sexta-feira, 22 de março de 2013

Minimalismo na Mala da Praia

Acabei de voltar da minha primeira viagem para a praia depois que o minimalismo entrou na minha vida. Fiquei uma semana. A mala foi um desafio. Apesar de eu não ser de me arrumar muito, eu tendo a levar um tanto de coisa baseada em possibilidades remotas (vai que sou convidada para uma festa de gala, vai que meu biquíni estraga e preciso de outro, vai que de repente faz um frio glacial etc. etc.). Este ano, consegui me conter.

Toalha. Como fiquei em hotel, usei a deles. Então, contrariando o Guia do Mochileiro das Galáxias, não levei toalha.

Produtos. Contando com o hotel, também não levei sabonete (deu certo). O namorado levou o shampoo e o condicionador (usamos o mesmo) e eu levei o protetor solar para os dois. Mais escova e pasta de dente, desodorante e hidratante.

Sapato. Praia é lugar de chinelo. Além dele, fui com um tênis no pé (pra jogar tênis, correr e fazer passeios com caminhada) e levei uma sapatilha preta para as noites. Com short, ficava despojado. Com vestido, mais chique.

A foto está escura, mas é a única em que eu apareço de corpo inteiro sem ser de biquíni. Olha a roupa: short, blusa, sapatilha. Ah... Deu pra perceber pra onde eu fui, certo?
Shorts, calças e saias. Short é uniforme de praia, então levei 5 (2 pro dia, 2 pra noite e 1 pra jogar tênis). Calça, só a do corpo (sinto muito frio em aviões). Levei uma saia, mas não usei.

Vestidos. Levei um bonitinho para passear, ir em restaurantes, mas que não ficava demais para ir ao shopping, sabe?

Blusas. É o que mais levei. Fresquinhas, que não amarrotavam. Levei 9. Usei 8 (foi o mais próximo da perfeição que cheguei). Levei um casaquinho leve, que foi no corpo.

Além disso, a bolsa com as coisas de bolsa mesmo, máquina fotográfica, kindle, canga, roupa íntima e biquíni.

Foi quase perfeito! Não precisei de nada que não tinha levado e só voltaram uma blusa e uma saia sem usar.  Fui com a bolsa de mão e uma mala pequena, super fácil de transportar.

Fiquei pensando que, se fosse o caso de aparecer um evento (o que não aconteceu), eu me virava e comprava algo lá. Afinal, não estava indo acampar longe da civilização.

Praia é lugar de usar pouca roupa. A maior parte do tempo, é biquíni, chinelo e canga.

Uniforme da praia.

4 comentários:

  1. Que delícia, FErnanda! eu também ando me virando com malas minimalistas de férias. A minha mala pra um mÊs de Uruguay no ano passado foi boa, mas durante a viagem já saquei que dava pra ter sido menor ainda. levei coisa demais que acabei não usando. a próxima vai ser mais enxuta ainda! é questão de treino, a gente vai aprendendo o que funciona ou não!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Emília. Concordo totalmente. É questão de prestar atenção e ir aprendendo. Inclusive reparar nos diferentes contextos. A mala da praia é diferente da de viagem a trabalho, da viagem pra um lugar frio etc. Obrigada pelo comentário :)

    ResponderExcluir
  3. Esse ano, pra cinco dias na praia levei uma mala de bordo - e com espaço vazio! Mesmo assim, não usei tudo que levei. O ruim da praia é a quantidade de "tralhas" que a gente precisa levar: chapéu, filtro solar (muito!), hidratante... mas a pouca roupa compensa. :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tão bom viajar leve, né? Sem nem precisar despachar mala então!

      Eu esqueci o chapéu dessa vez. E senti falta. Vacilo. E eu levei óculos escuros e não usei. Eu odeio óculos escuros. Acho que deixa tudo sem cor. Não sei por que eu ainda cismo em levar pros lugares.

      Mas é isso mesmo. A pouca roupa (e sapatos também) compensa :)

      Excluir