terça-feira, 30 de abril de 2013

Aprendendo a dizer não para convites

Infelizmente, tempo é recurso limitado, então a gente tem que fazer escolhas sobre o que fazer com ele. Nessa, a gente tem que dizer não para alguns convites. É difícil, viu? A pressão social é enorme, e a gente ainda fica sentindo que está perdendo alguma coisa, mas não tem jeito.

Quando eu era adolescente, era normal eu marcar 3 programas para a mesma noite, com turmas diferentes. Ficava um pouquinho no aniversário de família, depois ia dar uma passada em um programa em um bar e, por fim, ia para uma boate ou festa de amigos.

Eu não aproveitava direito nenhum dos programas (talvez o último) e todo mundo ficava reclamando que eu ia embora cedo demais, ou que estava chegando tarde demais.

Hoje em dia eu tenho ainda um outro complicador que não tinha na adolescência: eu preciso dormir umas sete horas por noite pra funcionar no dia seguinte. E eu preciso funcionar no dia seguinte. Coisas de adulto, sabe?

Então, apesar de ser difícil dizer não para um convite, é preciso. Algumas pessoas ficam chateadas, outras vão te encher o saco (não aguenta nada, bla bla bla); mas, se você explicar com jeito, todo mundo vai entender. E, se não entender, paciência. Como eu disse lá no começo, tempo é um recurso limitado. Eu não posso mudar isso.

Um comentário: