segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Minimalismo e relacionamentos

Por um lado, aderir ao minimalismo pode causar uns estranhamentos e suspiros nos amigos e na família. Por outro lado, o minimalismo pode ajudar um bocado nos relacionamentos amorosos.

Vejam se não faz sentido: segundo pesquisas (e um amigo da faculdade), dinheiro é uma das maiores causas de conflito nos casais. O povo briga por causa do valor e do tipo de gastos, da divisão de despesas, da contribuição em objetivos comuns. E tem também as obrigações que os bens geram: quem paga o IPTU? O IPVA? O seguro? Quem leva o carro para a revisão? Quem providencia o conserto dos eletrodomésticos?

Se você simplifica a sua vida, existem menos motivos para discórdia. Durante o processo, podem rolar alguns momentos de stress (no nosso caso, a gente discordou em vários pontos sobre a melhor estratégia para vender/doar nossos bens), mas no final ficou a sensação de trabalho em time e dever cumprido. Se você vive abaixo dos seus meios, não vai passar aperto com dívidas - e ainda sobra grana para investir nos sonhos.

E casal que realiza sonhos unido continua unido!


2 comentários:

  1. Nessas horas eu levanto as mãos para o céu, porque desde que nós adotamos juntar nossas contas, eu e Re nunca brigamos. Nunca discutimos, nunca ficamos com ressentimento. Concordo que casal que realiza sonhos junto permanece junto!

    ResponderExcluir
  2. Lud, aqi em casa isso é um grande desafio. Eu recebo apoio para fazer as minhas coisas e mudar a minha vida, mas só eu estou nessa onda de diminuir posses, de simplificar a vida, etc. na verdade, me relaciono com uma pessoa que é completamente diferente de mim em tantos aspectos que nas horas de crise o que une é somente o amor (e não necessariamente os projetos que nós temos). Acho que o minimalismo ajuda a não ter alguns tipos de briga, mas piora outros... a briga pra NÂO comprar alguma coisa que eu julgo ser desnecessária tem acontecido mais... O jeito é ter bom humor e tentar chegar num meio termo. Fora isso, as coisas vão bem!

    ResponderExcluir