segunda-feira, 24 de março de 2014

E depois de aprender sobre investimentos?

Depois de já ter estudado por um tempo sobre investimentos, é hora de começar a investir. O primeiro passo é escolher uma corretora.

Verifique se a corretora está cadastrada na BM&Bovespa e escolha uma de acordo com o perfil. É importante lembrar que as corretoras só fazem a intermediação da compra. As ações mesmo ficam na Bovespa. Mesma coisa com os títulos públicos. Então, mesmo que a corretora deixe de existir, você vai continuar tendo seus patrimônios (sim, ações e títulos são patrimônios).

Para escolher entre corretoras, e os planos que elas oferecem, o bom é ver o seu perfil de compra. Eu, por exemplo, que compro com pouca frequência e vendo quase nunca, prefiro uma corretora que cobre pouco pela custódia (valor mensal) do que uma que cobre pouco pela corretagem (compra e venda). Eu uso a MyCAP, e tenho o plano mais básico de todos.

Depois de pesquisar, é importante traçar seu perfil como investidor, que não é um perfil psicológico como a maioria das pessoas pensa, mas seus objetivos e prazos financeiros. Eu até escrevi sobre isso aqui. De acordo com seu perfil, escolha os investimentos mais adequados.

Comece investindo pouco e continue estudando. Quando a gente vai vendo como nos comportamos e nossos sentimentos na vida real, o entendimento passa a ser outro.  

quarta-feira, 19 de março de 2014

Revisitando as bijuterias

No ano passado, eu fiz  uma significativa seção de desapego com a minha gaveta de bijuterias. Doei um tanto de coisas, joguei outras fora... Uma beleza. 

Naquela época, uma das coisas às quais eu me propus foi a reparar se eu usaria as bijus que ainda guardei para saber se ainda tinha algo sobrando. Só que a vida continua e eu fui deixando isso para lá. Como a gaveta ficou tranquila de manter, sem me dar muito trabalho, fui deixando para lá.

Dia desses, ganhei uma pulseira nova e foi quando olhei de novo pra gaveta, e reparei que lá tinham coisas que eu não tinha usado desde o ano passado, quando fiz o primeiro desapego. Como estou em um momento de buscar desapegar com mais intensidade, juntei um tanto de coisas, até algumas que eu usava muito raramente, e doei tudo. 

Como a gaveta ficou ano passado, logo após a primeira desapegada.
A gaveta agora. 
Sei que muita gente gosta de ter muita bijuteria porque é um jeito relativamente fácil e barato de compor diferentes visuais com as mesmas roupas. Sei que às vezes eu vejo pessoas cheias de colares e pulseiras e acho bonito. Mas a verdade é que eu tenho preguiça de usar essas coisas. No meu dia a dia, eu acabo usando sempre os mesmos 3 pares de brinco, o mesmo relógio, e um colar uma vez na vida e outra na morte. Então... Para quê? Desapeguei.

Doei o colar de semente de açaí que eu nunca mais usei desde a minha adolescência, mais de dez pares de brincos e alguns colares e pulseiras. Só ficou o que é antialérgico e que eu uso.

segunda-feira, 17 de março de 2014

Dicas de como economizar com banco

Tem alguns anos que eu não pago nenhuma taxa bancária. É isso mesmo. Nada. Além disso, consigo ótimas taxas de retorno nos meus investimentos acordados com o banco. Como consigo isso?

1. Concentrando.
É uma logica perversa, mas quanto mais dinheiro você tem em um banco, menos você vai ter que pagar para ele. Eles fazem isso porque ganham dinheiro em cima do seu dinheiro investido. Então ao invés de ter várias contas em bancos diferentes, concentre seu dinheiro em um só para ter esses benefícios. Use o cartão de crédito do mesmo banco. Não pague nada por eles.

2. Negociando.
Ligue, aguente os dez mil menus do telemarketing, ameace cancelar (e cancele, se for o caso), negocie taxas melhores para você. Ameace mudar para um banco que te cobre menos. Use a concorrência do mercado a seu favor. Lembre que os gerentes de banco têm metas a cumprir, e você pode ajudá-lo. O poder está com você. Nesse momento, ter seu dinheiro concentrado em um banco só te dá ainda mais poder na negociação. Use-o. Quando eles vierem com aquele papo de que as taxas cobradas e de retorno sobre investimentos são tabeladas, não acredite. Eles têm sempre uma margem para negociação.

3. Estudando.
Saiba tudo sobre as opções de pacote, as promoções e as taxas dos diferentes bancos. O gerente vai tentar te convencer a fazer o que é melhor pra ele e suas metas, que não necessariamente é o melhor para você. No entanto, se ele perceber que você sabe do que está falando, seu poder de negociação aumenta. Ele vai perceber que tem que te oferecer algo realmente bom para que você invista com ele.

quinta-feira, 13 de março de 2014

O grande tempo das pequenas coisas

Tempo é um recurso escasso. Está todo mundo sempre correndo e reclamando da falta dele. Eu não fujo dessa lógica, mas pretendo. 

Para conseguir mudar isso, resolvi primeiro entender para onde todo o meu tempo está indo. Nos últimos dias, tenho feito igual a gente faz quando anota tudo que comeu no dia para fazer regime, ou anotamos tudo que gastamos para controle financeiro, resolvi anotar todo o tempo que eu gasto, das grandes até as pequenas tarefas.

O que eu percebi é que, além dos grandes blocos dedicados ao trabalho e ao sono, eu gasto um tanto de tempo fazendo diversas coisinhas pequenas chatas que sem eu perceber vão consumindo todo o meu dia. Algumas são necessárias, outras poderiam ser melhor realizadas e outras ainda eliminadas. 

No passado, eu já simplifiquei minha arrumação de cama. Outra coisa que me deu tempo a mais no dia foi organizar meu horário de trabalho de forma a pegar o mínimo de trânsito possível. Esse controle de agora me fez perceber, no entanto, que tem outras coisas ainda que eu posso simplificar, para ganhar tempo e diminuir chateações. 

É curioso porque a gente não percebe que a soma de todos esses tempinhos espalhados no dia acabam consumindo nosso pouco tempo livre. Na prática, eu faço pouca coisa no meu tempo que é o que eu realmente queria estar fazendo, e o jeito de mudar isso sem fazer uma revolução na vida (não que eu não possa fazer uma revolução...) é minimalizar, é focar no essencial. Vou buscar isso.

segunda-feira, 10 de março de 2014

Um elogio à tristeza

A felicidade se tornou de tal maneira um valor na nossa sociedade que a tristeza é inconcebível. Para lutar contra ela, há remédios, terapias e várias recomendações, tudo muito bem intencionado.

Felicidade é legal sim, acho que acima de tudo é uma consequência de uma vida vivida de acordo com o que se acredita. Mas a nossa existência não precisa ser essa loucura esfuziante eufórica acima de tudo todo o tempo. É normal um pouco de tristeza, às vezes, por um tempo.

Coisas ruins acontecem. Conflitos, perdas, dificuldades. A gente fica triste. Normal. É porque nos importamos, ou porque é difícil mesmo. 

Há também aquelas tristezas sem motivo aparente, como aconteceu comigo na última semana. Pode ter sido uma baixa física de energia ou sei lá o quê. Eu tinha uma amiga que brincava que ela confundia gripe com crise existencial. Pode ter sido falta de sono.

O preocupante é se a tristeza começa a tomar conta e vira uma coisa duradoura, o que pode ser um sinal, como uma febre que nos avisa que há algo errado no nosso corpo. Nesse caso, é preciso investigar e tentar resolver o problema. Mas, até que isso aconteça, ficar se angustiando demais ao menor sinal de tristeza pode nos fazer é inventar preocupações.

É preciso cautela, além de um pouco de respeito ao sentimento. Estou aproveitando para ficar mais quieta, mais introspectiva... Como disse a Daniela nos comentários do outro post, é um bom momento para recarregar as energias. Se eu continuar assim por muito tempo, aí começo a me preocupar.

quinta-feira, 6 de março de 2014

É hora de descansar

Andei cansada de tudo nos últimos dias. Faltava energia, disposição e criatividade para pensar sobre a minha vida ou para escrever aqui no blog. Mas o carnaval estava chegando e eu poderia relaxar bastante e voltar com a mente nova e cheia de ideias. Então fui pro sítio. Fugi da confusão - o que eu sempre faço, pois nunca fui muito de carnaval. E voltei igualmente cansada. 

Talvez eu tenha pegado uma gripe, e isso justifica todo o baixo astral. Talvez eu esteja com anemia de novo, por não comer carne. Talvez eu esteja precisando dormir mais cedo. Talvez eu esteja trabalhando demais. Talvez seja alguma coisa errada na minha rotina mesmo. 

Só que estou inclusive sem ânimo para testar essas coisas todas aí acima. Vou tentar dormir uns dias mais cedo e ver se alguma coisa já melhora. Vou voltar a ser mais rígida e a não fazer horas extras. Quem sabe até isso resolve a provável gripe. Espero assim ter mais energia.