terça-feira, 12 de novembro de 2013

As vantagens e as desvantagens da internet

Neste final de semana, o sinal caiu e eu fiquei sem internet. Foi uma experiência interessante. Acho que não ter me programado para isso fez com que eu percebesse melhor os efeitos da sua falta. Isso me levou a perceber duas coisas. A primeira delas é que a internet não é necessariamente esse vilão tomador de tempo que às vezes a gente pinta. 

Vou confessar que tem horas que a quantidade enorme de informações me sufoca e gera uma certa ansiedade, como se eu tivesse a obrigação de ler tudo, de saber de tudo que está acontecendo, das polêmicas e das últimas notícias. Acho que não sou a única. Em outros momentos ainda, a gente se perde em bobagens, lendo coisas engraçadinhas, vendo fotos dos outros etc. e tal.

Por outro lado, a internet tem sido minha maior fonte de informação. Não assisto ou leio mais jornais e revistas. O principal motivo é que todos são muito enviesados. A internet me permite acessar conteúdo de pessoas e veículos diferentes, com pontos de vistas diversos, e assim posso ir formando minha própria opinião.

A internet abrange muita coisa, para o bem e para o mal. Acredito que é mais uma questão de saber usar.

Nesse sentido, percebi também que o apelo da internet não me impede de fazer atividades fora dela. Durante o fim de semana, fiz as mesmas coisas que sempre faço: jogar tênis, ver filme, sair para comer, conversar, ler... Eu devo ter lido um pouco mais e visto mais TV do que quando tenho internet, mas isso nem é necessariamente bom.

A segunda coisa que eu percebi vai ficar para um próximo post, que este já está grandão, mas já adianto que é como nossos hábitos mais diversos estão ficando cada vez mais ligados à internet. 

6 comentários:

  1. Nossa me senti lendo algo meu haha sou igual a você!!!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Fernanda,
    Vc tem toda razão, é só saber usar.. O QUE É RARO! Conheço uma pá de gente que fica no *little bird* full time escrevendo "boa noite, gente", "agora vou tomar banho, pessoal", " vou à padaria, mas já volto"...Geez! Mas, para quem sabe usar, wow! Esses dias me peguei pensando como era mesmo a humanidade antes do google...alguém ainda lembra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe... Pois é... Eu sou da época em que a gente tinha que ir fazer pesquisa na biblioteca pública. Como que a gente descobria as coisas, né? Como conseguia informação? Internet é muito útil, mas é preciso esse cuidado com o uso mesmo.
      :)

      Excluir
    2. Também sou da época da enciclopédia Barsa. hahahahah

      Excluir
  3. Hehehe... Eu também não sei ainda, mas estou aprendendo. :)

    ResponderExcluir