quarta-feira, 19 de março de 2014

Revisitando as bijuterias

No ano passado, eu fiz  uma significativa seção de desapego com a minha gaveta de bijuterias. Doei um tanto de coisas, joguei outras fora... Uma beleza. 

Naquela época, uma das coisas às quais eu me propus foi a reparar se eu usaria as bijus que ainda guardei para saber se ainda tinha algo sobrando. Só que a vida continua e eu fui deixando isso para lá. Como a gaveta ficou tranquila de manter, sem me dar muito trabalho, fui deixando para lá.

Dia desses, ganhei uma pulseira nova e foi quando olhei de novo pra gaveta, e reparei que lá tinham coisas que eu não tinha usado desde o ano passado, quando fiz o primeiro desapego. Como estou em um momento de buscar desapegar com mais intensidade, juntei um tanto de coisas, até algumas que eu usava muito raramente, e doei tudo. 

Como a gaveta ficou ano passado, logo após a primeira desapegada.
A gaveta agora. 
Sei que muita gente gosta de ter muita bijuteria porque é um jeito relativamente fácil e barato de compor diferentes visuais com as mesmas roupas. Sei que às vezes eu vejo pessoas cheias de colares e pulseiras e acho bonito. Mas a verdade é que eu tenho preguiça de usar essas coisas. No meu dia a dia, eu acabo usando sempre os mesmos 3 pares de brinco, o mesmo relógio, e um colar uma vez na vida e outra na morte. Então... Para quê? Desapeguei.

Doei o colar de semente de açaí que eu nunca mais usei desde a minha adolescência, mais de dez pares de brincos e alguns colares e pulseiras. Só ficou o que é antialérgico e que eu uso.

12 comentários:

  1. Excelente Fernada. Eu também tenho me esquecido do destralhe das bijuterias exatamente pelo mesmo motivo, raramente uso, raramente olho. Também vou dar um destralhe, maravilha!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Inspirador! Farei o mesmo em breve. Sou daquelas que passa um mês com o mesmo brinco, apesar de sempre ganhar vários de presente.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou assim também, Rafaela, principalmente depois que descobri a alergia. Faça sim. A gente se sente leve depois :)
      Beijo!

      Excluir
  3. Oi Fernanda, tudo bem?
    Eu também fiz uma grande arrumação nas minhas bijus, doei muita coisa ano passado. Esse ano vou fazer de novo com as que eu guardei, mas acabei não usando mais. É muito bom desapegar!
    Beijos, bom fim de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Letícia! Tudo ótimo, e contigo?
      Foi exatamente o que eu fiz. Hehe... Espero não juntar mais para o ano que vem. É bom demais mesmo!
      Beijo!!!

      Excluir
  4. Eu já comprei muita coisa em lojas de 1,99 e desses hippies na rua. Mas eu esqueço de usar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu era assim. O lado bom da alergia é que eu parei com isso. Hehe... Depois que comecei a pensar sobre o minimalismo então, nem olho para essas coisas. A gente tende a acumular mesmo, porque parece ser baratinho, mas vai juntando gastos e tranqueira em casa. Para quê, não é?

      Excluir
  5. Oi, Fernanda! Menina, "adereços" são meu ultimo reduto não minimalista! Há anos estou na Simplicidade Voluntária e já fiz inúmeros destralhes de gêneros variados ( roupas, sapatos, papéis...tudo que vc pode imaginar!) ao longo dos anos.Sabe qual o unico destralhe dentre TODOS que, sendo bem sincera, lamentei? O destralhe de jóias de prata!

    Gosto de prata desde a adolescência...gastava meu dinheiro de mesada com isso! hahahaha Numa fase nem destralhadora, dei muitas pratas que achei que jamais usaria de novo, achava que tinha mudado meu estilo definitivamente e era prata indiana.

    Depois dessa lição e arrependendimento, posso dar TUDO e qq coisa, menos prata! =) São coisas eternas, modas que vão e vem, coisas que se enjoa e depois se sente saudades...mas, é bom precisar, adereços são uma paixão pra mim desde sempre: brincos, anéis, colares....acho genial aquela pessoa que usa o mesmo anel, o mesmo brinco, o mesmo colar...e vive assim ano após ano, vira marca registrada! ( uma amiga minha tem um filho que entrou pra faculdade agora e desde que o guri tinha UM ano, usa um colarzinho de ouro com um bonequinho...), só tira qdo precisa fazer algum procedimento medico! Acho muito bacana e de uma simplicidade admirável...mas reconheço que adoro variar, ter varios!

    Como tenho bastante coisa, eu vou fazendo rodízios! Adoro revisitar minhas peças, me lembrar da epoca e local onde comprei....acho que acessório pode mudar completamente uma roupa! Pra vc ter uma idéia, nas duas vezes em que fiz mochilão eu quase não levei roupa ( apenas uma pequena mochila que nem despachei) parecia o Pato Donald/ Mickey ( sempre com a mesma roupa, ou quase! hahahaha) , mas levei uma pequena necessaire pra variar os acessórios! hahahahaha

    Pra vc ter uma ideia, há uns 15 anos aconteceu de sair de casa sem brinco num dia em que eu ficaria o dia todo fora( depois disso, jamais! mais facil eu sair sem calcinha! rs) e fiquei tão agoniada que só sosseguei qdo comprei um! ( coisa de doido, hahahaha)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Ana!

      Se você gosta, seja feliz assim. Eu acho que a grande sacada do minimalismo é fazer a pessoa descobrir o que é o mínimo para ela. É se livrar do que é bobagem e supérfluo, para poder se dedicar ao que realmente é essencial. E o que é o essencial é diferente para cada um, não é? Eu só acho importante a gente ter consciência de por que faz cada escolha e quais são as consequências.

      Obrigada por compartilhar e desculpa a demora para responder :)

      Excluir
  6. Fernanda! Dei risada quando você disse que acha bonitos os acessórios nos outros, mas que tem preguiça de usar e que sempre acaba usando os mesmos... ahahaha... eu sou bem assim e nunca tinha conhecido alguma mulher parecida nesse quesito... ! Dá um trabalho pensar no "look", né? Tenho muita preguiça. Talvez seja porque, no fundo, a gente não ache isso realmente importante...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é isso mesmo, Evelize. Bem pensado. No dia-a-dia, eu prefiro gastar energia com outras coisas, logo eu devo achá-las mais importantes :)

      Excluir