o que faz a diferença. Com o tempo, foi ficando cada vez mais claro.

1. Não ter que passar. A vida é muito curta para perder tempo passando roupa. Dá muito trabalho no dia-a-dia e é complicado de levar em viagens.

2. Não ter que lavar à mão, nem com produtos especiais. Idem acima.

3. Ser fácil de combinar. Ter uma calça que só dá para usar com um sapato, ou uma blusa que só fica bonita com uma calça específica vai me obrigar a sempre manter o combo, além de não dar para variar as combinações (o grande segredo de um guarda-roupa reduzido).

4. Ser confortável. Nesse meu tempo de reflexões minimalistas, percebi que estar me sentindo bem, sem dores e incômodos, é fundamental para mim. Então adeus blusa que a alcinha aperta a pele, calça que a costura faz cócegas, sapatilha que machuca o calcanhar. Tem várias opções de roupas e sapatos que são bonitos E não machucam.

5. Ser versátil. Para ter poucas peças, é importante que elas combinem com facilidade entre si e também que possam ser usadas em diferentes climas e situações. É melhor ter 3 blusas sem manga e um casaco que combine com elas do que ter 3 blusas sem manga e 3 de manga cumprida para o frio. É super prático também ter uma blusa que dá pra ir pra praia ou, jogando um colar e um sapato, pra uma festa.

6. Eu gostar de usar. Vamos confessar que a gente tem roupas no armário que usa só porque estão ali, não é? É uma peça que ganhamos, ou compramos na promoção, ou achamos que ia ficar linda e não ficou tanto assim. Então é hora de ser sincera consigo mesma. O critério da vida é muito curta também se aplica (nesse caso, muito curta pra eu usar roupa que não gosto).

Vou confessar que uma das minhas maiores dificuldades no minimalismo não é deixar de comprar. Nunca fui consumista. Mas sim doar e jogar coisa fora. Sou muito pão-dura (ou como diz a Lola, responsável economicamente). Então eu tenho que lutar muito comigo mesma para doar uma roupa pelo critério 6, por exemplo. Mas estou conseguindo. E os resultados são tão bons que me animam a continuar.

Pretendo usar esses critérios também na hora de comprar novas peças. Nesse caso, há ainda um critério bônus: jamais comprar algo só porque está em promoção. O risco de comprar algo que nunca vou usar ou de má qualidade é enorme.

26 comentários:

  1. Adorei o post! :) Tento seguir algumas dessas regras mas outras ainda não e vou tentar põ-las em prática :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ana!
      Nem sempre a gente lembra das regras, e nem sabe conscientemente quais são as nossas, por isso que eu anoto e releio de tempos em tempos. Hehe...

      Excluir
  2. Oi Fernanda,

    É mais difícil ser minimalista aqui no sul, já que temos que ter roupa grossa para o inverno, roupas médias para a meia estação e roupa fresca (muito fresca) para os dias escaldantes (previsão hoje: 38º). Sem contar os pijamas, camisolas, sapatos, casaquinhos e casacões.

    A questão do item 6 é que, quando a gente não gosta da roupa, ela fica sempre parada no armário, porque a gente acaba escolhendo outras na hora de vestir. E sempre parece desperdício doá-las, porque estão novas e a gente acha que vai acabar usando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Daniela!
      Imagino que seja mais difícil mesmo. Eu lembro que a Lud tinha uma estratégia de usar roupas em camadas, para lugares frios. Então você usaria a mesma blusa do verão o inverno, mas com um casaco e cachecol por cima, por exemplo. Não sei se daria certo, mas vale a pena tentar :)
      E você tem total razão sobre o item 6. Não tinha pensado nisso. Faz todo sentido.

      Excluir
    2. Oi Fernanda,

      Na meia estação, dá para usar camadas, até porque às vezes faz duas estações no mesmo dia. No inverno, quando está bem frio, não é muito prático. O melhor é usar uma camiseta básica por baixo, um blusão grosso por cima - porque aqui não tem aquecimento em lugar nenhum, não dá para fazer como na Europa ou Argentina, que é usar uma blusa média com um casacão por cima - e mais o casaco. Então a gente não escapa de ter blusas mais grossas

      Excluir
  3. Bom dia!

    Acompanho seu blog a algum tempo e tenho aprendido bastante. Minha esposa e eu buscamos ter uma vida minimalista e frugal, de maneira a diminuir nossa necessidade de dinheiro e buscar mais equilíbrio interior.

    Uma das mil vantagens de ser homem é a facilidade de se vestir, eu praticamente uso apenas calça jeans e camiseta, q venho substituindo pelas esportivas q secam rápido e não precisam ser passadas.

    Meu blog é mais voltado a independência financeira, mas também falo sobre minimalismo, frugalidade e simplicidade voluntária, qd tiver um tempinho, visite:

    http://coreyinvestidor.blogspot.com.br/

    Abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corey,
      concordo com você a respeito da facilidade masculina em se vestir. Tenho justamente usado meu marido como exemplo na hora de simplificar o guarda-roupa.
      Darei um pulinho no seu blogue com certeza.
      Abraços,

      Excluir
    2. Ei, Corey!
      Eu adoro o tema independência financeira. Dei uma lida nos seus três últimos posts e gostei muito. Vou ler mais, e já estou acrescentando nas minhas leituras diárias sobre investimentos. Fiquei curiosa sobre você não investir em ações ainda e investir tanto em fundos imobiliários. Mas vou ler mais posts que você deve explicar isso lá. Hehe...
      Sobre a facilidade de homem em se vestir, você tem toda a razão. Mas as mulheres podem, como fez a Lud, se vestir de maneira simples também. Basta querer. Eu também estou pensando nisso, viu?
      Um abraço!

      Excluir
    3. Lud:

      Ser homem realmente é mais fácil, mas tem mulher que complica demais. Minha esposa tem poucas roupas, poucos calçados e mesmo assim sempre consegue sair bem vestida, acho que basta ter consciência do que comprar.

      Fernanda:

      Obrigado por passar no meu blog, fico contente em ajudar a "contaminar" pessoas sobre independência financeira.

      Sobre ações, não invisto ainda porque não me sinto preparado (estou estudando), os FIIs geram fluxo de caixa o que é bem interessante para minha estratégia. Para entender melhor, recomendo:

      http://coreyinvestidor.blogspot.com.br/2012/12/planejando-2013-metas-de-fluxo-de-caixa.html

      Fico grato de vc acompanhar o blog e recomendo os demais colegas da blogosfera de investimentos (veja lista no meu blog).

      Abraço!

      Corey

      Excluir
    4. Ei, Corey!
      Eu já leio alguns blogs de investimento. Meus favoritos são o Além da Poupança, O Pequeno Investidor e o Quero Ficar Rico. Acompanho mais uns 4 e, para acompanhar ações especificamente, gosto do Bastter e do Guia Invest.
      Muitos blogs que eu pesquisei eram extremamente machistas e bobões. Como sou minimalista, escolho não perder meu tempo com esse povo. Sem contar que eu os acho extremamente idiotas, e não quero estudar o que gente idiota fala, né?
      Estou gostando do seu. Vou seguir :)
      Vou ler o post que você falou pra entender melhor. Eu nunca pesquisei direito sobre fundos imobiliários, só li alguns posts em blogs. E você tem total razão de não investir em algo que não conhece a fundo. Também penso assim.
      Um abraço!

      Excluir
    5. Infelizmente vc tem razão, tem alguns blogs com discussões bem idiotas, inclusive sempre ocorrem invasões de trolls, eu sempre modero, mas tem gente q prefere mante-los.

      Esses q vc acompanha são ótimos, recomendo o blog da Ostra http://cultodaostraazul.blogspot.com.br/ q além de ser de uma mulher é muito relevante com posts de alto nível, além do fato dela já ter atingido a IF e o Dividendos http://bonsdividendos.blogspot.com.br/ q já possui uma excelente carteira voltada a fluxo de caixa.

      Qualquer coisa é só perguntar, terei prazer em ajudar!

      Corey

      Excluir
    6. Que ótimo ver um blog escrito por uma mulher! Já acrescentei ambos às minhas leituras diárias.

      Minha estratégia não é voltada a fluxo de caixa, mas sim a rentabilidade a longo prazo. Mas é interessante ler ideias de pessoas com outras realidades, objetivos e pontos de vista. Estou adorando. Obrigada!

      Excluir
  4. o caso das roupas que a gente não usa porque não gosta eu resolvo fazendo as trocas com amigas. as vezes também a gente usa muito e enjoa. :) o lance da troca é não sair pegando só porque está lá, mas pensar no que vc quer mesmo e/ou que combina com o seu estilo.eu passei anos querendo um AllStar e tinha dois (um verde, um vinho) em uma das feiras de trocas que eu fui. fiquei tentada a pegar os dois, mas eu já tinha umabota de couro de cano baixo verde, então me controlei e peguei só o vinho, e to usando pra caramba.
    recentemente fui a outra feira de trocas e só peguei o que realmente tinha ficado bom ou coisas que eu queria faz tempo!
    concordo com quase todas as suas regras-conforto, hoje, pra mim, é fundamental. maaaaaaas eu tenho uma preferência por fibras naturais como linho e algodão (exatamente pelo conforto) e isso é igual a muita roupa que amassa! atualmente grande parte do meu armário amassa muito, porque nos últimos anos fui parando de comprar itens de tecido sintético! então, paciência, não estou sempre super alinhada, mas sempre confortável :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emilia,
      eu também ando atraída pelas fibras naturais. Acho que elas são mais confortáveis e duram mais. Mais ainda estou longe de chegar na sua proporção!
      Beijos,

      Excluir
    2. Uma vez eu fiz um bazar de troca com as meninas do trabalho e foi incrível! Peguei umas roupas lindas, ótimas e novas, e dei umas idem. Todo mundo ficou super feliz e realizado, e o melhor é que sem gastar nada, e a gente ainda se divertiu no encontro. Eu queria fazer isso de novo, mas não sei com quem... Vou pensar e colocar isso em prática. Você tem toda razão! É uma ótima ideia!
      Sobre tecido com fibras naturais, nunca parei pra pensar nisso, sabe? Eu tenho gostado muito é daquelas roupas de malha fria, bem molinhas, confortáveis e não amassam. Uso tanto pra esporte quanto pra vida. E jeans, em calças, shorts e saias. Nada naturais, né? Mas vou pensar nisso... Obrigada por ter me dado a ideia :)

      Excluir
    3. Olha, eu partilho da 'tara' da Boneca Falante por fibras naturais, e pro problema de amassar eu tenho um ótimo remédio: parar de se importar! Aprendi com a Lud.
      Do mesmo jeito que parei de me importar com o tom de jeans que mais combina com um certo tom de branco de uma blusinha linda e cara que comprei, parei de me importar com os enfeites (que tem quase função imobilizadora, vê-se aqueles brincões, anéis que seguram três - TRÊS!!! - dos cinco dedos, etc.), e com roupa amassada. A consequencia é que estou sempre de bom humor, seja porque as roupas são confortáveis ou porque eu não importo com aparência tanto a ponto de estragar minha felicidade.

      Excluir
    4. Oi, Laís!
      Hahaha... É uma ótima dica mesmo, parar de se importar. Acho que vou seguir, hein?
      Eu nunca usei muitos enfeites. Acho até que aproveitei pouco essa possibilidade de variar o visual. Mas eu tenho preguiça. Ainda mais que tenho alergia à níquel e só posso encostar na pele metal que tenha outro tipo de liga. E isso só compro em lojas especializadas, porque mesmo ouro é ligado com níquel. Resultado: tenho um brinco e uso só ele. Hehe...
      Ficar de bom humor, leve, sem preocupações é tão bom, não?
      Um abraço!

      Excluir
  5. Que bom, Thais! Compartilha com a gente sua experiência ;)

    ResponderExcluir
  6. Olá estou gostando muito do blog, ele está me ajudando a controlar os impulsos de compras. Meu objetivo é ter menos e usar mais! Confesso que não consiguirei ter apenas 17 peças. Essa semana fui comprar MAIS roupas para academia (eu tenho 2 guarda roupas e uma comoda só p/ academia), de agora em diante irei comprar roupas simples tipo regatas e legging, assim posso aproveitá-las p/ sair e qdo ficar um pouco velha coloco p/ dormir. Pensei tb em comprar regatas de cor clara ou branca e qdo desbotar eu tinjo (de preto q é + fácil)O q vc achou da idéia? q tal elaborar melhor e fazer um post das roupas multifuncionais e tb de tingir as peças? bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, andreia!
      Gostei da ideia! Vou fazer sim. Eu sei que a Lud tinge sapatos que são bons, mas ficam velhos e manchados. Minha irmã é artista plástica e ela adora experimentar pintando roupas. Ela está pintando uma calça minha que manchou. Vou tirar fotos e colocar aqui. Sobre roupas multifuncionais, boa ideia. Vou dar uma pensada...
      Beijo!

      Excluir
  7. Que eu goste de usar a roupa tem sido um critério fundamental pra mim! É engraçado: mesmo com apenas 33 peças pra usar durante 3 meses, sempre tem uma roupa ou outra que NUNCA uso - normalmente, porque é desconfortável ou não me cai bem. Essas peças vão na hora pra doação.

    No começo do processo, cheguei a ficar com medo de ficar sem nada, e até hoje odeio a sensação de ter jogado dinheiro fora numa coisa que não me agrada, mas tudo é aprendizado, né? E é melhor descartar do que se apegar e insistir no erro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Lu. Eu também tenho umas que eu acabo nunca escolhendo para usar. Logo, para quê manter, né? Estou me desfazendo aos poucos. 33 peças? Confesso que tenho bem mais, mas vou diminuindo aos poucos :)

      Eu fico pensando muito também no tanto de dinheiro que desperdicei com coisas inúteis na vida. Principalmente caindo na tentação das promoções. Já comprei várias coisas só porque estava mais barato do que normalmente. Mas, se eu nunca usei, até um real é caro, né?

      Excluir
    2. Também tenho muito mais que isso! Seleciono 33 pra usar por 3 meses, e "escondo" o resto. O projeto é esse aqui, ó: http://theproject333.com/getting-started

      Excluir
    3. Não conhecia, Lu. Interessante. Você está curtindo?

      Excluir
  8. Fernanda:

    Pena que não tem como a gente saber qdo recebe uma resposta por aqui, né?
    Gosto muito da frase " tudo é caro qdo não é necessário". Estou lendo o livro " Vista quem vc é" da Fê e Cris da Oficina de Estilo ( site) e elas dizem que o ideal é que cada parte de baixo ( calças, saias, shorts, bermuda, VESTIDO) do nosso armario tenha 5 partes de cima coordenaveis ( blusa, camisa, camiseta, bata, jaqueta, cardigã, casaco, etc)...achei que faz sentido e vou procurar entrar nessa...ainda mais pq elas dizem- veja só se não é verdade-que a parte de cima é o que as pessoas reparam mais, pq fica perto do rosto...então usar 5 blusas diferentes com a mesma calça, dá impressão que a pessoa mudou de roupa...já usar a mesma blusa com 5 calças diferentes, parece que a pessoa continua com a mesma roupa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe... Faz todo sentido mesmo. Nunca tinha pensado nesse detalhe das pessoas repararem mais na blusa. Verdade.
      E quanto mais versátil é a calça, mais dá para fazer isso. Calças de cores neutras, com um modelo mais básico. Se vestir de forma básica é bem mais fácil, não?
      Adorei a frase! Vou levar pra vida!
      Beijo!

      Excluir