segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Fechamentos de fim de ano

Final do ano é uma boa época para fechamento de ciclos e abertura de outros. Claro que é uma data arbitrária, e a gente pode fazer isso em qualquer momento que quiser, ou até mesmo em nenhum. Mas acredito que o fim do ano contábil, a parada para as festas e todo do clima fazem com que seja uma boa ideia para:

1. Resolver coisas pendentes
Aquele conserto do carro ou de um eletrônico que estou enrolando para fazer, aquele dinheiro parado na conta que preciso investir, aquele livro que peguei emprestado e ainda não devolvi. Tudo isso estou buscando fazer para começar 2014 livre de pendências.

2. Check-up médico
Vou ao oftalmologista, ao dentista, ao gastro e ao ginecologista. Este ano, já tinha ido em vários desses, pois precisei ao longo do ano. Mas aproveito o fim para ir nos que estão pendentes. Acho importante ir nesses todos acima uma vez por ano, ao menos.

3.  Doações
Aproveitando as várias campanhas, faço uma geral mais pesada no armário. Faço um esforço para doar coisas mesmo que eu as esteja usando. Sempre tem uma peça ou outra, um objeto ou outro, que eu posso viver sem e outra pessoa pode precisar muito.

4. Fechamento e análise financeira
Como eu controlo diariamente os meus gastos e as minhas receitas, fazer esse fechamento e análise é simples. Gero uma planilha, faço umas comparações, vejo o que foi e o que pode melhorar para o próximo ano. Compartilhei parte das minhas análises de 2012 aqui.


A partir dessas análises, faço um planejamento por alto e alguns ajustes para o próximo ano.

3 comentários:

  1. Oi Fernanda! Eu comecei meu desapego. Ontem tirei muitas peças do guarda-roupa e muitos acessórios que não utilizava (acho que foi pelo menos 50%...). É tão bom, né!
    Feliz Natal e ano novo pra ti!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Letícia! Que legal que você começou. É muito bom mesmo. A gente se sente leve e livre, não é?
      Feliz ano novo para você também :)

      Excluir
  2. Hehe... Fazer aos pouquinhos é bem melhor, não é? Mas às vezes é importante dar uma intensificada para não acabarmos caindo no comodismo.
    Feliz ano novo, Thais :)

    ResponderExcluir