sexta-feira, 1 de abril de 2016

Dicas para se livrar das dívidas

Acredito que ninguém acha que ter dívidas seja bom. No post anterior, falei mais sobre o tanto que elas acabam com nosso dinheiro, além de consumirem nossa paz e impedir que aproveitemos novas oportunidades.

Vou agora falar um pouco sobre como quitá-las.

1) Corte gastos. Tudo que não for essencial, corte. Essencial mesmo. TV a cabo é legal, mas não é essencial. Nem fazer unha no salão, nem ir pra balada, nem comprar roupa nova. 

Quanto mais rápido e mais gastos você cortar, mais rápido vai sair da dívida e poder inclusive escolher voltar a arcar com esses e outros gastos, mas agora sem pagar juros.

Pense que é temporário. Se você realmente quiser voltar a gastar depois com essas coisas, assim que terminar de pagar as dívidas, você volta.

2) Escolha que dívidas pagar primeiro. Comece com aquelas com juros mais altos. Geralmente são as de cartão de crédito e cheque especial. Como os juros fazem com que as dívidas aumentem cada vez mais, corte aquelas que estão aumentando mais rápido. Assim, vai se livrar de todas mais rapidamente.

3) Negocie o pagamento. Pode parecer que não, mas sempre há espaço para negociar dívidas. Pense que você tem o dinheiro, logo, o poder. Tente pagar à vista, e peça desconto por isso. Faça drama. Para seu credor, é melhor ter o dinheiro em mãos o mais rápido possível. Se aproveite disso e tente pagar menos. Adiantar parcelas de financiamento também é excelente. 

É preciso agressividade para realmente acabar com as dívidas, porque os juros compostos fazem com que elas aumentem numa velocidade enorme. Lute contra isso. É possível, e vale muito a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário