quarta-feira, 24 de abril de 2013

Desapego de opiniões

Eu já fui aquela pessoa que achava muito importante ter, como diz o Raul Seixas, "opinião formada sobre tudo". Como eu ia participar de uma conversa sem ter um lado para defender, gente? Ainda mais sendo estudante de (e depois formada em) Direito?

Mas é aquela coisa: quanto mais vivo, mais leio e mais aprendo, mais vejo quão complexo o mundo é, e quão difícil é estabelecer quem está certo e quem está errado em diversas situações. Sem falar que a gente muda de ideia. Eu não acho que isso seja sinal de incoerência, mas de amadurecimento.

O resultado é que larguei mão de sentenciar verdades em vários assuntos. Prefiro escutar, refletir, e às vezes não chegar à conclusão alguma. Antes isso me afligia, mas agora estou em paz com esse resultado.

Prefiro ser essa metamorfose ambulante.

5 comentários:

  1. Totalmente de acordo com a metamorfose ambulante. Tem também um ditado, que dizem ser de Confúcio: 'Somente os gênios ou os muito estúpidos nunca mudam de opinião". Como a maioria do povo está entre essas 2 categorias, vivemos mudando de opinião.

    ResponderExcluir
  2. Uhum, penso por aí também... acho que não estamos prontos ou sabemos sobre tudo, hoje pode ser que pense assim, amanhã já não sei... acho que as coisas mudam, nós mudamos e amadurecemos... isso é muito bom!

    ResponderExcluir
  3. Lud, eu estou vivendo uma situaçao nova. depois de muitos anos lecionando pra muito pouca gente, uma turma que ja vinha um pouco trabalhada pra abrir a cabeça e pensar de forma mais ampla sobre o mundo, agora estou dando aulas numa grande universidade, onde tem MUITA gente que pensa diferente de mim em quase tudo. Na verdade, a minoria sou eu - a chata, que quer descriminalizar tudo, de drogas a aborto, que quer justiça social, mais escola e menos cadeia, igualdade, etc. Eu tenho um problema, pois sou paga pra dar opinião. É meu papel. Mas eu to ficando tao cansada! Nem na sala dos professores eu consigo mais falar. Eu ouço barbaridades de alguns colegas (no meu ponto de vista) e me faltam energias pra responder. Nao sei se é porque eu penso como vc, ou se simplesmente acabou a energia. E me chame de covarde, ou o que for - quero trabalhar com gente que pensa como eu. Nao to a fim de gastar energia ouvindo - mesmo que eu nao fale, isso me revolta nas minhas entranhas, gasta muita energia - ou falando com gente que pensa muito diferente de mim. é perda do meu tempo, que é precioso, da minha vidinha que já é tao curta... sei lá. :/ ai, to cansada.

    ResponderExcluir