terça-feira, 9 de setembro de 2014

Promoção? Vitrine? Nem olho

Eu trabalho em frente a um dos maiores shoppings de Belo Horizonte. Portanto, com uma certa frequência, vou almoçar lá. Até chegar à praça de alimentação, passamos por diversas lojas. Logo no começo, me assustei quando percebi que o pessoal sempre ia reparando nas vitrines no caminho, e volta e meia entravam em uma loja e compravam algo. Eu nem olhava para as vitrines. 

Até que comecei a reparar. E daí foi um pulo para começar a achar que eu precisava de roupas  ou outros objetos novos, que eu seria muito esperta se aproveitasse uma promoção ou outra e por aí vai. É impressionante como a mente da gente funciona, como ela responde a estímulos e como aquele papo da publicidade de criar necessidades faz todo o sentido.

Tem gente que gosta de olhar vitrines e promoções, mesmo sem intenção de comprar. Minha impressão é que, se você olhar demais, acaba criando tal intenção, e depois se frustando por não poder comprar. A vontade de comprar vai se acumulando tanto que, quando a gente faz a compra, se sente super realizado. O problema é que não pára por aí, a intenção reaparece, a gente compra, ela aparece de novo... Não tem fim.

Por isso, eu prefiro nem olhar. Passo reto mesmo. 

7 comentários:

  1. Então somos duas... Quando quero algo e penso em economizar, me lembro que a melhor maneira de fazer economia é não comprar algo que não seja estritamente necessário.

    ResponderExcluir
  2. Eu já fui muito consumista. Teve uma época que eu tinha uns 5 cartões de crédito e consegui estourar o limite de todos. Perdi o emprego e fiquei com uma baita dívida. Levei um ano para colocar tudo em ordem. Aí eu aprendi. Só que parece que sou 8 ou 80....rs...agora para gastar...eu penso, penso, penso....e só compro qdo realmente é necessário. Passo reto tb! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Marcela! 5 cartões? Uau! Que bom que isso é passado. Hehe... Também acho melhor pensar bastante antes de comprar algo, como você falou. Continuemos assim. Hehe...

      Excluir
  3. Vale aquela coisa também de não sair com cartão crédito ou dinheiro mais que o realmente necessário. Mas aí cai naquilo que disse:

    "Se você olhar demais, acaba criando tal intenção [de comprar], e depois se frustando por não poder comprar."

    Depois que parei de visitar lojas online (meu vício!), descadastrei de vários e-mails e maneirei a leitura de blogs de beleza, tenho gastado bem menos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Andrea! Exatamente... Eu não gosto desse tipo de estratégia de sair sem dinheiro porque acho que assim a gente não se educa de verdade. Vira uma muleta, sabe? Prefiro trabalhar o hábito de gastar e consumir diretamente. Eu também passei por isso de descadastrar de lojas online porque, além da tentação, meu email ficava sempre lotado dessas coisas. É muito melhor, não é?
      Beijo!

      Excluir