sábado, 6 de outubro de 2012

Corrida, um esporte minimalista

Sempre adorei praticar esportes. Desde criança. Atualmente, eu pratico tênis e corrida. Tênis é muito divertido, mas é um dos esportes mais complicados de se praticar, porque exige muita técnica, equipamentos caro, uma quadra, pelo menos um oponente... Já a corrida é uma coisa linda de esporte minimalista.


Ia escrever sobre isso, mas lembrei que já escrevi em um blog que eu tentei criar e que acabei largando duas vezes. Vou aproveitar o texto de lá então, que escrevi em fevereiro de 2010. Lá vai:


Há alguns anos, para melhorar meu desempenho na capoeira, comecei a praticar corrida. Eu adoro correr. Acho o esporte mais democrático e acessível de todos. Você não precisa pagar um lugar, nem um professor. Pode ir sozinho ou acompanhado, a hora que quiser, onde quiser. Olha que liberdade...

Qualquer um pode correr. É só colocar seu tênis (ou não... nem o tênis é pré-requisito) e ir pra rua correr. Simples, não?

Mas aí o negócio virou moda. E logo logo encontraram um jeito de ganhar dinheiro com corrida. Então, os ricos foram aderindo e, de repente, para correr "é preciso" ter um tênis de 500 reais, um monitor cardíaco de outros 500 reais (fundamental, dizem), frequentar cardiologista e nutricionista do esporte, participar de todas as corridas da Adidas, da Nike e de qualquer outra marca que resolva fazer corridas (e são muitas, viu? virou dinheiro fácil) por módicos 70 reais em média. Isso fora o ipod, o acessório para pregá-lo no braço, as garrafinhas de água, os shorts e as blusas de materiais carérrimos, os géis repositores de não sei o quê.

Ah... E tem o personal runner. Quer coisa mais ridícula? Alguém pra te ensinar a correr? Como assim te ensinar a correr? A gente aprende isso lá com 2 anos de idade, não?

Bom... De repente, todo mundo da classe média (e um pouco acima) corre. E todo mundo entra fácil no esquema. Eu resisti, viu? Quase comprei o monitor cardíaco, mas cheguei à conclusão que eu consigo sentir se meu batimento está acelerado demais ou de menos. Meu coração está dentro de mim. Eu sinto ele batendo. Não preciso do aparelho para isto, certo? Então continuo no meu esporte democrático e econômico.



PS: Com relação ao que eu pensava em 2010, eu só acho que o personal runner pode ser útil se a pessoa quiser treinar pra disputar maratonas. Poderia ser útil pra alguém com alguma dificuldade física, mas nesse caso acho melhor procurar um fisioterapeuta. E, para que qualquer pessoa não se machuque, é fundamental não exagerar, começar aos pouquinhos, prestar atenção no próprio corpo... Bom... Acho que isso merece outro post. :)

10 comentários:

  1. é bem isso mesmo.

    Eu não gosto de corrida, mas meu irmão é meio viciado nisso e dai é cheio de coisas.

    Pra mim, vendo aqueles maratonistas campeões que começaram a correr até descalços, seria um esporte que não demanda quase nenhum custo, mas muito pelo contrário...

    Acho que esporte que não demande custos não tem nenhum... rs

    Eu gosto de jogar tênis também, e minha raquete não é daquelas que custam muitos reais, mas sei que muita gente por uma grama é capaz de cobrar uma raquete que custe 600 a mais que uma comum, enfim, vai da pessoa mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Adriana. Eu não gasto nada com corrida. Zero. Na verdade, eu tenho um tênis Mizuno de 200 reais. Mais do que isso, eu não pago. E é o mesmo há dois anos.
      Eu corro na Lagoa da Pampulha, não uso nem monitor cardíaco, nem tocador de música. Lá na lago eu vejo gente correndo com todos os apetrechos e gente sem nenhum. Varia bastante. Eu não participo de corridas pagas. Já fui em duas, mas acho bobagem. E vou com roupas velhas. Blusas de algodão de alcinha que ficaram velhas pra sair. Calça antiga de capoeira pros dias frios e short de corrida de 30 reais pros dias quentes.

      Tênis é muito legal. Eu faço aula no clube da universidade onde estudei, onde é mais barato. Minha primeira raquete comprei em uma promoção por 200 reais (e vendi por 150). Minha segunda custa 600 aqui no Brasil, mas eu comprei por 80 euros na última viagem, acredita?

      Mas esporte vai da pessoa mesmo.

      :)

      Excluir
    2. Fernanda,

      tu tens razão quanto à dar para praticar a corrida de uma forma bem barata, mas a maioria não faz isso, gasta mais inclusive que se fosse praticar outro esporte.

      O monitor cardíaco sempre achei uma bobagem também, mas vai falar isso para as pessoas que gostam deles que nós ouviremos bastante...rs, há quem diga que é o primeiro item, depois o tênis.

      Eu corria obrigada no colégio, depois que pude escolher não correr mais, assim o fiz..rs, acho que foi ano passado que tive uma onda de geração saúde que corri uma dessas corridas planejadas, no caso aquela era grátis e ganhava a camiseta por isso achei que não teria nada a perder. Mas foram os 5km mais longos da minha vida!!! Não dá, pra mim existem outros esportes melhores.. mas eu te apoio em correres sem frescuras!! Parabéns, também estou nem aí pra roupa que pratico atividade esportiva... me preocupo mais até com as roupas de dormir, prefiro que essas tenham mais qualidade que aquelas, mas vai de cada um né..

      Bah o preço das coisas no brasil dá um desânimo né, vi uma bicicleta DOBRÁVEL por 170 euros, imagina a vontade de abandonar a mala e só vir com ela? aqui custa muitíssimo mais!!! Acho que até voltaria a gostar de bicicleta pois poderia por no porta-malas e levar para andar na praia!

      Excluir
  2. Meu sonho é correr! Eu as vezes tenho pesadelos onde preciso correr muito e não consigo, é desesperador!
    Mas sempre que eu tento eu sinto uma dificuldade cardio-respiratória enorme! Quando eu fazia academia meu instrutor dizia: em uma semana melhora e você vai tar correndo pra caramba! Mas nunca melhorou :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que começar aos pouquinhos, Tati. Eu sugiro que você comece caminhando pra ir pegando o ritmo, fortalecendo a capacidade respiratória e as pernas. Mas é caminhar rápido, e não passear. Hehe...
      Sempre que eu fico um tempo sem correr, eu volto caminhando até que eu me sinta bem correndo. Aí vou aumentando o tanto corrido aos pouquinhos. Do contrário, acho que a gente corre o risco de machucar ou ter problema de saúde.
      Tenta, vai :)

      Excluir
  3. Bom, sobre o monitor, existem versões de 100 reais (compradas aqui mesmo no Brasil, viu), que atendem perfeitamente a necessidade básica de controlar o batimento cardíaco (esses de 500 reais são os que tem uma série de fru-frus que são opcionais mesmo, só para quem já se dedica seriamente ao esporte).

    Eles têm sua importância no exercício físico, a qual eu descobri recentemente. Toda pessoa tem suas faixas de frequência cardíaca ideais para praticar um exercício. Se você deseja perder peso, deve se concentrar num determinado intervalo de bmp que é o ideal de exercícios aeróbicos. Existem intervalos mais altos que são para treinar seu "arranque" (ou "tiro"), mas que se trabalhados por muito tempo, vão propiciar a perda de músculos e produção de ácido lático (ou seja, o peso perdido não é de gordura, o que é ruim para quem tem como foco emagrecer).

    Sem contar que existe gente (como eu) que tem uma frequência cardíaca já elevada (em parte por estar fora de forma) e que precisa controlar isso durante o exercício para não passar mal (eu suava frio, tinha dor de cabeça, tremedeira e por isso nunca aumentava minha carga de exercícios por medo de um piripaque). O monitor é uma ferramenta útil, mas não é essencial (exceto em casos como o meu).

    Acho até que dá para começar a correr sem um. A medida que a corrida for se tornando algo sério, em que você comece a buscar performance e uma otimização de resultados, talvez se torne interessante passar a controlar os batimentos. Eu sou suspeita para falar, pois gosto muito de informação, de controlar dados e, por isso, o monitor tem sido uma ferramenta muito útil (além de calcular as calorias gastas no exercício ;P faço até uma tabelinha diária com os registros das minhas atividades! É bom poder ver com números a sua evolução, pois quanto mais você se exercita, sua frequência vai diminiuindo e aí você tem que aumentar sua carga de exercícios)

    Outra coisa interessante é fazer um teste de ergoespirometria com um médico do esporte. Nesse teste, ele vai analisar se você tem algum risco de enfarte ou outras doenças de coração, mas também vai te dizer quais as faixas em que vc deve trabalhar para perder peso ou para ganhar performance. Isso porque cada pessoa é única e tem suas condições físicas diferentes (o meu pai, por exemplo, tem uma frequência cardiáca máxima de uma pessoa 15 anos mais nova), não adianta utilizar essas tabelinhas padronizadas pela idade (elas quebram um galho, mas é melhor precisão né?).

    SObre o tênis, não precisa comprar um caro, mas é bom procurar um que seja especial para corridas (por 300 reais você compra um), pois não é interessante ganhar uma lesão por causa de um tênis inadequado para o esporte que você pratica (porque aí tem o lado ruim do gasto com fisioterapia depois né? e ficar de molho por um tempo).

    Acho que o importante é você começar de forma simples e minimalista mesmo, mas acho que o investimento imprescindível é num tênis de corrida (não no melhor, mas um apropriado para a atividade). Depois, com o tempo, se não for só fogo de palha, você pode ir se presenteando com esses "mimos" a medida que for alcançando metas ou que for sentindo que a corrida não está lhe dando o efeito desejado (como comprar um monitor). Se puder também ir no médico fazer o teste de esforço físico (ergoespirometria, mas pode ser teste ergométrico simples, só que ele não vai te dizer os dados dos limiares de batimento cardiáco, só se você está apto ao exercício). Muitos planos cobrem (até mesmo a unimed).

    O importante é você ir sentido o que se torna necessário para você ou não à medida em que você evolui. Conheço gente que só investiu num bom tênis e na avaliação médica, corre há 10 anos e não tem a menor necessidade de monitor e outros gadgets :) Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inspirada pelo seu comentário, acabei fazendo um novo post. Hehe..

      Eu concordo totalmente que médicos e tecnologias estão aí pra ajudar a gente. E não acho errado a gente se aproveitar disso não, de forma alguma. Só acho que a gente não pode atrelar as coisas, sabe? Como se não fosse possível correr sem nada disso...

      Vejo muita gente então que faz o contrário, que compra as coisas todas achando que só por tê-las vai magicamente passar a correr. Mas não adianta, é preciso ter vontade e disciplina. Isso sim é fundamental. Os acessórios ajudam.

      Mas médico é importante mesmo, não só pra correr mas pra vida mesmo.

      Obrigada e abração ;)

      Excluir
  4. Querida, leio o Minimalizo já a algum tempo (na verdade, desde antes de ele sumir, rs) e hoje resolvi comentar para dizer que, motivada pelo seu post eu decidi voltar a praticar corrida!
    Tem um parque perto de casa, mais ou menos 1,5 km. Dá para ir a pé ou pegar uma condução e chegar em 5 min.
    Eu andava procurando academia... Cheguei a fazer 1 mes (e só paguei plano mensal) e para dizer a verdade, não rolou. Já paguei academia feminina por um ano, e frequentei muito pouco também. Para mim, o que rola mesmo é correr e praticar ioga (que pratiquei 3 meses no ano passado e pretendo retomar).
    Enfim, querida Fernanda. Vou voltar a correr. E vou registrar isso no meu blogue: www.sammyinsampa.zip. net.
    Um abraço, Samanta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Espero que você curta!

      Pode ser uma boa você ir a pé pra já ir aquecendo os músculos. Eu faço assim. Aí já chego lá pronta pra correr.

      Olha... Tem gente que adora academia, mas eu particularmente não gosto. Acho o ambiente meio opressor, as músicas que ficam tocando chatas, fica todo mundo te observando. Mas acho que eu vou acabar optando por uma na época da chuva, porque aí não dá pra correr na rua e nem jogar tênis.

      Eu tenho muita vontade de fazer ioga pra lidar com minha ansiedade, sabe? E também porque adoro ter flexibilidade. Eu tinha muita por causa da capoeira, mas desde que meu grupo acabou e eu fui passando dos 30, ela só foi diminuindo. Só que todo lugar onde vi ioga, achei caro. O mesmo acontece com pilates. Sempre caro...

      Vou conferir seu blog e vamos trocando figurinhas sobre corrida. Acho divertidíssimo e motivador conversar sobre o assunto :)

      Abração!

      Excluir
  5. Fernanda, Yoga eu pratiquei no SESC, que eh bem mais em conta.
    Quanto a academia, agora tem o GYM Pass, que sao diarias flexiveis de academia, para aqueles alunos turistas, como eu.
    Amanha vou ao parque que citei e quem sabe ja consigo publicar no blogue. Tambem estou empolgada com as ciclofaixas aqui de Sampa! Quem sabe me animo e adquiro uma bike?
    Um abraco!

    ResponderExcluir