segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Como conciliar o minimalismo com as múltiplas "moradias"

O comentário da Thais alguns posts atrás me fez lembrar de uma questão que volta e meia me deixa pensativa, que é: como lidar com os objetos que a gente precisa levar para os diferentes lugares em que "moramos". Coloco entre aspas porque nem sempre é onde moramos mesmo, mas lugares como o trabalho, no qual passamos mais tempo do que na nossa casa ou apartamento durante a semana, ou uma casa de campo ou do namorado etc.

A grande questão é que a gente tem que escolher entre as seguintes opções: ficar carregando um tanto de coisas de lá para cá ou comprar duplicatas de cada coisa para facilitar a logística.

Por motivos práticos, eu tenho kits repetidos de limpeza dental (escova, creme e fio dental): um em casa, outro no trabalho e mais um na casa do namorado. Fiz essa escolha por três motivos: 1) ficar carregando de um lado para outro é um saco, ocupa espaço e pesa a bolsa (ou mochila), 2) antes de adotar essa solução, eu esquecia de levar às vezes e ficar sem escovar dentes um dia que seja é horrível, 3) como são bens não duráveis, no final das contas o gasto vai ser o mesmo.

O ponto é que essa vida nossa atual cheia de correrias exige algumas adaptações como essa. Eu tenho, por exemplo, um kit para emergências no porta mala do carro: tênis, meia, blusa e casaco. Vou te contar que já foi útil muitas vezes. Tenho ainda, na casa do namorado, algumas roupas e um chinelo. As roupas, o notebook e outros itens mais caros e duráveis, eu carrego, não tem jeito. 

Apesar de a anti-consumista em mim relutar um tanto quanto a isso, a vida fica muito mais fácil. É tudo uma questão de equilíbrio.

3 comentários:

  1. Na casa do namorado sempre deixo alguns itens de higiene, um chinelo e meu remédio da tireóide, pq sempre esqueço! Rs... Acho uma boa deixar esses Kits nos lugares que vamos pois nos poupa o stress de esquecer!

    ResponderExcluir
  2. Sim! Você :)

    Eu também acho um saco isso. Eu tenho que ficar prevendo situações, carregando minhas coisas de jogar tênis, o notebook, roupas de frio ou de calor.

    Concordo demais com tudo que você escreveu. E fico feliz que você não vai ficar incomunicável :)

    ResponderExcluir