segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Consertar: agora ou nunca

Sabe quando alguma coisa estraga - uma blusa que soltou um botão, a bateria de um relógio que acabou, um mp3 player que parou de funcionar - e a gente deixa no armário, ali no canto, se prometendo que em breve vai levá-la para consertar?

E assim se passam dias, semanas e meses. Aquela coisa ocupando espaço e constantemente nos lembrando que temos que levar pro conserto, nos fazendo pensar como a gente sempre tem coisa para resolver e nunca acabam as pendências e ó vida cruel - mas continuamos enrolando.

Já vivi isso inúmeras vezes, e uma das decisões que tomei com o minimalismo é que nunca mais.

Assim que algo quebra ou estraga, a primeira coisa que penso é se eu preciso mesmo daquilo. Pode ser um bom momento para eu despegar. Se a resposta for que não, ótimo. Já coloco para doação ou no lixo.

Se realmente eu uso o objeto, aí vem a segunda análise. Vale a pena consertar? Em alguns casos, o preço e/ou os esforços são tão grandes que é melhor abrir mão da coisa ou comprar uma nova. Nesse caso, novamente, lixo ou doação.

Tudo isso considerado e eu ainda quero consertar o objeto? Então tenho que fazer isso o mais rápido possível, para evitar a situação do início do post. Deixo o objeto em cima da cama, para eu lembrar sempre que entrar no meu quarto que eu preciso dar jeito nele, e anoto a pendência na minha lista.

Nas últimas semanas, já consertei um sapato e uma blusa. Doei uma blusa que perdeu os botões e que eu nem usava tanto assim. Tenho ainda pendente um relógio para trocar a pulseira, o que já me programei para fazer na próxima quarta-feira.

16 comentários:

  1. Eu também estou me propondo a consertar os objetos tão logo eles estragam/quebram.... essa é uma das coisas que sempre ia adiando! E como você disse, às vezes passavam-se meses e o objeto continuava lá, esquecido.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente tende a adiar mesmo, por isso o esforço pra não deixar isso acontecer. Vamos em frente ;)
      Beijos!

      Excluir
  2. Também estou me organizando pra consertar alguns sapatos, roupas e um óculos que gosto muito, cuja armação quebrou! Gostei da dica de deixar o item bem à vista pra que isso nos motive a dar logo um jeito nele!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou, Bruna. Está dando certo para mim. Hehe...
      Abraço!

      Excluir
  3. Oi Fernanda,

    Eu quase sempre me dou mal nas minhas tentativas de conserto. Tipo mandar consertar um aquecedor cujo conserto saía 1/3 do preço de um novo. Consertado, durou 1 dia e parou de novo, Foi de novo para o conserto, voltou ok, durou um dia e parou de novo. Daí eu desapeguei, joguei no lixo, só para não gastar mais energia com o troço. Assim que nem esse exemplo, eu tenho outros, com pequenas variações. É que muitas coisas, principalmente eletrônicos e eletrodomésticos não são mais feitos para serem consertados, as peças são caras, a mão de obra também, então acaba não compensando.
    Roupas eu mando reformar, se eu gosto da peça, senão vai para o lixo ou doação também. Mas não guardo coisa estragada, de jeito nenhum, se não vai para o conserto logo, eu me livro, para não juntar tralha. Não tenho nem espaço para guardar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você já tem esse desapego, Daniela. Sobre as coisas não serem mais feitas para serem consertadas, você tem toda razão. Elas são feitas para terem um tempo útil de vida baixo mesmo, para as pessoas estarem sempre comprando mais e mais. Então acaba que nem vale a pena mesmo. Acho isso horrível, porque gera mais lixo no planeta e mais consumismo, mas é um fato. Você tem razão. Bem lembrado.

      Excluir
  4. Não é ótima a sensação de resolver tudo rápido??? =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe... Ótima mesmo! Adoro quando eu resolvo algo tão rapidamente que nem chega a entrar na minha lista de pendências.

      Excluir
  5. Cadê a Lud? Sinto falta dos posts dela (não que eu não goste dos seus, tá, rsrs)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Obrigada... A Lud está dando um tempo e na verdade nem sabe se vai voltar. Ela está em um momento de reflexão mais interno. Vou falar com ela do seu comentário. Ela com certeza vai ficar feliz. :)

      Excluir
  6. kkkkkkkkkk aqui em casa tem um monte de sapatos para colar e mandar p sapateiro , hj vou dar o fim neles!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente, gisele! Resolve isso aí e se livra daquilo que é desnecessário e bota para uso o que não for. Você vai ver como vale a pena :)

      Excluir
  7. Oi, Fernanda, que bacana encontrar este projeto seu e de Ludmila. Também estou nesse processo de desapego e simplificação. Não é fácil. E talvez a questão do consumo seja até a mais simples. Mas a gente se apega a tantas coisas, né? Ao lugar em que a gente mora, aos conceitos que a gente tem sobre a vida. A questão é mesmo exercitar o tempo todo. Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Graziela! Quanto tempo! Tudo bem com você? No começo, é mais difícil mesmo. Depois, quando a gente começa a ver os resultados, fica uma delícia. Eu adoro. Me sinto muito mais leve e livre. E se exercitar o tempo todo é preciso mesmo, mas vale a pena. Abração!

      Excluir
  8. Ahhh nem me lembre daquelas peças de roupa q estão encostadas há meses esperando conserto!!! O pior é que metade delas eu mesma consigo consertar, é falta de vergonha na cara mesmo. Pura procrastinação!!! Mas seu post me deu ânimo e vou colocar as que eu posso costurar em cima do sofá hj mesmo, enquanto estiver vendo o jornal já dou um jeito nisso, as que devem ir na costureira levarei no sábado. E tenho dito! rs
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe... É bom lembrar mesmo que aí você resolve isso de uma vez. Faz isso mesmo! Depois me conta! Abração!

      Excluir