terça-feira, 26 de março de 2013

Coletor menstrual: prático, econômico e minimalista

Costumo dizer que o coletor menstrual e o kindle foram as melhores descobertas minimalistas que eu já fiz. Deixa eu contar para vocês.

O coletor menstrual é um copinho de silicone ou plástico que a gente insere na vagina para que o sangue menstrual caia e fique ali. Deve ser colocado um pouco abaixo de onde fica o O.B., sendo mais confortável e tendo ainda a vantagem de não ressecar a região.

O sangue desce e fica dentro do copinho, sem contato com o ar, que é outra grande vantagem. O contato com o ar é que dá aquele cheiro horrível. Quando a gente tira o coletor, o liquido lá dentro tem cheiro de ferro, sabe? De sangue fresco. Muito mais agradável e higiênico.

Depois de um certo tempo, é só tirar, jogar o líquido na privada e lavar o copinho. Você vai perceber com o tempo com que frequência precisa fazê-lo (eu tiro de 2 a 3 vezes por dia). Então, é só colocar de novo. Outra vantagem do coletor. Você não precisa gastar todo mês com um tantão de absorventes e nem produzir tanto lixo. É muito prático e econômico. Com uns 4 meses, eu já estava no lucro. O meu custou 70 reais, e já uso há mais de um ano. A duração é de vários.

Antes de começar um novo ciclo, é fundamental ferver água em um recipiente com o copinho dentro, para desinfetar, mas cuidado para não esquecê-lo na água por um hora. Ele derrete. Eu perdi meu primeiro assim, em uma ocorrência de lerdeza extrema.

Usar o coletor mudou muito minha relação com a menstruação. O cheiro não me incomoda e preocupa mais, eu consigo saber direitinho o tanto que estou menstruando, não fico com aquele volume chato entre as pernas e nem com aquele O.B. me dando cólicas, não preciso lembrar de comprar absorvente, e nem carregar reservas na bolsa. Me sinto mais limpa e confortável. E de quebra ainda economizo e não poluo o meio ambiente. Só tem pontos positivos. Recomendo fortemente para todo mundo que menstrua.

O meu é desse modelo, do verdinho.
O meu é da marca Meluna e comprei pelo site, mas há outras opções. Já ouvi falar do Misscup e do LadyCup.

Fui convencida a testar o coletor graças a este post no Blogueiras Feministas, que ainda por cima tem excelentes dicas.

Sou usuária fiel e satisfeita do coletor há mais de um ano. Se tiverem duvidas, e só falar.

82 comentários:

  1. Comprei o meu há 3 meses e tb me dei super bem. Agora recomendo pra todo mundo! :-)

    ResponderExcluir
  2. Acho a idéia tão fantástica que resolvi testar. Comprei um Misscup. Só que, na prática, foi um desastre!
    Desisti.
    :-(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi um desastre como, Vanessa? Conta pra gente! É bom o pessoal fica informado :)
      No começo, o meu vazava muito. Mas é que eu não colocava direito. Depois que eu aprendi alguns truques, não tive mais problemas. Se for algo assim que aconteceu contigo, talvez eu possa te ajudar.

      Excluir
    2. Não consegui tirar o treco. Testei num dia não menstruada. Colocar foi fácil e ficou confortável lá dentro. O desastre foi na hora de tirar. Não consegui de jeito nenhum e quem teve que fazer isso foi......meu marido.

      Excluir
    3. Que horror, Vanessa!
      Conheço uma menina que passou por isso também.
      Isso deve ter acontecido porque você colocou muito lá no fundo. A gente acha que é igual OB, mas não é. Ele tem que ficar abaixo de onde sai o sangue, na pontinha mesmo. Encostando o dedo, deve dar pra sentir a pontinha.
      Quando isso acontece, a manha é sentar na privada (que aí a gente fica com as pernas bem abertas), relaxar e tentar alcançar a ponta com o dedão e o indicador. Relaxar é o mais importante, porque caso contrário os músculos seguram o coletor lá dentro.
      Que pena...
      :(

      Excluir
    4. Pra tirar é só fazer uma forcinha, ele desce, aí vc aperta a base pra desfazer o vácuo e tcharã!

      Excluir
    5. Mesmo que ele vá lááá para cima, e nÃo tenha pontinha (cortei a ponta do meu), a saída só depende de desfazer o vácuo. Com vácuo ele desce, mas não sai.

      Excluir
    6. Então, nessa parte teórica eu tava craque. Li e reli. E o treco não estava muito fundo, não. Eu conseguiu senti-lo perfeitamente, só não "tinha espaço" para manipular.
      Enfim, essa eu passo. Vou minimalizando em outros aspectos da vida :-)

      Excluir
    7. Pois entao, comprei o meu e estou usando pela primeira vez. meu fluxo é intenso entao sempre usava vaaaarios absorventes interno e tinha que usar o externo tbm nos dias de maior fluxo entao gastava um dinheirao por mes. o meu problema eh com o vazamento. vazou de noite e agora a pouco tbm. mesmo o coletor nao estando cheio ( so pela metade). Eu coloco ele tireitinho. verifico para ver se nao ficou amassado em alguma parte e tal, mas mesmo assim vaza. sera que estou fazendo algo errado? sera que estou colocando mto no inicio?
      alguem tem uma dica para me dar?

      Excluir
    8. Tenho vaaaaaárias dicas, porque eu tive esse problema no começo também. Vou preparar um post sobre isso para te ajudar ;)

      Excluir
  3. Fernanda,

    Sabe que eu nunca, nunquinha, tinha ouvido falar nisso? A ideia me parece muito boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Daniela!
      Eu também só fui conhecer pelas Blogueiras Feministas. O coletor não é muito divulgado no Brasil. Parece que está começando a ser vendido aqui há pouco tempo. Sem contar que as fabricantes de absorvente são muito fortes, e perderiam muito com isso.
      Se tiver mais dúvidas, pode perguntar ;)

      Excluir
  4. Vc afirmou "O sangue desce e fica dentro do copinho, sem contato com o ar, que é outra grande vantagem. O contato com o ar é que dá aquele cheiro horrível.": seu corpo não tem ar no interior? Seria ele hermeticamente fechado? rs :-))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Você insere o coletor dobrado e deixa que ele volte à sua forma original lá dentro no corpo, quando então ele cria um vácuo, impedindo que o ar entre. :)

      Excluir
  5. Gente preciso pra ontem! Mas será que serve pras ciclos do tipo "Cataratas do Iguaçu"? Já passei VÁRIOS vexames da rua com os absorventes tradicionais/internos. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe...
      Fer, existe um tamanho maior para quem tem fluxo mais intenso. No meu segundo dia, que é mais forte, o que eu faço é tirar e limpar mais vezes. De 5 em 5 horas, por exemplo. Se mesmo assim eu estiver com medo de vazar, complemento colocando um daqueles absorvente fininhos que o pessoal chama de protetor de calcinha, sabe?

      Excluir
    2. Sim, finalmente passei a ser feliz mesmo sendo Cataratas! Em vez de trocar um ob gigante e inchado a cada 1h30/2h, com tudo de ruim que ele tem (ressecamento, cheiro, vazamento, cólicas), esvazio o meu coletor a cada 4 horas (6 ou 8 nos dias de menor fluxo). Alguns dias uso um externo fininho por precaução, mas só tive mesmo um acidente antes de aprender a colocar direito, eu punha igual ao ob e ele deve ser posto empurrando-se para trás e não para cima. Aprendi a testar o vácuo também, dá mais segurança. E sair do banho sem pingar, sem manchar a toalha? Lava durante o banho e põe de novo, é bom demais.

      Excluir
    3. É muito bom, não é, Juba?
      Aliás, esqueci de te agradecer por ter me dado a ideia do tema do post. Obrigadíssima!

      Excluir
  6. eu uso há anos! tenho dois, um inglês (MoonCup) e um canadense (DIva Cup). ADORO. é MUITO melhor que ob. se vc vai nadar, ele não encharca de água. odiava a sensação do ob dentro do meu corpo. ODEIO a sensação do absorvente externo. é incomodo, cheira mal, etc. eu também uso um absorvente fininho, especialmente nos dias de fluxo mais intenso, pra evitar possíveis vazamentos(nem sempre consigo trocar antes de encher) - nos outros já não precisa. não troco por nada. nunca tive nada por usar - nenhum problema ginecologico. recomendo sem piscar!

    ResponderExcluir
  7. Gente, NUNCA tinha ouvido falar disso... rsrs
    Adoro dicar minimalistas ainda mais que facilitam a nossa vida...
    Hoje não tenho mais paciência de fazer unhas no salão de jeito nenhum, e de qualquer jeito queria abolir a depilação da minha vida.
    Era uó ficar no salão esperando sempre devido aos atrasos, a dor da cera, o gasto, ruim pra estacionar, enfim...
    Comprei o depilador da philips depois de muito pesquisar e estou amando.
    No início foi difícil acostumar. Dá medo, dói tb, claro... mas é muito mais prático/barato, enfim. Estou adorando.
    Agora essa de coletor pra mim é novidade!!!
    Há alguns anos não uso mais absorvente externo. Só ob. Acostumei. Troco sempre e não dá cheiro nem cólicas.
    Por isso estou pensando se testo essa nova ideia.
    Chato deve ser no trabalho pra lavar né... =/
    Muito legal. Nós necessitamos de artifícios assim para facilitar nossa vida. Já é muito difícil ser mulher!!! rsrs

    Parabéns pelo blog.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadinha, Mai!
      Também adoro dicas! Estou sempre pedindo pras pessoas, experimentando coisa diferentes. Adoro!
      Salão é um saco mesmo, mas eu não adaptei ao depilador. Encravou todos os meus pelos. Foi um horror.
      Eu não acho chato de lavar não, mas no meu trabalho a pia fica dentro junto com a privada, sabe? Então eu tiro, jogo uma água na pia e coloco de volta. Dica: para não vazar, é importante desobstruir os buraquinhos na hora de lavar. Para isso, encha o copinho de água, coloque-o contra a palma da mão e aperte, de modo que a água tenha que sair pelos buraquinhos. Deixo pra lavar mais profundamente durante o banho.
      Agora, se o banheiro for aquele em que a pia fica numa área aberta pra outras pessoas, aí complica. Já vi gente dar dica de limpar com lenços umedecidos.
      Beijo!

      Excluir
    2. Há quem leve garrafinhas de água para higienizar. A parte boa é não precisar ir de hora em hora ao banheiro, disfarçar e levar a bolsa junto... Ninguém vai ficar de olho na garrafa, né? Onde houver ducha higiênica, melhor ainda, mas cuidado com a pressão da água, li um relato de que a moça perdeu o coletor por causa do jato forte, foi-se descarga abaixo!

      Excluir
    3. Hehe... Boa ideia, Juba. Como nunca tive esse problema, nunca tive que pensar em uma solução. Mas essa da garrafinha é ótima!

      Excluir
    4. eu levo garrafinha em geral, mas quando esqueço, levo um copinho com água da torneira. quebra um galho.

      Excluir
    5. Genteeeeee, esses comentários são de 2013????Eu nem sonhava com a existência desse coletor kkkkk

      Excluir
  8. Nossa, que interessante! Eu já tinha ouvido falar disso, mas não tinha ligado muito porque pensava que era meio anti-higiênico, principalmente para quem trabalha fora o dia todo. Mas vi pelos últimos comentários que é só usar um pouco de criatividade e dá para se virar.
    Vocês ficaram (ou ainda ficam) um pouco com o pé atrás pela higiene? Não que absorventes (externos ou internos) sejam também o suprassumo da higiene, mas... o que os ginecologistas dizem? Fiquei querendo saber mais! Faz um post 2 com explicações mais detalhadas, Fernanda?! :D
    Já fiquei querendo experimentar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Luciana!
      Boa ideia! Posso fazer isso sim. Quando eu tive o problema de vazamento, no começo, li muitas dicas até dominar o negócio. Hehe...
      Olha... É muuuito mais higiênico do que o absorvente. Se você der uma pesquisada na internet, vai ver que os ginecologistas dizem isso. O risco de alergia e infecção é muito menor, devido ao fato do sangue ficar dentro do corpo, no vácuo criado pelo coletor. Acho que o cheiro também é outro padrão. E você joga o sangue todo fora na privada e dá descarga, não no lixo onde ele vai ficar um tempo bem maior, sendo transportado e tal. Eu acho absorvente um troço bem anti-higiênico.

      Excluir
    2. Luciana, dê uma pesquisadinha (não achei o link agora, desculpe), tem vários ginecologistas que se posicionaram a favor. É uma dúvida que eu também tinha, achava importante essa avaliação. Só é proibido mesmo (assim como os absorventes internos) no pós parto. Eu demorei a comprar o meu, imaginem que fiquei sem menstruar por quase 3 anos (gestação +aleitamento), super sortuda eu, né? O primeiro mês depois desse período foi um horror, gastei uns 30 reais de absorventes, agora comprei o coletor e achei 10x mais higiênico, você tira e lava, se sente limpa e seca, não sai pingando do banho. Ele não manchou, fica limpo e cheiroso (passei xampu de bebê), é outra vida!

      Excluir
  9. Voltei para dar um exemplo de "pauta" para um post de continuação, hehehe. Como você escolheu a marca do seu? São todos de silicone cirúrgico? (Dei uma mini-pesquisada agora.)
    Bj e boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu é de silicone, mas tem de plástico também. Eu escolhi entre as opções que as meninas do Blogueiras Feministas deram. Entre eles, escolhi o mais barato. E deu certo. Tanto que, quando eu derreti acidentalmente o meu, comprei outro da mesma marca. Ele é uma gracinha, super confortável. Eu escolhi o da argola porque é mais fácil de tirar do que o sem nada, e não é pontudo como o que tem uma hastezinha no fim (fiquei com medo de machucar).
      Eu adoraria fazer o post, mas não fica meio fora do tema minimalismo, não? Pensando aqui...
      Beijo!

      Excluir
    2. Eu escolhi o misscup, nacional, é de silicone cirúrgico também. Amputei a haste sem dó porque incomodava, e se fizer a tal forcinha ela realmente não faz nenhuma falta. Comprei junto a panelinha de ferver, é bem pequenina, guardo no armário de roupas, assim fica exclusiva para o coletor.

      Excluir
    3. Que panelinha de ferver é essa, Juba? Comprou onde? Eu quero!

      Excluir
    4. eu passei a usar uma panela pequena só pra isso, também. não uso pra nada mais. talvez seja a isso que a Juba se refere

      Excluir
    5. A fleurity vende um copo especifico pra isso, coloca no micro-ondas por 3 minutos, é ótimo!

      Excluir
  10. Nossa, nunca ouvi falar nisso!Mais um ponto para minha ignorância!!:D
    Vou testar o mais rápido possível!
    Só tenho dúvidas com relacao a alguma incompatibilidade com o Nuvaring,anel anticoncepcional!
    Alguém já testou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ninguém sabe de tudo no mundo. Todos somos ignorantes em relação a um monte de coisas :)

      Ixi... Não conheço esse anel. Aí acho melhor conversar com um ginecologista pra saber mesmo.

      Excluir
    2. Eu uso o Nuvaring e estou usando o Meluna também. Não atrapalha em nada, pois o anel fica lá no fundo e o copinho fica mais pra fora. Não corre o menor risco de tirar o copinho e sair o anel. Espero ter ajudado.

      Excluir
    3. Obrigada pela dica, Lylian!
      :)

      Excluir
    4. Gente, estou usando o nuvaring pela primeira vez e uso o coletor mas não ta rolando!
      Tenho uma dificuldade absurda pra colocar o coletor
      E o Nuvaring acaba caindo dentro do coletor!
      Não sei como fazer
      Estou pensando em voltar para o anticoncepcional oral pq não quero voltar a usar absorvente de jeito nenhum!

      Excluir
    5. Oi, Maria Eduarda! É preciso descobrir mesmo como conciliar as duas coisas. Talvez não seja possível, mesmo. Eu te indico conversar com sua ginecologista, mas já sabendo que a maioria deles é ainda tão preconceituoso com o coletor (e tão a favor da gente consumir absorvente) que nem sei se ajudaria. Mas é uma tentativa. Tenta pesquisar online também algum relato de alguém que passou por algo semelhante. Boa sorte!

      Excluir
  11. Gente, nunca tinha ouvido falar disso. Eu nunca consegui usar OB. Não conseguia inserir direito, ficava me sentindo desconfortável. Desisti. Tenho receio de comprar esse e não dar certo também. E ele é meio caro, né? Bom, se eu animar a comprar, volto aqui e conto. Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É meio desconhecido mesmo, Hélida. Eu também conheci há pouco tempo, mas vou te contar que amei! Eu usava OB, mas me incomodava e dava cólica. O bom do coletor é que ele não fica tão fundo, e não resseca. Mas realmente seria bom você testar.
      Pode acontecer de você não se adaptar logo na primeira vez que usar. No começo, o meu vazou muito. Aí pedi algumas dicas na lista das Blogueiras Feministas e recebi umas ótimas, que resolveram o problema. Se você quiser testar mesmo, pode me perguntar qualquer coisa que eu tento te ajudar. Eu acho que vale muito a pena, viu?
      Beijo!

      Excluir
  12. Fernanda, como você esteriliza o seu copinho? Li os sites de todos os modelos e alguns dizem que ferver em panela de alumínio ou teflon pode estragar o copinho. Tô doida pra comprar, mas não quero ter que comprar uma panelinha especial junto só pra isso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Renata. Eu esterilizo em uma leiteira de teflon normal. Estraga como? Eu já estraguei um quando coloquei para ferver e esqueci. Meia hora depois, a água tinha evaporado toda e o coletor derretido. Mas aí foi vacilo meu e não culpa da leiteira. Hehe...

      Excluir
    2. Então, num dos sites (agora não lembro de qual marca era) dizia que o teflon e o alumínio liberariam substâncias que poderiam estragar o copinho. Não sei até que ponto justifica comprar uma panelinha só pra isso. Mas se você usa teflon numa boa, já me animo!

      Excluir
  13. gente, faz 3 meses que uso o cup. no início sofri pra tirar, principalmente, mas agora já consigo muito mais facilmente. como já tinha derretido um plástico que esterelizei numa caneca de alumínio, eu esterelizei o cup num pote plástico. começou a ferver no microondas e coloquei o cup. pronto! adoro o cup, vou comprar mais um, inclusive.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não tive problemas para tirar, mas demorei um pouco para aprender a colocar de um jeito que não vazasse. Mas depois foi só felicidade :)
      Boa ideia de poste plástico. Eu também derreti um, mas foi porque eu esqueci ele lá e derreteu a água toda antes de derreter o coletor. Hehe...
      Obrigada pelo comentário :)

      Excluir
  14. Sirlene Izabel Pacheco12 de julho de 2013 às 15:41

    Olá meninas, uso o meu misscup há um ano, só que para minha tristeza sempre vaza, não consegui me livrar do absorvente, pois sempre tenho que usá-lo junto, já tentei de todas as formas "puxadinha, rodadinha, todas as dobras possíveis e imaginárias" e nada o tal vazamento sempre aparece, sou persistente ainda não desisti, pois mesmo com vazamento é melhor do que usar só os absorventes, o pior de tudo é que sou alérgica... Então Fernanda pelo jeito você passou pelos mesmo problema que eu com os vazamentos quais são as dicas por favor me envie o quanto antes... e-mail sirlenepacheco71@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Sirlene!
      Eu escrevi as outras dicas aqui: http://minimalizo.blogspot.com.br/2013/05/dicas-para-usar-o-coletor-menstrual.html
      :)

      Excluir
  15. Uai... Que estranho! Eu tinha cólica com OB, mas nunca com o coletor. Isso do banheiro atrapalha mesmo. Eu acho que teria muita preguiça de usar de pano por ter que lavar, esperar secar e tal. Hehe...

    ResponderExcluir
  16. Que bom que você encontrou uma solução, Thais! Não é ótimo usar o coletor? :)

    ResponderExcluir
  17. Olá! Tenho alergia a absorvente e por isso decidi testar o coletor. Usei pela primeira e achei bastante higiênico. Não senti nenhuma dificuldade p inserir e vazou pouquíssimo. Só tive um problema: ele me incomoda muito! Fico o tempo todo sentindo ele lá dentro como se estivesse prestes a sair! Já cortei a haste inteira, melhorou bastante mas ainda incomoda. assim q coloco fica muito confortável mas em seguida parece q ele sai do lugar, sei lá... Será se não encontrei a posição correta p inserir? Por favor me ajudem, o coletor é sensacional mas esse incômodo é mt chato...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, thamy! Talvez ele esteja fundo demais, ou virado, aí a ponta dele te incomoda, mesmo cortada. Já tentou explorar seu canal vaginal com o dedo para entender melhor a curvatura dele? Geralmente, ele é mais deitado do que a gente imagina. Outra opção é comprar um de tamanho menor ou o de maneira soft, como a Thais sugeriu acima. Me conta se funcionou. Boa sorte ;)

      Excluir
  18. Olá meninas! É verdade que esse modelo com argola é mais conortável e fácil de tirar?
    bjinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Taiana! Eu tenho o com argola, e comprei assim porque já tinha visto gente falando que era mais confortável. Ele realmente é bastante, e é fácil de tirar. Mas eu nunca usei os outros pra poder fazer uma comparação. Alguém?
      Beijo

      Excluir
    2. Oii fer....entra para esse grupo no face, mto bommm !!!! troca de experiencias e tals !!! https://www.facebook.com/groups/113817451991797/?fref=ts Ass: Rô

      Excluir
  19. olá meninas, e ( Fernanda) tenho meluna e mais dois ( xingling ) mas entrem para este grupo, só de coletores, as meninas são muito prestativas, dão dicas..e tals...recomendo ! https://www.facebook.com/groups/113817451991797/?fref=ts

    ResponderExcluir
  20. tem nesse grupo, até posts sobre o novo Meluna shorty (lançado a pouco ) disponível pra venda somente no site alemão, tem umas meninas q. compraram e comentaram, ele é super pequeno e bem aceito com 38mm de diametro(borda) ass: Rô ... bjos Fer !!

    ResponderExcluir
  21. Ei, Rô! Obrigada pelas dicas. Já pedi permissão para participar do grupo no facebook :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ebbaaa !!!! sua presença será mto útil !!!
      :) Rô

      Excluir
  22. Vc é a Fernanda Marinho ? posta seu blog lá no grupo, tem umas novatas lá..hahaha bjim florrr !!! :) Rô

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou sim :)
      Mas postar o que? Estou meio perdida ainda. Hehe... Beijo!

      Excluir
  23. rsrs vi mesmo lá no grupo uma Fernanda M. ....flor...então...postar la no " grupo de coletores " q. vc tem um blog com informações, para as novatas acessarem..hehe

    bjo !!!

    ResponderExcluir
  24. Comprei o Inciclo semana passada, não tive problemas de vazamento (interrompi o anticoncepcional e o ciclo veio bem pouquinho), mas senti dificuldade pra urinar?? Tipo, com o coletor parecia que a uretra tava meio obstruída, saia pouco xixi (fiquei com medo de colocar força e o copinho cair no vaso, rs) e eu ficava permanentemente com a sensação de que ainda precisava fazer xixi mesmo depois de ir ao banheiro. Aconteceu com mais alguém? Ou será que é falta de costume ou reflexo muscular? HELP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comigo acontece quando não coloco o coletor direito, ele bloqueia a urina. É só colocar de novo - eu sempre "testo" depois de colocar, fico esperando até fazer um pouquinho de xixi pra ver se não coloquei errado.

      Excluir
    2. Eu faço mais devagarinho também por medo de o coletor sair, mas consigo fazer até o final tranquilamente. Já para outras coisas que exigem mais força, eu tiro o coletor sempre ou acho que bloquearia mesmo...
      Tente experimentar a colocação, ou então ter paciência e esperar o xixi sair todo, se conseguir ;)

      Excluir
    3. Também senti essa dificuldade para urinar! Já usei várias vezes e é sempre a mesma sensação...

      Excluir
  25. Comecei a usar o meu dois dias atrás e ele tá vazando. :( não sei se é porque eu coloco muito fundo ou ele é muito pequeno. No primeiro dia ele tava dobrado, mas agora não tá mais e continua vazando...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Eva! O meu também vazou no começo. Você testou colocar menos fundo? Contrair os músculos? Tem várias dicas boas no post e nos comentários. Eu fui tentando até dar certo, mas precisei de um tempo ainda. Não desista..

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  26. fernanda, me ajuda pfvr!!!
    meu inciclo chegou tem poucos dias então ainda não sei muito bem como lidar com meu coletor... pra entrar na primeira vez, fiz aquela dobra do meio diamante e foi uma beleza, o problema é na hora de sair :( não consigo colocar o polegar e o indicador ao mesmo tempo dentro da vagina para fazer aquele negócio de pinçar o coletor pra tirar o vácuo, então pra sair tá doendo demais :((( qual a melhor técnica pra tirar? eu deixo o cabinho meio pra fora mas depois ele vai entrando sozinho, help!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu faço força com os músculos da vagina e do ânus para expulsar o coletor. É bom estar de cócoras para ficar mais aberto. Aí vai ficar mais fácil :)

      Excluir
  27. Oi Fernanda! Adorei as dicas! Então, a minha dúvida é a seguinte: sobre esse modelo de coletor com anel: gostaria de saber se posso amarrar uma cordinha (pelo menos nas primeiras vezes, até me acostumar com ele e aprender a retirar), pois fico com muito medo do coletor subir muito e eu não conseguir puxar.
    Por acaso vpcê já fez assim? conhece alguém que usou assim e deu certo?
    Muito obrigada, flor! :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fiz não, Clara. Mas não vejo problema. Como comentei acima, eu fico de cócoras, faço força e ele sempre sai quase todo pra fora, mesmo quando tinha subido sem querer...

      Excluir
  28. Gurias, me ajudem, por favor. Comprei um coletor, estou adorando, mas o problema é durante a noite, qdo durmo. Acordo pela manhã toda vazada e com o coletor lá em cima. Ele anda enquanto estou dormindo, como isso é possível? Alguma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bibi! Eu tenho duas dicas, mas na verdade são possibilidades que não sei se você já tentou. A primeira é tentar colocar o coletor mais pra fora. Quando eu coloco mais pra dentro, ele tende a subir também. Se isso não adiantar, eu analisaria a possibilidade de comprar um coletor com diâmetro maior. Ele pode estar pequeno para você...

      Excluir
  29. Alguem sente vontade de fazer xixi o tempo todo quando ta usando coletor?o que pode ser gente?Sera mal posicionamento?Comprei e estou usando pela primeira vez nesse ciclo.

    ResponderExcluir