segunda-feira, 8 de junho de 2015

Análise financeira dos gastos com a casa

Agora que já estou morando na casa nova há quase um ano, consegui estabelecer uma rotina. Tanto as tarefas quanto os gastos da casa já se estabilizaram há alguns meses. Aproveitei então para fazer algumas análises.

Primeiro, os gastos mês a mês, para ver se estavam estáveis mesmo. Estão, e até com uma diminuição nos últimos meses:


Fiz então a média dos gastos com cada categoria. Com pequenas exceções, eles têm ficado estáveis também:


Bem perto do que eu imaginava. Meu condomínio é um pouco mais caro do que eu gostaria, mas o aluguel é bem barato para compensá-lo (o proprietário me confessou isso). O nosso hábito de beber vinhos tem custado caro, mas a notícia boa é que agora temos um estoque e estamos um tempo sem comprar já. 

O que dá para diminuir ainda é a luz, que vem aumentando de preço, mas podemos diminuir o gasto. E as refeições, que são aquelas que compramos fora e as que mandamos entregar, mas para isso eu precisaria de mais tempo para cozinhar, e tempo é o que anda mais faltando.

O lado bom também é que os gastos com a casa estão consumindo menos da metade do meu salário. Então, mesmo morando de aluguel e ainda arcando com meus outros gastos particulares, ainda estou conseguindo guardar dinheiro.

Claro que há espaço para melhorar, mas estou bem satisfeita com o que já consegui.

4 comentários:

  1. Que bom que está conseguindo administrar bem o seu dinheiro, coisa rara no nosso país.
    Bj e fk c Deus
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom mesmo, Nana! Infelizmente, a gente não recebe educação financeira na escola, e raramente em casa. Mais infelizmente ainda, isso não é nem de perto exclusividade do nosso país. Beijo!

      Excluir
  2. Parabéns pelo controle do orçamento. Senti falta apenas de um percentual ai para a construção de um fundo de emergência ou para investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Douglas! Esses números são só meus gastos com a casa. Minha análise financeira completa anual foi feita aqui: http://minimalizo.blogspot.com.br/2015/01/balanco-financeiro-2014-fernanda.html. Eu acho importantíssimo ter dinheiro investido e guardado para emergências, e venho aumentando os montantes continuamente ;)

      Excluir