terça-feira, 31 de maio de 2016

Ajude as pessoas a manterem seus hábitos

Cena comum: um colega está de dieta há alguns dias e comenta que está com vontade de comer algo que não deveria. Logo aparece alguém para incentivar. Mesma coisa para quem tenta economizar. E também para quem tenta manter quase todo tipo de hábito. Já repararam como nunca aparece alguém para falar: "come esse sorvete não, você precisa continuar na dieta"?

Ninguém quer ser o chato que fica podando os outros. É normal então tentar ser o colega legal que dá força para quem quer se entregar a um prazer momentâneo, mesmo que vá contra o interesse da pessoa.

Além disso, quando alguém se entrega a um impulso, nos sentimos menos mal por fazermos o mesmo, validando nossas escolhas de vez ou outra enfiar o pé na jaca. Se o outro consegue resistir, isso coloca uma pressão maior em nós mesmos para resistir também. E ninguém gosta de pressão.

Mas já reparam como é muito mais fácil manter hábitos quanto os outros nos incentivam a fazê-lo? Então queria propor que, quando alguém perto de você vier com essa de...

"Eu estou estressado/cansado/chateado e por isso mereço comer esse chocolate/comprar esse celular novo/faltar na academia hoje."

... ao invés de falar "Isso mesmo", a gente comece a falar...

"Isso só vai fazer você se sentir pior depois. O que você merece mesmo é cuidar de você, da sua saúde/suas finanças/seu objetivo a longo prazo.".

Pode parecer difícil de falar e de ouvir, mas eu prefiro imensamente as pessoas que realmente se preocupam comigo o suficiente para enfrentar os meus impulsos chutadores de baldes e me ajudar a manter minhas resoluções e meus hábitos.

15 comentários:

  1. uma época várias meninas no meu trabalho se matricularam na academia. eu era a chata que ficava pegando no pé de quem faltava. hoje em dia só eu continuo indo....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você fez a sua parte, Ronise. Mas realmente a atitude tem que ser da pessoa, né? Não dá pra forçar nem insistir demais. A dificuldade é saber o limite...

      Excluir
  2. Verdade! Vou prestar atenção a como reajo aos impulsos autossabotadores dos amigos.

    ResponderExcluir
  3. Amei a sua reflexão, a maneira que incentivamos o outro diz muito sobre nós mesmos.
    Beijooo!!!

    http://www.mulheremcasa.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Fernanda,

    A maioria das pessoas tem o hábito de dizer o que o outro gostaria de ouvir e não o que é melhor. Infelizmente. Cabe a nós fazer a diferença, gostem ou não. O que importa é uma consciência tranquila. Bjs. Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem pensado, Maria. Também acho que cabe a nós fazer a diferença. Claro que a gente também não pode forçar os outros, e tem gente que realmente não vai querer escutar que não deveria chutar o balde. A gente tem que ir tentando perceber esses casos, mas a consciência realmente é um fator fundamental. Beijo!

      Excluir
  5. Amei essa reflexão.
    É um comportamento simples, mas que pode significar a diferença na vida de alguém. De repente esse pequeno apoio pode fazer a diferença crucial entre a pessoa persistir um pouco mais e alcançar seus ideais, ou adiar mais uma vez seus sonhos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até o presente momento eu sempre fui o tipo de pessoa que "diz o que a pessoa quer ouvir" nesses casos, com o objetivo de ser agradável, e por hábito. A partir de agora vou me policiar, e vou corrigir esse comportamento.
      Obrigada pela dica!
      :)

      Excluir
    2. É um hábito mesmo, Anne. A gente faz sem pensar e na melhor das intenções, de ser agradável mesmo. Mas realmente esse apoio pode ser crucial, como você disse, então acredito que vale a pena ;)
      Abraço!

      Excluir
  6. Muito legal seu post!
    Bj e fk c Deus
    Nana
    http://nanaeosamigosvirtuais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Comigo aconteceu o inverso, pois eu não queria chutar o balde.
    Estava fazendo reeducação alimentar e fui para uma festa de criança. Recusei os doces e os refrigerantes e os meus "amigos" ficaram indignados com a minha recusa! Diziam pra eu ser feliz, que eu comer "de vez em quando não faz mal" (sendo que este "de vez em quando" se tornou quase sempre em minha vida). Então, me senti mal, acabei cedendo.
    Então adotei a regra do silêncio e isolamento: não falo que mudei minha alimentação pra qualquer pessoa e não saio mais com estes "amigos", pra eu não me sentir mal depois. Apenas com uma amiga que não tenta me sabotar.
    E o engraçado é que sempre incentivei todos a mudarem. Estes amigos também me incentivavam, mas quando resolvi começar, parece que ficaram com inveja. Para o bem da minha saúde, me distanciei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, esse tipo de reação é comum. Como não concordo, e como não temos poder de mudar a reação dos outros, o melhor que podemos fazer é não sermos como essas pessoas.
      Na verdade, não é exatamente inveja que elas sentem. Elas se sentem é pressionadas a fazerem o mesmo, porque se você consegue elas deveriam conseguir também. É uma defesa... Nesses casos, o que eu costumo fazer é ser firme. Falo que não quero, que estou feliz assim e ignoro qualquer outro comentário. Mas tem gente que exagera mesmo, e aí não tem jeito: o melhor é se afastar. Você tem razão...

      Excluir