quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Malamalismo (ou minimalismo nas malas)

Atire a primeira necéssaire lotada quem nunca carregou malas gigantes e só usou uma fração do que estava lá dentro. Eu já viajei levando calça branca (sujava só de olhar), vestido chique (que nunca vesti) e uma coleção de cachecóis (pra ficar diferente nas fotos). Vaidade, teu nome é excesso de bagagem.

Passei a lua de mel na Argentina com uma mala tamanho família (eu cabia dentro dela. Sério). Aos poucos, fui percebendo que eu não precisava de tanta roupa. Oito anos e oito viagens longas depois, cheguei ao ápice da minha arte: em outubro do ano passado, passamos três semanas na Itália, no outono, levando uma mala pequena e uma bolsa de mão. Para os dois.

(Quando anunciei esse plano para o Leo, ele duvidou - ah, homem de pouca fé. Mas quando viu a mala pronta, ficou todo orgulhoso.)

A manha da mala pequena foi lavar roupa: meias e roupas térmicas no banheiro do hotel (com sabão líquido) e as outras peças em lavanderia de rua (no fim da primeira e da segunda semanas).

Viajei com as roupinhas aí em baixo. O guarda-roupa de viagem segue os mesmos princípios do guarda-roupa de trabalho: roupas escuras (a maioria!), discretas, confortáveis, que combinam entre si. Uma bolsa, um sapato. O casaco e as botas, que são as peças mais volumosas, embarcam no corpo.


Sim, eu já viajei para lugares frios levando dois casacos e duas botas (pra variar o modelito). Dessa vez, tinha acabado de aderir ao minimalismo e testei levar um só de cada. (Atenção: um único par de sapatos em viagens só dá certo para períodos de frio, calçados amaciadíssimos e gente que se dispõe a lavar meias com frequência. Não vão embarcar com sapato novo de saltinho, arrebentar os pés no primeiro dia e depois falar que fui eu que mandei.)

Foi ótimo, prático, fácil. Viajamos só de trem e era uma beleza se preocupar com uma única malinha. Recomendo.

8 comentários:

  1. Quando vi o trocadilho do título, já sabia que o texto era seu, Lud :) vc é muito comédia, menina! Esse sábado vou fazer minha primeira viagem de mochila. Tudo bem que só são dois dias, mas antes, para viagens de mesma duração, eu levava uma malinha pequena de rodinhas pesando mais de 5KG e também voltava com uma fração grande de roupas não usadas. Dessa vez, pretendo ir mais livre, até porque vou sair do aeroporto de ônibus comum ;P outra parte do minimalismo que já tenho praticado algumas vezes, que é ser mais urbana e menos fresca, pegando mais metrô e ônibus! :) Por que será que eu me sinto mais disposta a usar transporte público nas cidades dos outros do que na minha própria?

    PS: a meu favor, preciso dizer que minha cidade fica embaixo do trópico do equador (só tem duas estações: verão e INFerno) e o transporte público não tem ar-condicionado ;P suor, suor, beudeus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vou me meter e dizer que acho que a gente usa mais transporte público nas cidades dos outros porque está de férias! isso muda muito as coisas!... a gente tem mais tempo... o transporte público é um jeito legal de expermientar a vida na cidade... várias coisas... :)

      Excluir
  2. Lud, nas minhas férias de um mês pro inverno eu viajei também somente com duas botas (uma beeeem confortávelzona pros dias de caminhar muito e uma de cano longo mais "féshion"). foi mais que suficiente, já que levei somente roupas adequadas para combinar com as duas botas. E levei somente dois casacos - um mega quente e grandão, outro mais curto e menos quente. Exagerei nas roupas pra por embaixo, podia ter levado 1/3 a menos, ou metade. E sabe, eu adoro lenços e cachecóis,e levei vários, acho que 5 ou 6. mas no final, não precisava de tantos. O povo fala "ah, mas vc leva vários e aí não sai igual nas fotos". Primeiro, foda-se se eu vou sair igual nas fotos. Eu quase não tiro fotos minhas mesmo. Segundo,o casaco já é igual, minha cara é igual, eu vou sair igual mesmo. [aliás, eu não entendo o conceito de "é a foto que falta na sua viagem", ou "vc tem que ir lá, dá uma foto ótima" (ouvi isso mais de uma vez durante a viagem). qué dizê, as pessoas vão pros lugares só pra tirar a foto e provar que estiveram lá? isso pra mim é "consumo de viagem", e não viagem de verdade. anyway...] Então, no final, eu levaria 3 cachecóis/golas de lã, de 3 cores diferentes. Ah... minha próxima mala vai ser linda, já posso até imaginar! E foi vc que me inspirou a viajar por um mÊs com uma mala média, viu? um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou me meter também. Hehe...
      Concordo plenamente quando você fala dessa obsessão que as pessoas andam tendo com fotos. Eu comecei a me questionar isso na minha última viagem. Fiquei pensando: "Pra que tirar uma foto de um quadro. Devem ter milhares tiradas por profissionais muito melhores que eu na internet." Algumas fotos é legal ter sim. Vídeos rapidinhos são ótimos. Mas as pessoas andam exagerando. Concordo muito.
      Beijo!

      Excluir
  3. Eu ainda estou aprendendo... mas, na última viagem, passei uma semana apenas com a mala de bordo, uma mochila e a bolsa do dia-a-dia. E olha que a mala tinha espaço para compras - voltou com um pijama grossinho e uns vidros de doce de leite a mais, além de um cardigan que ganhei de presente. :)

    ResponderExcluir
  4. Quando eu viajei para a Europa no inverno, eu levei 2 casacos e 2 botas. Nada a ver com as fotos, eu nem lembro que roupa estou usando. Mas para o caso de acontecer algum acidente (em Buenos Aires, uma pomba fez cocô no casaco do meu namorado e tivemos que procurar um casaco de emergência). Nessa viagem eu passei 3 semanas com 3 blusas e 3 calças, lavando a roupa de baixo (camisetas, meias e lingerie) no hotel. Para mim, a combinação ideal é uma mala média meio vazia, que é despachada, mais uma mochila (com muda de roupa e eletrônicos) e a bolsa (de colocar a tiracolo). Nos passeios bate e volta, uso a mochila mais a bolsa, e a mala meio vazia serve para aproveitar alguma oferta, se aparecer.

    ResponderExcluir
  5. Para uma viagem mais longa, eu viajo sempre com um mala média meio vazia, uma mochila e uma bolsa. A mala meio vazia é útil no caso de achar alguma boa promoção, a mochila é usada para levar uma muda de roupa na viagem e os eletrônicos, além de servir para os passeios bate e volta. E a bolsa tem que ser de usar a tiracolo, que dá para ficar com as mãos livres e mantê-la sempre na frente em lugares muito cheios. Lavar a roupa durante a viagem é uma ótima ideia, só tem que cuidar o tipo de roupa, porque tem algumas peças que encolhem muito na secadora.

    ResponderExcluir
  6. tive que concordar que já sabia que o texto era seu, Lud. ô comédia.. rsrs
    Passei por isso ontem, enquanto arrumava minha mala para vir para a praia, por 15 dias. Praia no inverno, né. Sabe como? Vc nao decide qual roupa vai usar (medo de fazer frio E medo de fazer calor.. aff!!) e eu, a rainha-mor do 'malamalismo' estava me deparando com uma mala-que-não-fecha. Sacudi a poeira, joguei tudo no chão e comecei de novo. E a danada agora fechou rsrsrs.
    Como eu sempre viajei muito desde criança, qd já era uma adultinha encarei muuitas 'mulheres de pouca fé' não acreditando que eu viajava 'só com essa malinha'. Eu sei bem do que vc está falando! Eu sempre disse que ia dar um curso de 'como arrumar mala para mulheres' (quer saber, agora que eu to com tempo, acho que vou começar a fazer um tutorial... kkkkkk...)

    Bjss!!

    ResponderExcluir