segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Minimalismo e relacionamentos

Por um lado, aderir ao minimalismo pode causar uns estranhamentos e suspiros nos amigos e na família. Por outro lado, o minimalismo pode ajudar um bocado nos relacionamentos amorosos.

Vejam se não faz sentido: segundo pesquisas (e um amigo da faculdade), dinheiro é uma das maiores causas de conflito nos casais. O povo briga por causa do valor e do tipo de gastos, da divisão de despesas, da contribuição em objetivos comuns. E tem também as obrigações que os bens geram: quem paga o IPTU? O IPVA? O seguro? Quem leva o carro para a revisão? Quem providencia o conserto dos eletrodomésticos?

Se você simplifica a sua vida, existem menos motivos para discórdia. Durante o processo, podem rolar alguns momentos de stress (no nosso caso, a gente discordou em vários pontos sobre a melhor estratégia para vender/doar nossos bens), mas no final ficou a sensação de trabalho em time e dever cumprido. Se você vive abaixo dos seus meios, não vai passar aperto com dívidas - e ainda sobra grana para investir nos sonhos.

E casal que realiza sonhos unido continua unido!


3 comentários:

  1. Nessas horas eu levanto as mãos para o céu, porque desde que nós adotamos juntar nossas contas, eu e Re nunca brigamos. Nunca discutimos, nunca ficamos com ressentimento. Concordo que casal que realiza sonhos junto permanece junto!

    ResponderExcluir
  2. Lud, aqi em casa isso é um grande desafio. Eu recebo apoio para fazer as minhas coisas e mudar a minha vida, mas só eu estou nessa onda de diminuir posses, de simplificar a vida, etc. na verdade, me relaciono com uma pessoa que é completamente diferente de mim em tantos aspectos que nas horas de crise o que une é somente o amor (e não necessariamente os projetos que nós temos). Acho que o minimalismo ajuda a não ter alguns tipos de briga, mas piora outros... a briga pra NÂO comprar alguma coisa que eu julgo ser desnecessária tem acontecido mais... O jeito é ter bom humor e tentar chegar num meio termo. Fora isso, as coisas vão bem!

    ResponderExcluir
  3. Admiro mto isso em vcs! Eu sempre digo que as pessoas deveriam pensar em mais do que "frio na barriga" na hora de escolher alguém pra se relacionar. Namorar/casar com alguém parecido facilita tanto a vida! Mais: facilita a realização dos sonhos.

    ResponderExcluir