sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Por que não tenho metas financeiras para 2016

Não lembro exatamente quando comecei a definir metas anuais, mas sei que sempre tinha uma meta financeira no meio. Era sempre o montante total que eu queria ter no fim daquele ano, considerando o que eu ganhava e o que eu podia guardar, sempre forçando um pouquinho mais para cima.

Sempre atingi minha meta. Sou disciplinada e nunca fui muito de gastar.

Mas ano passado foi um ano muito estressante para mim. Trabalhei demais, aproveitei de menos. Juntei muito, é claro. E superei a meta. Mas o custo foi alto.

Não a economia. Nunca me arrependi de ter poupado. Mas o excesso de trabalho. Foquei minhas energias todas nele. Não sobrou muita coisa. E o pior é que no começo parece ser uma boa ideia, mas com o passar do tempo aquilo vai desgastando de tal maneira que nem no próprio trabalho eu conseguia render mais. Não tem jeito. Nossa energia mental também é recurso limitado. E ela sofre quando é usada ao extremo. E diminui quando não temos tempo para recarregá-la.

Então este ano vou continuar trabalhando, economizando e investindo. Mas não quero que esses sejam o único foco da minha vida. Vou tentar equilibrar me dedicando mentalmente a outras coisas importantes para mim. Já estou começando. 

4 comentários:

  1. Eu abri mão de 50% do meu salário pra ter paz de espírito. Consegui juntar alguma grana sim, consegui viajar e tudo o mais, mas o estresse quase acabou comigo... evoluiu pra depressão e aí eu tinha dinheiro mas não tinha vida. Desde agosto do ano passado as coisas se apertaram mais, mas finalmente comecei a sentir os frutos disso, minha vida está bem mais leve. :)

    http://anna-costa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saber que não estou sozinha nesta é reconfortante, Anna. Obrigada! E me dá esperanças. Estou fazendo um movimento para isso também. Espero chegar lá em breve :)

      Excluir
  2. O melhor é buscar o equilíbrio mesmo. Sucesso aí em 2016.
    Blog super atualizado com as novidades da cerimônia do casamento e da viagem da lua de mel! Passa lá quando puder.
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir